Meu AdoroCinema
  • Meus amigos
  • Meus cinemas
  • Notas Express
  • Minha coleção
  • Minha conta
  • Promoções
  • Desconectar
Festival de Cannes 2019: Os pontos positivos e negativos da 72ª edição
Por Bruno Carmelo — 25/05/2019 às 08:00
facebook Tweet

Um festival entre a tradição e a modernidade.

Arthur Mola/Invision/AP

A 72º edição do Festival de Cannes despertou reações mistas quando anunciou a lista de filmes selecionados. Para alguns, a inclusão de vários nomes consagrados (Almodóvar, Malick, Dardenne, Loach, Tarantino, Bellocchio, Desplechin) constituía a prova de uma competição forte. Para outros, este era o sinal de que o festival não se abria à renovação.

Terminada a exibição dos 21 filmes em competição, e de todas as mostras paralelas, é possível fazer uma breve avaliação às vésperas do anúncio dos vencedores. Foi muito bom perceber alguns cineastas famosos se lançarem em registros sensivelmente diferentes daqueles em que os conhecemos - Pedro Almodóvar se mostrou mais contido com Dor e Glória, Ken Loach apostou num caminho mais incisivo e fatalista com Sorry We Missed You, Terrence Malick investou numa estrutura mais linear para a biografia A Hidden Life

No entanto, como se pode esperar em todos os anos, alguns dos veteranos decepcionaram. Quentin Tarantino ofereceu um filme fraco para os seus padrões, com Era uma Vez... em Hollywood, e Arnaud Desplechin trouxe um dos títulos menos interessantes da mostra competitiva com Oh, Mercy!, registro edulcorado da atividade policial em bairros perigosos.

Dor e Glória, de Pedro Almodóvar

Mas nenhuma presença foi mais contestada que a de Abdellatif Kechiche com Mektoub My Love: Intermezzo, uma coleção de 3h30 de belas mulheres rebolando numa festa enquanto a câmera filma seus corpos. Cannes precisa se decidir: ou abraça um discurso progressista, com a organização das palestras Women in Motion, ou inclui uma obra fetichista na busca pela Palma de Ouro.

Além disso, de pouco importa o diretor artístico Thierry Frémaux ressaltar sua atenção ao cinema feito por mulheres se seleciona tão poucas obras de diretoras no festival. Em 2019, foram apenas quatro filmes dirigidos por cineastas mulheres, contra dezessete filmes de cineastas homens. Atlantique, de Mati DiopLittle Joe, de Jessica HausnerSibyl, de Justine Triet e Portrait of a Lady on Fire, de Céline Sciamma fizeram bonito dentro da seleção - muitos jornalistas inclusive apostam neste último para os prêmios principais.

No entanto, outros títulos poderiam ser incluídos. A mostra Um Certo Olhar, a segunda mais importante de Cannes, continha nada menos que sete diretoras mulheres, enquanto obras aclamadas da Quinzena dos Realizadores e da Semana da Crítica também poderiam ter chamado a atenção de Frémaux e sua equipe. Neste sentido, o Festival de Berlim sai na frente, chegando muito mais perto de uma paridade e se abrindo a cinematografias do mundo inteiro.

Portrait of a Lady on Fire, de Céline Sciamma

A propósito dos cinemas periféricos, a 72ª edição de Cannes demonstrou pouca disposição em olhar para fora da Europa e dos Estados Unidos: o brasileiro Bacurau foi o único representante da América do Sul na busca pela Palma de Ouro, enquanto o franco-senegalês Atlantique representou todo o continente africano e o franco-palestino It Must Be Heaven foi o único selecionado do Oriente Médio. China, Coreia do Sul e Japão costumam aparecer em grande número, mas este ano tiveram apenas ParasiteThe Wild Goose Lake na competição.

Fora da mostra competitiva, o cinema brasileiro teve ótima participação: Bacurau recebeu muitos aplausos e despertou alguns dos debates mais calorosos do ano; o belíssimo A Vida Invisível de Eurídice Gusmão venceu o prêmio principal da mostra Um Certo Olhar, Sem Seu Sangue apresentou o mundo a abordagem bastante pessoal da jovem Alice Furtado, e Indianara levou a vida de uma ativista transexual às telas francesas. O Traidor, coprodução com a Itália, dividiu opiniões, mas serviu para comprovar o potencial da indústria brasileira através de parcerias internacionais.

No que diz respeito à temática, o ano foi particularmente bem servido em comédias (Os Mortos Não Morrem, It Must Be Heaven, Parasite, Frankie, Era uma Vez... em Hollywood), histórias sobre o próprio cinema (Dor e Glória, Sibyl, Era uma Vez... em Hollywood, Matthias e Maxime, It Must Be Heaven) e histórias de zumbis (Os Mortos Não Morrem, Atlantique, Little Joe, Sem Seu Sangue). Poucos filmes atacaram a política contemporânea com a mesma ferocidade de BacurauLes Misérables - de modo geral, os títulos selecionados privilegiaram abordagens lúdicas.

Parasite, de Bong Joon-ho

Enquanto se fala muito em diretores, esta foi uma edição surpreendente em termos de trabalhos de montagem. Alguns filmes se esticaram em longas durações para provocar experiências perturbadoras e romper com expectativas (Mektoub My Love: Intermezzo, Era uma Vez... em Hollywood), outros fragmentaram a narrativa para situar o espectador numa posição ativa, precisando juntar as peças (The Whistlers, Sibyl, Atlantique, Matthias e Maxime) e alguns privilegiaram o ritmo frenético acima de tudo (Parasite, Les Misérables, For Sama). A seleção apresentou um painel variado de formas de conceber o ritmo e o agenciamento de imagens. 

Por fim, o Festival de Cannes 2019 ostentou belos discursos sobre a percepção das transformações mundiais (de representatividade, de linguagem cinematográfica), no entanto este cuidado ainda precisa ser visto de modo mais profundo nos filmes selecionados. É através das obras escolhidas que o evento demonstra a sua visão do mundo, ditando tendências e fazendo novas apostas artísticas. Cannes tem apresentado obras de qualidade notável, porém ainda precisa se abrir muito mais às produções arriscadas dos quatro cantos do mundo.



Leia as nossas críticas

A Hidden Life 
A Vida Invisível de Eurídice Gusmão 
Atlantique
Bacurau
Deerskin
Dogs Don't Wear Pants 
Dor e Glória
Era uma Vez... Em Hollywood
Family Romance, LLC
For Sama
Frankie
It Must Be Heaven
La Cordillera de los Sueños 
Les Misérables
Litigante
Little Joe
Matthias & Maxime
Mektoub My Love: Intermezzo
Oh Mercy!
O que Arde
O Traidor
Os Mortos Não Morrem
Papicha
Parasite
Port Authority
Portrait of a Lady on Fire
Rocketman
Sem Seu Sangue
Sibyl
Sorry We Missed You
The Lighthouse
The Unknown Saint
The Whistlers
The Wild Goose Lake
Wounds
Young Ahmed

facebook Tweet
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Turma da Mônica - Laços Trailer
Divino Amor Trailer
Pets - A Vida Secreta dos Bichos 2 Trailer (5) Dublado
Annabelle 3: De Volta para Casa Trailer Legendado
O Olho e a Faca Trailer
O Rei Leão Teaser Legendado
Todos os últimos trailers
Notícias de cinema Festivais e premiações
San Diego Comic-Con 2019: Fox também não terá painel na convenção
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
quarta-feira, 26 de junho de 2019
In-Edit Brasil 2019: Confira a lista de vencedores do Festival Internacional do Documentário Musical
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
terça-feira, 25 de junho de 2019
Festival de Veneza 2019: Diretora argentina Lucrecia Martel será presidente do júri
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
segunda-feira, 24 de junho de 2019
Festival de Veneza 2019: Diretora argentina Lucrecia Martel será presidente do júri
Teen Choice Awards 2019: Vingadores, Aladdin e Riverdale dominam primeira lista de indicados
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
quarta-feira, 19 de junho de 2019
Teen Choice Awards 2019: Vingadores, Aladdin e Riverdale dominam primeira lista de indicados
Últimas notícias de cinema Festivais e premiações
Melhores filmes em cartaz
Vingadores: Ultimato
Vingadores: Ultimato
4,7
Diretor: Joe Russo, Anthony Russo
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo
Trailer
Aladdin
Aladdin
4,4
Diretor: Guy Ritchie
Elenco: Will Smith, Mena Massoud, Naomi Scott
Trailer
John Wick 3 - Parabellum
John Wick 3 - Parabellum
4,4
Diretor: Chad Stahelski
Elenco: Keanu Reeves, Halle Berry, Laurence Fishburne
Trailer
Toy Story 4
4,3
Diretor: Josh Cooley
Trailer
Rocketman
4,1
Diretor: Dexter Fletcher
Elenco: Taron Egerton, Jamie Bell, Richard Madden
Trailer
Juntos para Sempre
3,9
Diretor: Gail Mancuso
Elenco: Dennis Quaid, Kathryn Prescott, Henry Lau
Trailer
Todos os melhores filmes em cartaz
Back to Top