Parasita
    Bom
    Parasita

A gente do andar de baixo

por Bruno Carmelo

Este filme se abre com a imagem de uma pilha de meias secando perto da janela estreita da casa de Ki-Taek. Ele mora num “andar intermediário”, espécie de porão cuja vista dá para uma lixeira onde um morador de rua costuma urinar. Os quatro membros da família estão constantemente sujos, transitando entre cômodos apertados enquanto buscam alguma rede gratuita de WiFi nas vizinhanças. A descrição desta família é comicamente grotesca, assim como será grotesca a descrição burguesa da família Park. Estes últimos habitam a casa espaçosa criada por um arquiteto famoso, onde os quatro membros se espalham pelos quartos e se entediam com toda a tecnologia e objetos à disposição. Os dois núcleos constituem opostos idênticos (pai, mãe, filha e filho), como o reflexo de um espelho.

O diretor Bong Joon-ho parte para uma visão assumidamente caricatural das classes sociais, cuja estratificação é representada pela estrutura literal das casas – vide o sobrado dos ricos, o meio-andar dos pobres e um porão, nível ainda mais precário que desempenhará um papel importante na trama. Enquanto a riqueza dos Park os torna ingênuos e ignorantes (sem curiosidade pelo mundo ao redor devido ao comodismo de suas posses), a pobreza dos protagonistas motiva a malandragem, a habilidade de criar de todas as artimanhas possíveis para ascenderem socialmente. Não demora até que as famílias se encontrem e os desempregados consigam se infiltrar na casa rica, um a um, ganhando a confiança dos novos patrões. A noção de parasitismo sugerida pelo título funciona à perfeição para descrever o conflito central.

A primeira metade da narrativa constitui uma deliciosa farsa cômica. Os planos bolados por pai (Song Kang-ho), mãe (Chang Hyae-jin), filha (Park So-dam) e filho (Choi Woo-sik) são tão simples quanto hilários, funcionando unicamente graças à inocência dos Park. O diretor não se priva de criar cenas realmente exageradas, apostando no humor físico e nos golpes do destino que contribuem ao êxito da missão. O espectador precisa manifestar alto grau de indulgência para acreditar em algumas das reviravoltas, assim como em determinados elementos de suspense introduzidos ao longo do caminho. Joon-ho está muito mais interessado no valor simbólico das ações e personagens do que na verossimilhança da trama, que se converte numa fábula alegórica de formigas e cigarras, raposas e galinhas.

Felizmente, à medida que o suspense se instaura, Parasite toma a precaução de expandir o escopo social e visitar outras famílias em situação tão precária quanto aquela dos protagonistas. Este é o momento de revelar as diferentes maneiras de lidar com as dificuldades, para que o parasitismo de Ki-Taek e seus familiares não seja visto como a única saída possível. A cena de inundação se revela particularmente eficaz para afetar os andares de baixo enquanto preserva os andares de cima. Esteticamente, o projeto demonstra a elegância pragmática do diretor, que jamais sacrifica a compreensão em nome da beleza. O cineasta faz prova de excelente domínio de tons, dirigindo o escracho, o drama comovente e o suspense sombrio de modos distintos, porém orgânicos e permeáveis entre si.

Por fim, não surpreende que a narrativa se encaminhe à tragédia. O roteiro enxerga na violência o único desfecho possível para o choque entre a pobreza extrema e a riqueza ostentatória, entre a educação hipócrita do patrão (que até gosta dos empregados, apesar de terem “cheiro de metrô”) e a agressividade represada dos funcionários. O filme constrói uma bomba-relógio, acentuando as diferenças e as injustiças sociais até vê-las explodirem num clímax sangrento. Deste modo, representa de modo alegórico a luta de classes, as ideias de posse e de apropriação na era contemporânea. É louvável que o texto dedique um espaço privilegiado para os telefones celulares, as “varandas gourmet”, os quartinhos dos fundos – tantos elementos representativos dos tempos em que vivemos.

Quando o filho se encontra diante de um grave problema, tenta se colocar no lugar do amigo rico: “O que Min faria nessa situação?”, pergunta. A irmã (a excelente Park So-dam, plena de sarcasmo) responde: “Min nunca se encontraria nessa situação”. Talvez este seja o melhor resumo do discurso tragicômico, segundo o qual a mobilidade social é uma ilusão, e os sonhos hollywoodianos de conciliação afetiva entre ricos e pobres merecem ser ridicularizados. Para que uma família ocupe a casa dos Park, símbolo máximo do sucesso, é preciso que outra se retire, nem que seja pela força. Para ascender ao topo da pirâmide, o único caminho é a guerra.

Filme visto no 72º Festival Internacional de Cinema de Cannes, em maio de 2019.

• marcelo manganelli
      E chega a ser engraçado ver os lambe-botas de americano espumando nos comentários, porque são acostumados aos enlatados, mostrando a limitação intelectual e cultural deles. Quase chorando porque o filminho de anti-heroi psicopata não ganhou. Ai DC não ganhou, Marvel não ganhou. Destilam falso moralismo e tentam pagar de entendidos de cinema, mas não são capazes de interpretar nem histórias de desenho animado kkkkkkkkkk. Eu gostei do filme.
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      O filme na forma é tosco e bizarro!!! Pode se fazer crítica social com uma boa história, com algo que chegue a realidade de vida das pessoas. Este filme no seu contexto grotesco, nada expressa!!! Aliás, incrível um país tão evoluído como a Coreia do Sul conseguir fazer um cinema tão horroroso e de tão péssima qualidade!!! Acho q um diretor autista, com quociente intelectual de uma barata conseguiria fazer algo melhor!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      Meu amigo ninguém é pobre porque alguém é rico!!! E a pobreza não é fruto da riqueza!!! Pobreza tem haver com mercados, com baixa produtividade de um país, baixa qualidade e baixa formação das pessoas em um país! Tem haver com mercados! Sociedades com baixo nível de renda e baixo consumo, baixo nível de empregabilidade, e baixo nível de produção só podem produzir pobreza e mais pobreza!! Ademais filhos; mais nascem em camadas pobres e assim só vão dimensionando a pobreza!!! Os ricos!! Bem o Brasil tem 00000,05 % de pessoas verdadeiramente ricas. O dinheiro desta gente vai resolver o problema de 190 milhões de pobres!! Digamos eu ganho 10000 por mês e tenho vinte filhos!!! A divisão de renda vai resultar em quê!!! Ninguém resolve pobreza dando esmolas!!! Ou distribuindo migalhas!!! A questão de fundo é totalmente outra, coisa q estes idiotas de esquerda não conseguem entender!!! Para estes imbecis só existe pobre porque alguém é rico!!! A estupidez abissal desta gente é algo surreal!!! Vão ser retardados na PQP!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      Aliás, comparar ¨ O CORINGA¨, com este filme - um lixo de filme, é de dar muita risada!!! O filme dá é para rir muito de tão ruim!!! Eu vendo esta droga só consegui imaginar a que nível chega a estupidez humana!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      O mais incrível é um filmaço como ¨O Coringa¨, perder para esta droga!!! Algo absolutamente surreal e absurdo!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      RUIM DEMAIS!!! PÉSSIMO FILME!!! E PREMIAM ESTA MERDA!!! FILME GROTESCO DE TÃO RUIM!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      Sou de direita - e acho Bolsonaro, um incompetente, um despreparado, um idiota sem preparo algum!!! E sem projeto algum para o país!! Aliás, como os últimos 20 governos brasileiros!!! Inclusive o governo do maldito e nefasto PT q apenas destruiu a economia já falida do país e sem nada fazer por nada ou por ninguém!!! E concordo com o comentário, não adianta ter uma leitura deplorável e imbecil da realidade social, coisa deste filme medíocre -sem apontar solução alguma para nada!! Estes idiotas de esquerda q nada fazem das suas vidas - muitos sequer trabalham - não possuem solução para nada - apenas xingam e ofendem os bem sucedidos - coisa de medíocre retardado e fracassado. Agora este filme não é medíocre - é uma merda mesmo de tão descerebrado!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      Luiz você é simplesmente um idiota!!! Um destes retardados pseudos intelectuais de esquerda, um fracassado medíocre que acha q o mal do mundo são as pessoas q trabalham e q obtém sucesso por fruto do seu esforço!!! Este filme é UMA MERDA TOTAL!!! Filme sem pé nem cabeça, sem conteúdo nenhum - patético e ridículo de tão bizarro, fruto da cabeça doentia de algum boiola de esquerda!!! Mérito existe sim, meu amigo!!! Sucesso é fruto de mérito!!! E se algumas sociedades ou alguns indivíduos são bem sucedidos fruto do mérito!!! Mérito de trabalho, de esforço, coisa q vagabundo de esquerda não quer!!! Quer viver de mesada do papai ou do governo!!! Vai te catar, meu amigo!!! Resuma se a sua mediocridade mental!! Este filme é um lixo!!! Nem uma criança de 5 anos conseguiria elaborar uma merda de filme como esse!!! Filme estúpido na sua imensa imbecilidade doentia!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      O pior FILME DE TODOS OS TEMPOS!!! A academia premiar este lixo de filme, apenas um sinal claro da total decadência de hollywood!! Politicagem nojenta e rasteira!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      Concordo plenamente!!! Decisão horrorosa da academia - ao premiar esta BOMBA DE FILME!!! FILME HORROROSO, sem conteúdo algum e sem mensagem alguma!! Apenas choca pela bizarrice de tão ruim!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      O FILME É UMA MERDA MEU AMIGO!!! E só sendo portador de patologia mental ou consumidor de droga pesada para ver algum conteúdo neste filme bizarro e doentio!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      Filme LIXO!!! O PIOR FILME que vi na vida!!! E ficam estes idiotas posando de pseudos intelectuais analisando esta porcaria!! Filme bizarro, tóxico, medonho na sua leitura doentia e patológica da sociedade!! Nada passa de bom e apenas demonstra que o diretor, alguma bichona socialista cheia de merdas na cabeça, é o retrato patético do nível DA idiotice humana!!! Idiotas existem em todas as esquinas!!! Basta ver o esforço de alguns querendo justificar com leituras absurdas de forte ressentimento social, os ricos tem que ser assassinados porque são ricos, esta tremenda porcaria de filme!!! A pobreza mental de alguns, esquerdistas acéfalos, é a única justificação da premiação deste filme - aliás, uma merda de filme!! Apenas um tópico !!! Sociedades prósperas só são construídas com muito trabalho, empreendedorismo, formação e educação de um povo A própria sociedade coreana é resultado disso!! A crítica deste filme absurda por retratar a própria sociedade coreana de forma distópica e desumana!! Nem no Brasil, sociedade extremamente desigual, desumanizada pela péssima gestão de péssimos governos por décadas, caberia crítica social tão absurda e tão longe da realidade!!! Filme RUIM DEMAIS!!! MERDA DE FILME!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      Bolha social existe pela mediocridade de pessoas sem preparo e pela política de certos governos que nada estão interessados na promoção pessoal e social das pessoas. A sociedade q se foda!!! Esta a política de governo do Brasil e de tantos países. A crítica social deste filme, patética e ridícula!!! Coisa própria de um diretor maluco e totalmente insano!!! o filme é uma merda de cabo a rabo!!! Sem roteiro algum, com situações bizarras expostas na tela para apenas chocar as pessoas!!! A academia premiar esta merda só coisa de boiola esquerdista!!! Filme lixo total!! Um filme doentio, tóxico, filmado dentro de algum hospício!!! No caso o hospício da cabeça deste diretor!!! MERDA DE FILME!!! E A ACADEMIA PREMIAR esta porcaria uma demonstração clara da mediocridade do cinema atual. Uma tristeza e uma vergonha!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      Meu amigo caia na real!!! Filme tosco, pobre, caricato e ridículo na abordagem social da sociedade humana! Cheio de chavões absurdos e ridículos, ainda mais tratando se da sociedade coreana que é muito mais igualitária que a maioria das sociedades do planeta!!! O filme chega a ser bizarro de tão ruim!!! Mal filmado, com atores horríveis, sem proposta de nada, medonho e tóxico na ignorância social!! Só um diretor sequelado para fazer uma droga dessas!!! Péssimo filme!!! Até eu como diretor saberia construir uma história com crítica social, mas com humanismo e com um pé na realidade!!! Este filme é de uma escrotidão absurda pela sua bizarrice, pois ofende o mínimo da inteligência social das pessoas. Só muito idiota para ver algum sentido na dramaturgia patética e doente deste filme!! Troço horroroso e lamentável!!! Triste até!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      Concordo totalmente - Fernando Garcia!!! Uma visão totalmente deturpada e maldita da sociedade que só poderia ser criada por um diretor portador de patologia mental!!! A academia premiar uma bomba dessas!!! Sinceramente!! Um filme tóxico e doentio que só pode ter algum sentido na cabeça destes lesados esquerdistas que acham q a solução social é matar o outro q teve mais capacidade ou produtividade q você!!! O pior filme q eu vi na vida!!! E acho que um diretor de cinco anos de idade conseguiria fazer uma crítica social de forma mais relevante, compreensível e humana!!! Como a sociedade coreana chegou aonde chegou e consegue fazer uma merda dessas!!! Acho q nem um diretor do Burundi teria uma concepção tão imbecil e tão doente da sociedade humana!!! Merda de filme total!!! E ainda premiaram esta merda!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      Filme absolutamente grotesco, estúpido, imbecil e desumano!!! Um troço asqueroso e tóxico e que só pode ter algum sentido na cabeça destes esquerdistas doentes, tão imbecilizados e idiotizados quanto este filme!!! A academia com certeza só tem gente deste nível para premiar um BOMBA dessas!!! Com certeza o pior filme já produzido e endeusado - tipo ¨Laranja Mecânica¨ que tinha uma crítica social doente e totalmente acéfala! O filme é absolutamente grotesco de tão ruim!!! Acho que o diretor tivesse cinco anos de idade, e um pouco de humanidade- coisa não muito própria de chineses, coreanos e afins - conseguiria fazer um filme com uma crítica social mais realista e mais sensível aos corações humanos!! Filme porcaria ao extremo e que só gente degenerada e doente para gostar de uma merda dessas!!! Algo totalmente lamentável!!! Aliás, a sociedade humana de hoje reflete a mesma estupidez da inquisição espanhola e da estupidez humana do nazismo, algo absolutamente lamentável! Querer desumanizar o outro a partir de conceitos e pré conceitos econômicos e sociais!! Lixo de filme!!!
    • Paulo Roberto da Silva Alves
      Um tal de Guilherme expressou aqui uma crítica contumaz a crítica de Edson Reis!!! Tudo bem, ele confundiu sul coreanos com chineses!! Agora dizer que foi besteira a crítica do nosso amigo Edson!!! Acho que só alguém que sofra das faculdades mentais ou seja forte consumidor de alguma droga alucinógena para dizer que existe alguma coisa de roteiro, de racionalidade, de texto, de história, de interpretação ou de crítica social em um filme que é um verdadeiro, aí sim Guilherme , BESTEIROL!!!! O diretor desta porcaria deveria ser internado em algum hospício, e ainda mais os lesados que premiaram esta droga!!! Impossível chamar um troço deste nível de filme! Absolutamente imbecil e descerebrado - esta coisa - não é um filme; deveria ser caracterizado como o filme que explicita nada de coisa alguma em lugar nenhum!!! Proposta do filme Guilherme!!!??? É o mesmo que dizer que barata voadora tem a proposta de ser borboleta! Só coreano para fazer um negócio destes - absolutamente chocante! O filme CHOCA de tão ruim!!!
    • SARH
      O filme é coreano, não chinês. Essa expressividade mais sutil nas feições dos personagens é bem caracteristica de produções cinematográficas da Coreia do Sul.Cuidado para não confundir chineses, japoneses, coreanos, tailandeses, etc. Esse tipo de coisa é considerada desrespeitosa no universo asiático, por causa das disputas entre os países questões historicas e tudo mais.
    • Marco Andre De Lima
      Filme muito ruim !! não sei o que a academia viu nesse filme !! tema bom para um roteiro bom tb !! mal interpretado e fraco sem emoção nenhuma !! critica social fraca e sem expressão !! Um tema desse podia ser bem melhor explorado !! Com certeza a critica social e de bullying de coringa foi bem melhor colocada !Por falar em filmes estrangeiros A vida é Bela de ‎Roberto Benigni foi um clássico de um filme Não Holliwoodiano.
    • Marco Andre De Lima
      Filme muito ruim !! não sei o que a academia viu nesse filme !! tema bom para um roteiro bom tb !! mal interpretado e fraco sem emoção nenhuma !! critica social fraca e sem expressão !! Um tema desse podia ser bem melhor explorado !!Com certeza a critica social e de bullying de coringa foi bem melhor colocada !!