Minha conta
    Festival de Veneza: Quais são os destaques da seleção de 2021?
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    A tradicional mostra italiana inclui filmes com Timothée Chalamet, Kristen Stewart, Anya-Taylor Joy e Olivia Colman.

    Começa hoje a 78ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que, ao lado do Festival de Toronto, constitui um dos principais termômetros do Oscar. A mostra cinematográfica, que acontece até o dia 11 de setembro, promete movimentar o Lido com uma seleção de filmes muito aguardados pela crítica e, claro, pelo público. Ao todo, 21 longas participam da disputa pelo Leão de Ouro – entre os quais estão novas produções de Denis Villeneuve, Pedro Almodóvar, Paolo Sorrentino, Maggie Gyllenhaal e outros cineastas renomados.

    Premiações do cinema e da TV 2022: veja as datas do Emmy, Oscar e outras cerimônias

    Este ano, 59 países terão suas obras exibidas no evento. O júri, presidido por Bong Joon-ho (de Parasita), conta com três homens e quatro mulheres. As juradas femininas incluem nomes de peso como a diretora Chloé Zhao (de Nomadland, vencedor do Leão de Ouro em 2020) e a atriz Cynthia Erivo (de Harriet).

    Quer saber mais sobre o prêmio italiano? Vem que o AdoroCinema te mostra os destaques da programação.

    MADRES PARALELAS

    Do premiado diretor espanhol Almodóvar, Madres Paralelas abre o Festival de Veneza nesta quarta-feira, figurando na lista oficial de competidores. Protagonizado por Penélope Cruz, uma das musas do cineasta, o longa narra a história de duas mulheres solteiras, Janis (Cruz) e Ana (Milena Smit), que dão à luz no mesmo dia e no mesmo hospital. A primeira, de meia idade, teve a gravidez planejada e já se sente preparada para ser mãe. A segunda, adolescente, engravidou por acidente e tem medo do que está por vir. A partir de suas diferentes experiências, elas criam um forte laço em torno da maternidade. O elenco ainda é formado por Aitana Sánchez-Gijón, Julieta Serrano e Rossy De Palma – as duas últimas já tendo atuado em obras anteriores de Almodóvar.

    Mães Paralelas
    Mães Paralelas
    Data de lançamento 3 de fevereiro de 2021 | 2h 03min
    Criador(es): Pedro Almodóvar
    Com Penélope Cruz, Milena Smit, Israel Elejalde
    Usuários
    4,0
    Assistir em streaming

    SPENCER

    Escrito por Steven Knight (de Peaky Blinders) e dirigido por Pablo Larraín (de Jackie), Spencer é estrelado por Kristen Stewart e aborda a separação de Lady Di e do Príncipe Charles (Jack Farthing), revelando uma nova e ousada faceta da atriz que ficou conhecida pela saga Crepúsculo. A trama se passa no Natal de 1991 – mais especificamente em um período de três dias –, quando a "princesa do povo" decide abandonar o destino que a transformaria em rainha. Uma das maiores promessas deste ano, o filme faz sua estreia mundial em Veneza e compete na mostra principal.

    Spencer
    Spencer
    Data de lançamento 27 de janeiro de 2022 | 1h 57min
    Criador(es): Pablo Larraín
    Com Kristen Stewart, Timothy Spall, Jack Nielen
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Max

    DUNA

    Dirigido por Villeneuve, Duna também será lançado oficialmente no Lido, mas não participa da disputa pelo Leão de Ouro. Baseado no romance homônimo de Frank Herbert, o longa acompanha Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem muito talentoso que é levado ao planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e de seu povo. À medida que forças maléficas iniciam um conflito pela melange – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade –, somente aqueles que podem domar seu medo sobreviverão. O elenco estelar ainda inclui Zendaya, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Charlotte Rampling, Jason Momoa e Javier Bardem.

    Duna
    Duna
    Data de lançamento 21 de outubro de 2021 | 2h 36min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    THE POWER OF THE DOG

    Detentora de uma Palma de Ouro por seu filme O Piano – e a primeira mulher a conquistar o prêmio em Cannes –, a diretora Jane Campion volta à ativa 12 anos depois de lançar Brilho de uma Paixão. Dessa vez, ela disputa o Leão de Ouro com The Power of Dog, um faroeste ambientado no estado americano de Montana. Original Netflix, o longa segue os irmãos Phil (Benedict Cumberbatch) e George Burbank (Jesse Plemons), que, na década de 20, comandam a maior fazenda da região. Quando o gentil George se casa secretamente com a melancólica viúva Rose (Kirsten Dunst), o invejoso Phil faz de tudo para atrapalhá-los. A produção chega ao serviço de streaming em 1º de dezembro.

    Ataque dos Cães
    Ataque dos Cães
    Data de lançamento 1 de dezembro de 2021 | 2h 08min
    Criador(es): Jane Campion
    Com Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming

    THE LAST DUEL

    Exibido fora da competição, The Last Duel é o novo projeto de Ridley Scott e gira em torno de Marguerite de Carrouges (Jodie Comer), uma mulher que, na França do século 14, torna público o fato de ter sido abusada pelo melhor amigo de seu marido. Assim inicia-se o duelo entre o cavaleiro Jean de Carrouges (Matt Damon) e o escudeiro acusado por sua esposa, Jacques Le Gris (Adam Driver). Eles só não imaginavam que aquela luta até a morte entraria para a história como a última legalmente sancionada no país. Baseado em fatos reais, o roteiro foi escrito por Damon, Nicole Holofcener e Ben Affleckeste último também atua no filme.

    O Último Duelo
    O Último Duelo
    Data de lançamento 14 de outubro de 2021 | 2h 33min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Matt Damon, Adam Driver, Jodie Comer
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Star +

    NOITE PASSADA EM SOHO

    Com direção de Edgar Wright, Noite Passada em Soho acompanha Eloise (Thomasin Mckenzie), uma jovem apaixonada por design de moda que consegue, misteriosamente, se transportar para a década de 60. Nesse movimento, ela encontra Sandy (Anya Taylor-Joy), uma estranhamente bela aspirante a cantora por quem Eloise fica fascinada. Mas nem tudo é o que parece na Londres do passado, ainda mais quando o tempo começa a desmoronar, levando a consequências sombrias. Descrito como um terror psicológico, o filme também será apresentado fora da competição.

    Noite Passada em Soho
    Noite Passada em Soho
    Data de lançamento 18 de novembro de 2021 | 1h 57min
    Criador(es): Edgar Wright
    Com Thomasin McKenzie, Anya Taylor-Joy, Matt Smith (XI)
    Usuários
    3,7
    Assistir em streaming

    A FILHA PERDIDA

    A 78ª edição do Festival de Veneza marca a estreia da atriz Maggie Gyllenhaal como diretora e roteirista. Seu filme A Filha Perdida é uma releitura do livro "Uma Mulher na Escuridão", escrito por Elena Ferrante, e disputa oficialmente o Leão de Ouro. Estrelada pela vencedora do Oscar Olivia Colman, a trama segue Leda, uma mãe que passa as férias de verão na praia e que fica obcecada por outra mulher e sua filha. Ao observar as duas, ela se recorda do tempo em que suas próprias filhas, agora adultas, eram pequenas, embarcando em uma meditação profunda e dolorosa sobre a maternidade. O elenco também conta com Dakota Johnson, Paul Mescal, Oliver Jackson-Cohen e Peter Sarsgaard.

    A MÃO DE DEUS

    A Mão de Deus, dirigido por Sorrentino (A Grande Beleza), é uma das cinco produções italianas em disputa pelo Leão de Ouro. Original Netflix, o drama se volta para um adolescente estranho (Filippo Scotti) que experimenta alegria, desgosto e, finalmente, libertação na Nápoles dos anos 80. Em uma obra fortemente pessoal e autobiográfica, Sorrentino revive sua própria juventude em sua cidade-natal, bem como suas grandes paixões (cinema e futebol). O título do filme deixa isso bem claro ao tomar emprestada uma fala de Maradona durante a Copa do Mundo de 1986. Ao marcar seu gol histórico contra a Inglaterra, o jogador argentino declarou: "Eu o fiz um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus."

    A Mão de Deus
    A Mão de Deus
    Data de lançamento 2 de dezembro de 2021 | 2h 14min
    Criador(es): Paolo Sorrentino
    Com Filippo Scotti, Toni Servillo, Teresa Saponangelo
    Usuários
    3,2
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top