Minha conta
    Premiações do cinema e da TV 2022: veja as datas do Emmy, Oscar e outras cerimônias

    Premiações mas importantes do cinema e da televisão em 2022 já têm data: confira o calendário.

    As principais premiações do cinema e da televisão já têm data para acontecer em 2022. Com um calendário ainda bastante afetado pela pandemia do coronavírus, muitas das cerimônias foram adiadas, incluindo o Oscar, que também alterou o período de elegibilidade para os filmes candidatos. Enquanto isso, o Globo de Ouro foi cancelado da temporada do ano que vem. Veja quais foram as premiações anunciadas até agora. 

    Emmy 2021: quando será

    A edição de 2021 do Emmy vai ao ar em 19 de setembro. Os votantes têm até 28 de junho para votar e os indicados serão anunciados no dia 13 de julho. Os principais vencedores do Emmy 2020, que foi ao ar em setembro do ano passado, incluem as séries Schitt’s CreekWatchmen Succession.

    Festival de Cannes 2021 

    A premiação, que geralmente vai ao ar em março, foi adiada para o segundo semestre e acontecerá entre 6 e 17 de julho de 2021. Neste ano, o diretor Spike Lee vai liderar o júri e entre alguns dos principais candidatos está a nova comédia de Wes Anderson, A Crônica Francesa, e o musical Annette, estrelado por Adam Driver e Marion Cottilard

    A premiação receberá ainda a produção brasileira Marinheiro das Montanhas, de Karim Ainouz, e, segundo a Variety, Velozes & Furiosos 9 será o blockbuster do ano exibido no Festival.

    Mais premiações 2021

    • Festival Internacional de Cinema de Veneza: 1 a 11 de setembro
    • Festival de cinema de Telluride: 2 a 6 de setembro
    • Festival Internacional de Cinema de Toronto: 9 a 18 de setembro
    • VMA (MTV Video Music Awards): 12 de setembro
    • Festival de Cinema de Nova York: 24 de setembro a 10 de outubro

    Critics Choice Awards 2022: quando será

    Searchlight Pictures

    As listas de indicados à edição de 2022 do Critics Choice Awards serão anunciadas em 1 de dezembro de 2021 (televisão) e 6 de dezembro de 2021 (filmes). A cerimônia da premiação vai ao ar em 9 de janeiro de 2022. Na edição deste ano, Nomadland levou os principais prêmios, junto com The Crown e Ted Lasso, que foram os maiores destaque da TV.

    Oscar 2022: quando será

    Marcada inicialmente para o final de fevereiro e adiada por conta da pandemia, a cerimônia do Oscar 2022 acontecerá em 27 de março, enquanto a lista de indicados será anunciada em 8 de fevereiro. Com isso, o período de elegibilidade dos candidatos às estatuetas também muda: apenas títulos lançados entre 1º de março e 31 de dezembro de 2021 podem concorrer. 

    Oscar: Academia anuncia novas regras para aumentar a representatividade nas produções

    Mais premiações de 2022

    • BAFTA (British Academy Film Awards): 13 de fevereiro
    • Film Independent Spirit Awards ceremony: 13 de fevereiro

    Globo de Ouro 2022 foi cancelado?

    Netflix

    Após uma série de polêmicas envolvendo a premiação, a  NBC decidiu cancelar a cerimônia do Globo de Ouro de 2022. A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, grupo responsável pelas votações, recebeu duras críticas tanto pela presença de títulos controversos, como Emily em Paris, série criticada pela forma como representou a cultura francesa, quanto pela falta de diversidade não só entre os indicados, mas dentro da própria Associação, que não tem nenhuma pessoa negra entre seus quase 90 membros, o que poderia explicar a ausência de produções aclamadas pelo público e lideradas por pessoas negras, como a minissérie I May Destroy You, ou ainda os filmes Uma Noite em Miami e A Voz Suprema do Blues

    Com isso, empresas e artistas iniciaram um forte movimento de pressão, que culminou com a declaração da NBC comunicando o cancelamento do prêmio até que a Associação fosse reestruturada. Por enquanto, nenhuma previsão de nova data foi anunciada. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top