Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    O Som do Silêncio no Oscar 2021: Curiosidades que você precisa saber antes de assistir ao filme
    Por Nathalia Jesus — 9 de abr. de 2021 às 14:40

    Estrelado por Riz Ahmed, Olivia Cooke e Paul Raci, o filme foi indicado a seis categorias na maior premiação de cinema do mundo e está no Amazon Prime Video.

    O Som do Silêncio esteve em peso na lista de indicados ao Oscar 2021, sendo nomeado nas categorias de Melhor Filme, Som, Montagem, Roteiro Original e Melhor Ator e Coadjuvante, para Riz Ahmed e Paul Raci, respectivamente. Disponível no catálogo da Amazon Prime Video, o longa-metragem acompanha a história de Ruben, um baterista apaixonado por música que perde 80% da audição e precisa se adaptar com sua nova realidade em um mundo sem som.

    Oscar 2021: O que significa a diversidade de indicados neste ano?

    Darius Marder dirige e assina o roteiro do filme, enquanto o elenco principal é formado por Ahmed, Raci, Olivia CookeMathieu Amalric e Domenico Toledo. Para te deixar por dentro das principais histórias dos bastidores, o AdoroCinema preparou uma lista com algumas curiosidades importantes que vão acrescentar uma melhor percepção em sua experiência ao assistir O Som do Silêncio.

    O Som do Silêncio
    O Som do Silêncio
    Criador(es): Darius Marder
    Com Riz Ahmed, Olivia Cooke, Lauren Ridloff, Mathieu Amalric, Paul Raci


    Paul Raci tem envolvimento com a comunidade surda

    Embora Paul Raci — que interpreta Joe, fundador da clínica de reabilitação — não seja realmente surdo, seus pais eram. Por este motivo, ele se tornou uma figura de grande influência na comunidade surda dos Estados Unidos, como CODA (Filhos de Adultos Surdos, em tradução livre) e, também, como integrante da banda Hands of Doom, que realiza performances em linguagem de sinais.

    Entrando no personagem

    Durante as cenas em que Ruben está tentando lidar com a perda auditiva, Riz Ahmed usou bloqueadores de audição para que ele escutasse apenas ruídos e entrasse em seu personagem de maneira mais fiel. Em entrevista ao USA Today, o ator revelou que só conseguia ouvir a própria voz. Ao longo das gravações do filme, ele interrompeu o uso de bloqueadores e mergulhou de vez na cultura surda, comunicando-se com o diretor e o elenco exclusivamente por meio da linguagem de sinais.

    Protagonista de O Som do Silêncio, do Prime Video, conheça os principais papéis de Riz Ahmed

    Aprendizados adquiridos para viver Ruben

    Riz Ahmed, que fez história em sua nomeação na categoria de Melhor Ator, passou seis meses aprendendo a tocar bateria para interpretar o personagem Ruben — e que performance incrível, hein? Além disso, ele aprendeu, de fato, a se comunicar por linguagem de sinais, e ainda afirmou que deseja que O Som do Silêncio inspire mais pessoas a se educarem sobre a linguagem inclusiva.

    Filme merecedor da categoria de Melhor Som?

    Os cineastas fizeram um enorme esforço para preparar um design de som meticulosamente pensado para que o espectador vivenciasse as dificuldades de perder a audição, a capacidade de encontrar alegria na vida apesar da perda auditiva, assim como a realidade dos implantes cocleares.

    Atores cotados como protagonistas

    Dakota Johnson e Matthias Schoenaerts aderiram ao projeto em 2016, pois queriam co-estrelar outro filme após Um Mergulho No Passado, lançado em 2015. No entanto, conflitos de agenda impediram os dois atores de estrelar o filme e eles foram substituídos por Olivia Cooke e Riz Ahmed em 2018.

    Contratação de atores surdos

    Uma numerosa quantidade do elenco de O Som do Silêncio é composta por atores que são, de fato, surdos. No centro de reabilitação comandado por Joe, a maioria das pessoas presentes em cena são surdas de verdade.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top