Minha conta
    Oscar 2021: Como funcionam as principais categorias da premiação mais importante do cinema?

    Explicamos o que os votantes do Oscar levam em conta na hora de premiar filmes como La La Land, Pantera Negra e outros sucessos.

    Enquanto a cerimônia do Oscar 2021 (marcada para 25 de abril) não acontece, o AdoroCinema está em clima de aquecimento para a maior premiação de Hollywood. Por isso, nada melhor do que entender quais são os critérios e quem vota nas 24 categorias que indicam e premiam personalidades e produções.

    Oscar 2021: O que significa a diversidade de indicados neste ano?

    Apesar de ter algumas categorias consideradas "principais" (Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção e Melhor Roteiro), o processo de escolha e votação é o mesmo para cada um dos quesitos avaliados.

    Outro ponto importante da votação do Oscar é que, apesar de a Academia contar com milhares de votantes (são cerca de 9 mil!), existe uma separação em grupos para que cada artista ou profissional do cinema vote nas categorias que mais entende. Por isso, atores votam nas categorias de atuação, diretores na categoria de direção e por aí vai. Contudo, na categoria de Melhor Filme todos os votantes estão aptos a darem suas opiniões.

    Oscar 2021: Onde assistir a cada um dos indicados desse ano?

    Entenda melhor o que se leva em conta em cada categoria do Oscar:

    MELHOR FILME

    Como falamos, a principal categoria da noite recebe votos de absolutamente todos os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. De atores a profissionais de som, todos escolhem seu filme favorito.

    Esta é a única categoria que funciona da seguinte forma: cada votante ordena os filmes de acordo com sua preferência. Por isso, essa medida é chamada de "voto preferencial". Se algum filme conquistar a preferência de mais de 50% dos votantes, ele já está apto para ser o vencedor. Caso isso não aconteça, o processo eliminatório dos filmes "menos queridos" começa a acontecer até o sistema chegar a um consenso.

    A intenção é a de premiar o conjunto da obra: força da narrativa, a mensagem da produção, o trabalho dos atores e, obviamente, a direção também.

    Ao contrário do que se pode pensar, a estatueta de Melhor Filme não cai nas mãos do diretor, mas sim do produtor ou produtores do longa-metragem. 

    MELHOR ATOR E MELHOR ATRIZ (PRINCIPAL E COADJUVANTE)

    As categorias de atuação separam os papéis principais de um filme dos papéis secundários. Porém, o processo de escolha é o mesmo. O mais complexo é definir quem é protagonista e quem é coadjuvante -- há alguns filmes que possuem coadjuvantes mais chamativos do que o próprio protagonista, como é o caso do Coringa de Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas.

    Nessas categorias, apenas atores e atrizes votam em seus colegas.

    MELHOR DIREÇÃO

    Em mais uma categoria que filtra seus votantes, apenas cineastas membros da Academia escolhem seus trabalhos de direção favoritos no ano. A análise individual do trabalho de direção é uma tarefa árdua, e somente aqueles profissionais que trabalham por trás das câmeras sabem o quão importante é analisar tão detalhamente esta função.

    Ao longo dos últimos 90 anos, o diretor vencedor do Oscar também vence a categoria de Melhor Filme, mas isso deixou de ser uma "obrigação" dos votantes há um tempo. Nos últimos anos, observamos uma maior variedade de vencedores nestas duas categorias. Exemplo: Moonlight vencendo em Melhor Filme e Damien Chazelle vencendo pela direção de La La Land.

    Aquecimento Oscar 2021: Confira os discursos mais memoráveis de vencedores da premiação

    MELHOR MONTAGEM

    Outra categoria que sempre surpreende o público, pois a votação é feita por aqueles que trabalham na sala de edição após toda a filmagem ser feita. No ano de 2017, quem ganhou o prêmio foi Até o Último Homem, filme de guerra dirigido por Mel Gibson; isso contrariou as apostas, já que tanto Moonlight e La La Land estavam indicados também.

    A categoria prioriza o trabalho de montagem de todas as cenas de um filme, levando bem em conta a fluidez da história e a conexão das cenas na narrativa como um todo.

    MELHOR ROTEIRO (ORIGINAL E ADAPTADO)

    Quem mais seria apto a votar em uma das categorias mais importantes para a criação de um filme se não os roteiristas? São eles os responsáveis por nos fazer acompanhar histórias incríveis na telona.

    A categoria de Roteiro Original premia projetos autorais, que não foram baseados em outro produto externo. Já a de Roteiro Adaptado é aquela que engloba produções baseadas em peças de teatro, livros, quadrinhos, jogos ou até mesmo filmes antigos.

    O roteiro mais bem estruturado em questão de início, meio e fim, que apresenta uma história coerente e da maneira mais agradável, é geralmente quem recebe a honraria da Academia.

    MELHOR SOM (EDIÇÃO E MIXAGEM)

    Duas das categorias mais técnicas do cinema. A mixagem é o trabalho que equilibra da melhor forma as falas, os sons eternos de ambientes e a trilha-sonora. Além disso, é a etapa em que sons que não foram captados no set são incluídos.

    Já a edição de som se refere à captação do áudio de um filme, que é feito pela equipe no set. É o trabalho feito presencialmente com a intenção de captar e equalizar todos os sons (diálogos e ações dos personagens).

    MELHOR FIGURINO E MAQUIAGEM

    Para essas categorias, não há nada mais importante do que toda a atenção do mundo no momento em que as cenas de um filme são rodadas. Por isso, os profissionais de figurino e maquiagem estão o tempo todo no set, a fim de observarem os detalhes em cena.

    A transformação feita em personagens, se limitar-se ao que eles vestem, é muito observada pelos votantes. Por isso, obras como Star TrekO Curioso Caso de Benjamin ButtonO Labirinto do Fauno receberam estatuetas de Maquiagem pelo cuidado em criar figuras míticas ou envelhecê-las de forma convincente, sem se apoiar somente aos efeitos de computador.

    Já em Figurino, os votantes têm uma "queda" por filmes de época. Adoráveis Mulheres, Trama FantasmaO Grande GatsbyAnna Karenina foram alguns dos vencedores mais recentes do Oscar, mas também houve espaço para que filmes mais modernos (como Pantera Negra) ganhassem tal reconhecimento. O mais importante nesta categoria são os detalhes nas roupas e a sensação de que o filme realmente tenha sido feito em outra época -- ou que a obra tenha a capacidade de criar tendências sem iguais caso se passe em um cenário distópico.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top