Minha conta
    Oscar 2021: Saiba quem são os brasileiros que votam na premiação

    De Kleber Mendonça Filho a Petra Costa e Alice Braga, muitos brasileiros tiveram a honra de receber um convite especial da Academia!

    Se você é do tipo de pessoa que adora acompanhar as maiores premiações do mundo do cinema, certamente já está segurando a empolgação para a 93ª edição do Oscar, que acontecerá no dia 25 de abril

    Nossas apostas dos filmes indicados para o Oscar e a temporada de premiações de 2021

    Mesmo que seja esnobado por alguns e adorado por outros, é impossível negar que o evento possui o alcance necessário para reunir até mesmo aqueles seus amigos que não costumam acompanhar filmes tanto assim. Afinal, a famosa estatueta é hoje considerada o prêmio mais cobiçado pela maior parte dos profissionais da indústria cinematográfica. 

    Como você talvez saiba, os grandes vencedores da noite são decicidos a partir de uma votação feita pelos próprios membros da Academia, que é constituída por pessoas ligadas ao ramo e que possuam certo prestígio no mercado a ponto de receberem um convite para integrar a "mesa de jurados". Diretores convidados votam na categoria de Melhor Direção, enquanto atores podem votar nas categorias de Melhor Atuação (seja principal ou coadjuvante).

    BAFTA 2021: Nomadland e Chadwick Boseman são indicados ao "Oscar britânico"

    Mas dentre todos estes votantes, você consegue imaginar que existe uma quantidade considerável de profissionais brasileiros? Entre atores, diretores, roteiristas, produtores e músicos, muitos artistas nacionais já receberam a honra de poder estar entre o seleto grupo de pessoas que decide quem subirá no palco para chorar e agradecer.

    Pensando nisso, o AdoroCinema separou uma lista especial mostrando quem são alguns deles. Vem conferir!

    Rodrigo Santoro

    NBC

    Depois de estrelar obras aclamadas aqui no Brasil, como Bicho de Sete Cabeças e Carandiru, o astro começou sua carreira internacional fazendo pequenas participações, como no filme As Panteras e na série Lost. Mas foi só depois de antagonizar 300, de Zack Snyder, que ele se lançou de vez ao estrelato global. Hoje, faz parte do elenco fixo da série Westworld, da HBO

    Kleber Mendonça Filho

    O aclamado diretor dos longas AquariusO Som ao Redor e, é claro, Bacurau (que co-dirigiu ao lado de Juliano Dornelles) é um dos votantes da Academia também. Além disso, Bacurau tem chances de ser indicado a alguma categoria neste Oscar em 2021, pois o filme está elegível! Já pensou?

    Petra Costa

    A diretora de ElenaDemocracia em Vertigem (que foi indicado ao Oscar 2020 na categoria de Melhor Documentário) conquistou bastante atenção do público e da crítica especializada nos últimos anos por seu trabalho autoral e político. Recentemente, Costa anunciou que está realizando um novo documentário chamado Dystopia, em que abordará a quarentena que surgiu devido a COVID-19.

    Carlinhos Brown

    Extra / Divulgação

    Não é muito comum que músicos que não estejam tão envolvidos com o mercado norte-americano sejam convidados para integrar a Academia, mas Carlinhos Brown deixou sua marca quando foi chamado, ainda no ano passado, para ser um votante. O seu convite, no entanto, é tardio, uma vez que ele foi indicado na categoria de Melhor Canção Original, em 2012, pelo filme Rio.

    Anna Muylaert

    365 Filmes / Reprodução

    Considerada uma das diretoras brasileiras de maior prestígio internacional, Muylaert foi responsável por comandar sucessos de público e de bilheteria como Que Horas Ela Volta?, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, e Durval Discos. E não é para menos, afinal, até mesmo Roma, que concorre à Melhor Filme na edição atual, teve algumas semelhanças apontadas pelos críticos com a estética cinematográfica de Anna. Será que o voto dela foi esse? 

    Fernanda Montenegro

    Extra / Reprodução

    Dispensa apresentações! Além de ser a brasileira que mais chegou perto de levar para casa a estatueta de Melhor Atriz — devolve o Oscar, Gwyneth Paltrow! — por seu papel em Central do Brasil, Fernanda é uma das artistas brasileiras de maior prestígio internacional. Ainda em plena atividade, mesmo com seus 91 anos de idade, ela venceu o Emmy Internacional por seu papel em Doce de Mãe há cerca de dois anos. 

    Fernando Meirelles

    O2 Filmes

    Também um nome recorrente no exterior, Meirelles fez um estrondoso sucesso com Cidade de Deus. que lhe rendeu uma indicação de Melhor Direção, em 2004, e não parou desde então. Ele também comandou obras como O Jardineiro Fiel e Ensaio Sobre a Cegueira, além de ter dirigido a abertura das Olimpíadas no Brasil. Dentre seus trabalhos mais recentes, estão a série Pico da Neblina e o filme Dois Papas, que também foi indicado ao Oscar 2020.

    Alice Braga

    Next

    Também envolvida em algumas produções de Meirelles, como os supracitados Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira, a atriz Alice Braga foi convidada em 2018, e esteve com a agenda bem cheia no que se diz respeito a grandes produções. Além de ter estrelado obras como Eu Sou a LendaElysium e Novos Mutantes, ela estará em Eduardo e Mônica, que será lançado nos próximos meses.

    Sônia Braga

    Dailymotion

    Tá no sangue! Tia da atriz Alice Braga, Sônia é um rosto muito conhecido pelos brasileiros, afinal, esteve em clássicos como Dona Flor e Seus Dois Maridos e Gabriela. Ela foi para Cannes com a equipe do filme Aquarius, que foi ovacionado na Croisette em 2019. Seu filme O Beijo da Mulher Aranha também foi ao Oscar, no ano de 1986, quando acumulou 4 indicações, tendo vencido na categoria de Melhor Ator (William Hurt).

    José Padilha

    Portal Tech / Reprodução

    Diretor da recente série O Mecanismo, com Selton Mello, Padilha viu sua carreira explodir de vez quando comandou Tropa de Elite, estrondoso sucesso no Brasil. Depois de se mudar de vez para os Estados Unidos, ele esteve a cargo da direção de grandes produções, como RoboCop e 7 Dias em Entebbe, além de assinar a produção executivo de Narcos.

    Walter Salles

    Variety

    O sucesso de Central do Brasil não rendeu apenas à Fernanda o status de votante na Academia. O diretor Walter Salles (junto ao diretor de fotografia Walter Carvalho) também recebeu seu convite. Depois do sucesso do filme, ele também dirigiu os aclamados Abril Despedaçado e Diários de Motocicleta. Além de ter recebido um status notável após sua indicação, o que o levou a ser convidado para obras como Paris, Te Amo, por exemplo. 

    Rodrigo Teixeira 

    Rômulo Fialdini

    Um dos produtores mais cobiçados de Hollywood nos últimos anos é o brasileiro Rodrigo Teixeira. E não é para menos, uma vez que ele esteve envolvido em filmes extremamente elogiados pela crítica, como Me Chame Pelo Seu NomeA Bruxa e Frances Ha. Aos 40 anos, Rodrigo já acumula em seu currículo uma quantidade invejável de prêmios, principalmente pelo sucesso de Me Chame Pelo Seu Nome nas premiações internacionais. 

    Carlos Saldanha

    O Globo / Reprodução

    A possibilidade de que você já tenha visto algum filme do diretor e animador Carlos Saldanha é muito grande. Afinal, ele esteve envolvido na produção de A Era do Gelo, Rio, O Touro Ferdinando, Robôs, entre outros sucessos. Atualmente, ele é um dos mais requisitados profissionais quando se trata de recrutar nomes para trabalhar com animação, mas também está fazendo muito sucesso na Netflix com sua série Cidade Invisível!

    Com tantos nomes nacionais participantes da Academia, fica até difícil pra gente destacar todos eles. Felizmente, nossos artistas fazem bonito e, cada vez mais, recebem o merecido prestígio no mercado cinematográfico. Além dos citados aqui, podemos lembrar também de Daniel Rezende, diretor de Bingo e Turma da Mônica: Laços, do diretor de fotografia Lula Carvalho (Tropa de Elite), o montador Affonso Gonçalves (Carol), o ilustrador Rodolfo Damaggio (Homem de Ferro), os diretores Alê Abreu (O Menino e o Mundo) e Bruno Barreto (Última Parada 174), os montadores Pedro Kos (Lixo Extraordinário) e Felipe Lacerda (Central do Brasil), a diretora Helena Solberg (Vida de Menina), a produtora Vânia Catani (O Filme da Minha Vida), o diretor Mauricio Osaki (Quando Tudo Formiga), a montadora Karen Harley (Zama), o documentarista João Moreira Salles (Entreatos), o músico Sérgio Mendes (Rio 2), o diretor de fotografia Adriano Goldman (Pegando Fogo), os compositores Antonio Pinto (A Hospedeira) e Marcelo Zarvos (A Escolha), o supervisor de animação Renato dos Anjos (Zootopia), e a roteirista Vera Blasi (Imperador).

    Ah, e como o voto não precisa ser secreto, conta aí pra gente: em quem você votaria nas categorias do Oscar se fosse da Academia, hein?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top