Minha conta
    Meu Pai: Por que o filme indicado ao Oscar 2021 vai te deixar confuso?

    Estrelado por Anthony Hopkins e Olivia Colman, o premiado drama vai quebrar a sua cabeça!

    Meu Pai está na lista dos filmes indicados ao Oscar 2021 e já está disponível no Brasil, assim como outras produções nomeadas à maior premiação de cinema do mundo. Estrelado por Anthony Hopkins e Olivia Colman, o longa-metragem acompanha um homem idoso que recusa a ajuda da filha à medida em que envelhece. Enquanto tenta entender as mudanças que estão acontecendo ao seu redor, o protagonista começa a duvidar da filha, de si mesmo e até mesmo da realidade. Com tal enredo, Meu Pai tem todo o potencial de deixar os espectadores quebrando a cabeça e o AdoroCinema listou alguns motivos para isso!

    Oscar 2021: O que significa a diversidade de indicados neste ano?

    Imersão na mente do protagonista

    O personagem de Anthony Hopkins, que tem o mesmo nome que o ator, sofre de demência e suas diversas confusões mentais fazem com que o espectador entre em um abismo de desconfiança junto com o protagonista, sem saber exatamente o que é real ou projeção errônea da mente dele. De acordo com o site MinhaVida, “demência é uma condição em que ocorre perda da função cerebral. É um conjunto de sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida da pessoa, levando a problemas cognitivos, de memória, raciocínio e afetando, também, a linguagem, o comportamento e alterando a própria personalidade”.

    Cronologia no enredo de Meu Pai

    Até o fim do primeiro ato de Meu Pai, tudo parece estar em ordem, apesar da difícil personalidade de Anthony. Porém, nos momentos seguintes, a ordem cronológica se torna desafiadora ao repetir diálogos em circunstâncias diferentes da que vimos originalmente, fazendo com que o espectador se questione se perdeu algum ponto importante no filme. Chegamos ao ponto de confundir nomes, rostos e ambientes devido à cronologia embaralhada.

    De acordo com o diretor e roteirista Florian Zeller, esse é definitivamente o ponto-chave de Meu Pai, que usa recursos para nos fazer adentrar no universo conflituoso na mente do protagonista. O cineasta declara: “O que eu queria fazer não era contar a história por fora, mas por dentro, e colocar o público em uma posição ativa, como se estivesse na cabeça do personagem principal. Eu queria que Meu Pai fosse um pouco mais do que uma história, mas como uma experiência, como se fosse você [o espectador] que perdesse o rumo."

    O Som do Silêncio no Oscar 2021: Curiosidades que você precisa saber antes de assistir ao filme

    Florian Zeller ainda explica sobre a preparação dos cenários de Meu Pai, que são fundamentais para gerar uma ilusão na mente de quem assiste: “Sempre em segundo plano, você tem pequenas mudanças, pequenas metamorfoses no conjunto, e você nunca sabe exatamente o que aconteceu, mas algo aconteceu, então você tem a sensação de que está no mesmo lugar, e ainda também em outro lugar. Foi uma forma de fazer o público duvidar de onde estamos, e brincar com a sensação de desorientação.”

    Desconfiança dos personagens

    A princípio, parece que Anthony é a única pessoa a ser ríspida em suas relações interpessoais, enquanto os demais personagens parecem resilientes às constantes dificuldades de lidar com o idoso. No entanto, conforme a trama de Meu Pai se desenvolve, a filha e o marido dela parecem suspeitos, assim como o suposto novo namorado da mulher. Não é possível identificar facilmente quais são os personagens confiáveis e quais possuem intenções ruins e, assim, entramos nos mesmos dilemas enfrentados por Anthony.

    A transmissão do Oscar acontecerá o dia 25 de abril e você pode conferir a cobertura completa do AdoroCinema, tanto aqui no site, como em nossas redes sociais. Teremos uma live especial, com nossos repórteres Amanda Brandão, Ygor Palopoli e Kalel Adolfo comentando tudo o que está acontecendo na premiação ao vivo, a partir das 20h45  — disponível no Youtube, InstagramFacebook e Twitter.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top