Minha conta
    A Bruxa, O Gambito da Rainha e Mad Max: Conheça a carreira de Anya Taylor-Joy

    Revelada aos cinemas em 2014, a atriz de apenas 24 anos já possui um currículo de bastante peso e atualmente estrela a minissérie original Netflix "O Gambito da Rainha".

    No ano de 2015, o diretor Robert Eggers ajudava a inaugurar uma nova onda do terror que seria fortalecida cada vez mais nos anos seguintes ao realizar o excelente A Bruxa. Não foi apenas a produção em si que chamou atenção da indústria cinematográfica, mas a excelente atuação da jovem Anya Taylor Joy — que agora, cinco anos depois, estaria em O Gambito da Rainha, sucesso absoluto da Netflix.

    Mas neste curto espaço de tempo entre o início da ascensão da atriz e sua consolidação no mercado, muitas coisas aconteceram. Foram quase 30 trabalhos entre A Bruxa e O Gambito da Rainha, e muitos outros ainda estão por vir. Para saciar a vontade de muitos espectadores que só conheceram Anya agora (ou até mesmo os que já a conhecem de longa data), separamos uma matéria especial falando sobre sua trajetória e também seus projetos futuros. Vamos começar!

    A BRUXA E O INÍCIO DE TUDO

    Ao contrário do que muitos pensam, Anya Taylor Joy já havia feito uma breve aparição nos cinemas antes de fazer um bem sucedido teste de elenco para A Bruxa e ser lançada de vez na indústria. No ano de 2014 ela conseguiu uma ponta tão curta em Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras que seu nome sequer estava nos créditos finais e sua personagem mal tinha falas.

    Na mesma época, ela conseguiu seu primeiro personagem com nome e créditos, na minissérie de época Endeavour. Anya não sabia na época, mas ela se tornaria uma preferência para estúdios que buscassem fazer obras ambientadas no século passado, opinando que ela teria um rosto identificável com mulheres da época. 

    E foi seguindo um parâmetro parecido que Eggers viu em Anya potencial para segurar a densa personagem Thomasin no terror A Bruxa. O filme foi extremamente elogiado e consequentemente a atriz começou a despertar curiosidade, indo logo depois para A Jornada dos Vikings (seguindo a 'regra' de interpretar personagens em obras de época).

    FRAGMENTADO, E UMA NOVA FASE

    Foram mais alguns trabalhos rápidos em curtas, videoclipes e séries de TV como Atlântida, até que Anya, por vontade própria, resolveu dar um tempo das produções na mesma pegada e resolveu explorar mais outros gêneros. Foi em 2016 que ela conseguiu o papel de Casey Cooke em Fragmentado, sucesso que retomou M. Night Shyamalan aos holofotes de vez. 

    O papel não apenas reforçou o talento da atriz para o thriller, mas também a permitiu brilhar em algo um pouco diferente do habitual, fazendo finalmente uma adolescente comum dos tempos atuais. Ela foi chamada novamente para a continuação, Vidro, agora com muito mais destaque e diversos outros convites surgindo. Entre Fragmentado e Vidro ela esteve na comédia criminal Puro-Sangue e em O Segredo de Marrowbone, também de terror.

    O GAMBITO DA RAINHA E OUTRAS ATUAÇÕES NAS SÉRIES

    Em 2019, ela dublou a animação Playmobil - O Filme, diversificando ainda mais o tipo de obra em seu currículo, e engatou rapidamente uma sequência de séries com boa audiência. Apenas do ano passado até aqui ela esteve em O Cristal Encantado: A Era da ResistênciaPeaky Blinders e agora, mais recentemente, em O Gambito da Rainha, da Netflix.

    Curiosiamente, a minissérie seria antes um filme com direção do ator Heath Ledger, que acabou falecendo, deixando o projeto engavetado. Foi apenas neste ano que ele pôde sair do papel, contando com Anya no papel principal. Uma outra curiosidade interessante é que diversos consultores que jogam xadrez profissionalmente estão envolvidos na produção para aplicar mais veracidade às cenas e a própria Anya passou meses aprendendo com eles.

    OS NOVOS MUTANTES, MAD MAX E OS PROJETOS FUTUROS

    Atualmente você pode conferir Anya em alguns cinemas que estão exibindo Os Novos Mutantes, filme que foi gravado há cerca de 2 anos mas que só agora pôde ser lançado, sofrendo dezenas de alterações nas datas e refilmagens ao longo dos últimos meses. Com um lançamento tímido e polêmico, já não se fala mais a respeito do longa, mas Anya segue firme e forte.

    Com trabalho garantido ainda por um tempo, a atriz já tem 5 projetos confirmados para os anos seguintes, estando dentre eles Last Night in Soho, de Edgar Wright (Baby Driver), The Northman, retomando sua primeira parceria com Robert Eggers, de A Bruxa, e o spin-off de Mad Max focado exclusivamente na Furiosa, que ainda não revelou muitos detalhes de sua produção. Parece que o caminho para Anya é tranquilo como um jogo de xadrez!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top