Minha conta
    Esqueceram de Mim, O Grinch e outros filmes de Natal tão incríveis que você pode ver em qualquer dia do ano

    De Simplesmente Amor até A Felicidade Não se Compra, passando por Duro de Matar: clássicos natalinos podem ser aproveitados o ano todo!

    Quem nunca se aconchegou no sofá para conferir um filme natalino e esquentar seu coração com esse clima mágico? O fim de ano tem uma vibe especial e isso fica refletido nos longas ambientados nesse período - e nas séries de TV também! Porem, engana-se aquele que acredita como essas produções só podem ser vistas nos meses de novembro e dezembro.

    Muito antes da Netflix vir com seu próprio universo cinematográfico natalino, o cinema já nos proporcionava todos os tipos de filmes comemorando as boas festas; sejam clássicos, romances modernos, ou comédias para curtir com toda a família. De qualquer forma, alguns deles são tão bons que você pode conferir em qualquer época do ano. Afinal, filme bom não tem data de validade, não é mesmo? 

    Quiz: Qual filme de Natal mais combina com você?

    Nesse clima, o AdoroCinema reúne 25 filmes de Natal que você pode conferir ao longo do ano, trazendo um pouco dessa magia para qualquer dia do cotidiano:

    ESQUECERAM DE MIM

    Esse é um dos maiores clássicos do cinema infantil! Envolvente, simpático e extremamente divertido, Esqueceram de Mim ajudou a transformar Macaulay Culkin em um astro do cinema. Na história, Kevin (Culkin) é deixado para trás pela família durante as férias de natal. Sozinho, ele aproveita a casa enorme, mas sua rotina acaba abalada com o aparecimento de dois ladrões pelas redondezas.

    Dois anos depois do primeiro filme, foi lançado Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York. A ideia era a mesma, mas a presença da "Grande Maçã" dá um novo gás a história. Outras continuações de Esqueceram de Mim foram realizadas, mas o clima natalino se perdeu com a saída de Macaulay e do diretor Chris Columbus. Mas você sabia que vem um remake, feito pela Disney, por aí?

    5 crianças marcantes do cinema

    SIMPLESMENTE AMOR

    Uma das melhores e mais sensíveis comédias românticas dos últimos anos, Simplesmente Amor conta com uma série de histórias, todas ligadas pelo espírito natalino. É difícil não se envolver com a trama do garotinho apaixonado ou não se divertir com o veterano roqueiro que lançou um novo hit depois de vários anos.

    O diretor Richard Curtis convocou uma verdadeira seleção de astros para o longa: Hugh Grant, Liam Neeson, Colin Firth, Laura Linney, Emma Thompson, Alan Rickman, Bill Nighy, Billy Bob Thornton, Keira KnightleyMartin Freeman e o brasileiro Rodrigo Santoro. A trilha traz a impecável "Christmas Is All Around" na voz de Bill Nighy, mas também será fácil se emocionar ao som de "All You Need Is Love", "Here With Me" e "All I Want For Christmas Is You".

    A FELICIDADE NÃO SE COMPRA

    Indicado a cinco prêmios Oscar, A Felicidade Não Se Compra conta a triste história de um homem que tem uma vida difícil e decide se jogar de uma ponte na época do Natal. Ele, no entanto, recebe a visita de um Anjo e passa a repensar sua escolha. Dirigido pelo lendário Frank Capra, o filme conta com atuações marcantes de James StewartDonna Reed e Thomas Mitchell. Trata-se de uma obra para se ver e rever. Ao final, será difícil não ficar com "Auld Lang Syne" na cabeça.

    Tirando o Mofo: Por que A Felicidade Não Se Compra é o filme de Natal perfeito

    O NATAL DO CHARLIE BROWN

    O Natal do Charlie Brown é uma exceção nessa lista de filmes natalinos. Foi exibido pela primeira vez na televisão norte-americana e possui apenas 25 minutos. Ainda assim, está presente na matéria por sua importância histórica. Foi a primeira aparição de Charlie Brown, Snoopy, Linus e cia nas telinhas, após anos brilhando como tiras de jornais. E não só isso, representa como poucos o espírito do Natal.

    Na trama, Brown está incomodado com o fato de que as pessoas ligam mais para o lado mercadológico do Natal do que para os sentimentos e significados por trás da data. O especial conquistou um Emmy em 1966 e foi exibido constantemente pelo SBT na década de 80. Foi lançado em DVD no Brasil.

    O EXPRESSO POLAR

    O Expresso Polar ficou marcado por ser a primeira animação com captura de movimento, mas a verdade é que existe muito mais no filme do que uma mera evolução técnica. Trata-se de uma obra com muito espírito natalino, contando com canções clássicas na trilha sonora, como "Santa Claus is Comin' to Town", "Silver Bells", "Here Comes Santa Claus" e "White Christmas".

    Tom Hanks dubla/interpreta vários personagens, incluindo o Papai Noel. A trama envolve um garoto que não acredita mais no Papai Noel, mas que em determinado dia se vê em meio a uma verdadeira aventura natalina, à bordo de um trem misterioso.

    5 filmes que todo fã de cinema precisa assistir

    MEU PAPAI É NOEL

    Após acidentalmente matar o Papai Noel às vésperas do Natal, o vendedor de brinquedos Scott Calvin é obrigado a assumir o papel do bom velhinho para tentar salvar o final de ano de crianças de todo mundo. Tim Allen vive Scott em Meu Papai é Noel e o faz com muito talento e naturalidade. Trata-se de um filme família com uma premissa original e divertida. Ganhou as sequências Meu Papai é Noel 2 e Meu Papai é Noel 3.

    OPERAÇÃO PRESENTE

    Como é que Papai Noel consegue entregar todos os presentes em uma única noite? Está é a pergunta que Operação Presente tenta responder. A animação é bonitinha e bem divertida, mostrando uma linhagem de Papais Noéis e como é feito o trabalho de entrega dos presentes. Dirigido por Sarah Smith, o longa conta com nomes como James McAvoy, Hugh Laurie, Bill Nighy e Jim Broadbent no elenco de vozes.

    Enquete da Semana: Qual é o novo clássico natalino?

    DUAS SEMANAS DE PRAZER

    "White Christmas", de Irving Berlin, é uma das mais tradicionais músicas natalinas, mas nem todo mundo sabe que foi escrita para um filme. Trata-se de Duas Semanas de Prazer, que por sinal conquistou o Oscar de Melhor Canção Original.

    Dirigido por Mark Sandrich, o longa é um deleite para os cinéfilos de plantão, afinal traz Bing Crosby cantando e Fred Astaire dançando. A dupla vive dois amigos que abrem uma simples pousada durante o Natal e que acabam disputando a atenção de uma jovem artista (Marjorie Reynolds).

    O ESTRANHO MUNDO DE JACK

    Nem todas as animações natalinas são bonitinhas e super coloridas! No caso de O Estranho Mundo de Jack temos um filme com visual sombrio e exótico. Escrito e produzido por Tim Burton, o longa gira em torno de uma cidade que só comemora o Halloween. Após verificar o espírito natalino de outra vizinhança, Jack decide que a população do local deve promover seu próprio natal.

    Chris SarandonDanny ElfmanCatherine O'Hara integram o elenco de vozes da produção, que conta com direção de Henry Selick.

    Halloween para todos os gostos: Filmes de diferentes gêneros envolvendo o Dia das Bruxas

    DE ILUSÃO TAMBÉM SE VIVE

    De Ilusão Também Se Vive também é chamado por muitos de Milagre na Rua 34, que seria a tradução literal do original - e também foi o título dado à refilmagem lançada em 1994. Mas o filme de 1947 é muito mais marcante, contando a bela história de um senhor que afirma ser o Papai Noel e é tratado como louco. Determinado dia, um jovem advogado decide defendê-lo no tribunal afirmando que ele é mesmo o bom velhinho.

    Apaixonante, belo e envolvente, o longa conta com direção de George Seaton. O elenco conta com as presenças de Edmund GwennMaureen O'Hara e Natalie Wood. Recebeu três estatuetas no Oscar de 1948.

    O GRINCH

    Inspirado no livro de Dr. Seuss, de muito sucesso nos Estados Unidos, O Grinch conseguiu, inclusive, popularizar o personagem fora da América. O Grinch é um sujeito mal humorado, estranho e que odeia o Natal. Ele cria um plano mirabolante para "roubar o Natal" e impedir que moradores da cidade vizinha celebrem a data.

    O filme é bem divertido e possui um visual marcante. A direção é de Ron HowardJim Carrey foi o escolhido para a função de protagonista.

    Sessão da Tarde de hoje (24/12): O Grinch quase enlouqueceu Jim Carrey; entenda por que

    UM HOMEM DE FAMÍLIA

    Um investidor que conquistou tudo no mundo dos negócios, imagina como seria sua vida se tivesse ficado com sua namorada do colegial. Acaba tendo seu desejo atendido e recebe a oportunidade de ver como seria sua vida como marido e pai de família. Esta é a ideia por trás de Um Homem de Família.

    O filme é dirigido por Brett Ratner e estrelado por Nicolas Cage e Tea Leoni. A trama é interessante e gera alguns momentos emocionantes. Não é uma produção pretenciosa, servindo bem como um leve entretenimento. "The Way You Look Tonight" é o destaque da trilha, que conta ainda com inúmeras canções natalinas, como "Let It Snow, Let It Snow, Let It Snow", "Jingle Bells" e "It's the Most Wonderful Time of the Year".

    PAPAI NOEL ÀS AVESSAS

    O principal mérito de Papai Noel às Avessas é conseguir promover o espírito natalino mesmo trazendo um Papai Noel pra lá de desagradável. O "velhinho" vivido por Billy Bob Thornton fuma, usa drogas, bebe sem parar e fala palavrões do início ao fim do longa, mesmo assim é atingido pelo clima do Natal.

    O longa é divertidíssimo, contando ainda com as participações de Bernie MacTony Cox e Lauren Graham. Na trilha, clássicos natalinos como "Jingle Bell Rock", "Let It Snow, Let It Snow, Let It Snow", "Jingle Bells" e "Have Yourself a Merry Little Christmas". Uma continuação tão bizarra quanto essa foi lançada em 2018.

    20 personagens que detestam trabalhar

    UM ANJO CAIU DO CÉU

    Um Anjo Caiu do Céu conta a história de um dedicado bispo de sonha em levantar fundos para a construção de uma nova catedral. Ele se dedica tanto ao trabalho que deixa a família um pouco de lado. Ao orar pedindo por ajuda para conseguir dinheiro, o bispo receberá a visita de um Anjo. Cary Grant vive o Anjo, enquanto que David Niven interpreta o tal bispo. Dirigido por Henry Koster, o longa passa uma mensagem romântica e de defesa da família, perfeita para a época do Natal em que se passa a trama.

    O CONTO DE NATAL DOS MUPPETS

    Os amados personagens dos Muppets também já celebraram o Natal em um de seus filmes. Foi em O Conto de Natal dos Muppets, uma inusitada e divertida versão para os cinemas da história clássica de Charles Dickens. Dirigido por Brian Henson, o longa traz Michael Caine como Ebenezer Scrooge, que se envolve em uma aventura ao lado de Caco, Miss Piggy, Gonzo, Animal e companhia.

    UM DUENDE EM NOVA YORK

    O divertido Um Duende em Nova York traz Will Ferrell como um humano criado no Polo Norte que acaba se tornando um elfo. Seu tamanho avantajado acaba prejudicando o contato com os outros ajudantes do Papai Noel, então ele se muda para Nova York em busca da verdadeira identidade. O longa é dirigido por Jon Favreau (bem antes dos tempos de The Mandalorian) e conta ainda com as presenças de James CaanZooey DeschanelPeter Dinklage no elenco. Na trilha, temos "Jingle Bell Rock", "Santa Claus is Comin' to Town", "Auld Lang Syne" e outros clássicos natalinos.

    Um Conto de Natal: Apple compra adaptação musical com Ryan Reynolds e Will Ferrell

    FELIZ NATAL

    Coprodução entre França, Alemanha e Inglaterra, Feliz Natal conta a história de uma verdadeira lição de humanidade, quando soldados inimigos durante a Primeira Guerra Mundial, em 1914, interrompem a batalha durante as festas natalinas. O filme é ótimo e conta com boas atuações de nomes como Diane Kruger, Benno Fürmann, Guillaume CanetGary Lewis e Daniel Brühl. A direção e o roteiro são de responsabilidade de Christian Carion.

    UM HERÓI DE BRINQUEDO

    Conhecido pelos papéis em filmes de açãoArnold Schwarzenegger também se deu muito bem sempre que foi chamado para fazer comédia. Foi assim em Irmãos GêmeosUm Tira no Jardim de Infância e Um Herói de Brinquedo. Este último, traz o ator interpretando um pai que deixa as compras de Natal para o último momento e acaba descobrindo que o boneco desejado pelo filho está esgotado.

    Dirigido por Brian Levant, o longa é bem divertido e traz o protagonista em uma série de situações engraçadas. O elenco conta ainda com as presenças de Phil HartmanRita Wilson e James Belushi. Arrecadou mais de US$ 120 milhões em todo mundo. Na trilha, o destaque é "I'll Be Home for Christmas" na voz de Frank Sinatra.

    10 relações marcantes entre pais e filhos no cinema

    OS FANTASMAS CONTRA-ATACAM

    Os Fantasmas Contra-atacam é mais uma versão de Charles Dickens para as telonas. Dirigido e produzido por Richard Donner, o longa conta a história de Frank Cross, um diretor de uma rede de TV que só pensa na audiência e no sucesso do canal, pouco se importando para a vida de seus funcionários. Determinado dia, recebe a visita de três fantasmas, um do passado, um do presente e outro do futuro, sendo obrigado a confrontar suas escolhas. Bill Murray vive Frank e lidera um elenco que conta ainda com as participações de Carol Kane, Karen AllenRobert Mitchum e John Forsythe.

    O ADORÁVEL AVARENTO

    Como deve ter notado, o clássico "Um Conto de Natal", de Charles Dickens, ganhou várias importantes adaptações para as telonas. Outro filme importante inspirado na história foi o musical O Adorável Avarento, de Ronald NeameAlbert Finney interpreta o ranzinza Ebenezer Scrooge, enquanto que Alec GuinnessAnton Rodgers completam o elenco. O longa conquistou quatro indicações ao Oscar.

    OS FANTASMAS DE SCROOGE

    Após realizar O Expresso PolarRobert Zemeckis decidiu comandar outra produção natalina em forma de animação. Trata-se de Os Fantasmas de Scrooge, adaptação de obra clássica de Charles Dickens. Na trama, Ebenezer Scrooge (Jim Carrey) é um sujeito mesquinho que só pensa em dinheiro e não liga nem um pouco para o clima natalino. Após a morte de seu sócio, ele recebe a visita de três fantasmas, um de seu passado, outro do presente e um terceiro do futuro.

    O filme é divertido e visualmente marcante. Gary Oldman, Colin FirthRobin WrightBob Hoskins completam o elenco de vozes da produção.

    RUDOLPH - A RENA DO NARIZ VERMELHO, O FILME

    Criada por Robert May no final da década de 30, a história de uma rena de nariz vermelho chamada Rudolph já faz parte do Natal das pessoas há várias décadas. Ganhou um curta em 1948 e um telefilme em 1964, até chegar aos cinemas com Rudolph - A Rena do Nariz Vermelho, O Filme, lançado em 98. A animação é bonitinha e conta com um grande elenco de dubladores: John Goodman, Whoopi Goldberg, Debbie ReynoldsBob Newhart e Eric Idle.

    FÉRIAS FRUSTRADAS DE NATAL

    Após o sucesso de Férias Frustradas (1983), os produtores decidiram colocar o louco personagem de Chevy Chase em um clima mais natalino. Aí nasceu Férias Frustradas de Natal, que coloca Clark (Chase) tentando preparar o Natal perfeito para sua família. Ele compra a árvore mais bonita e coloca centenas de luzes na fachada de sua casa. Como não poderia deixar de ser, as coisas não vão sair do jeito que ele e sua família esperavam.

    Dirigido por Jeremiah Chechik, o filme conta ainda com as participações de Beverly D'Angelo, Randy QuaidJuliette Lewis e Julia Louis-Dreyfus.

    "Esse filme é muito diferente de Game of Thrones, mas Game of Thrones é diferente de mim", diz Emilia Clarke (Entrevista exclusiva)

    UMA SEGUNDA CHANCE PARA AMAR

    "Last Christmas" não é somente uma das canções de Natal mais amadas pelo mundo, como também inspirou Emma Thompson a criar essa bela comédia romântica. A trama de Uma Segunda Chance para Amar é focada na atrapalhada Kate (Emilia Clarke), cuja vida está uma completa bagunça, sendo desperdiçada a cada dia. Mas dentre enfeites e presentes, ela conhece o carismático Tom (Henry Golding), que a fará ver sua realidade a partir de um novo ângulo. Obviamente, a canção de George Michael está na trilha e você ficará com ela na cabeça durante semanas após ver essa obra.

    DURO DE MATAR

    Talvez as pessoas não se lembrem do Natal ao assistir qualquer um dos filmes da franquia Duro de Matar, mas é inegável que a data é de fundamental importância, principalmente no primeiro longa. Lançado em 1988, Die Hard traz o terrorista Hans Gruber (Alan Rickman) invadindo uma festa de Natal que contava com a presença do inconveniente (para os bandidos) John McClane (Bruce Willis).

    Na trilha, podemos ouvir clássicos como "Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow!" e "Jingle Bells". Comprovando o espírito natalino da produção, McClane coloca o gorro do Papai Noel em um vilão assassinado e ainda assina uma mensagem com o tradicional "Ho ho ho".

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top