Minha conta
    Top 5: Filmes inusitados de Natal

    Que tal variar a programação deste fim de ano?

    É Natal! O dia 25 de dezembro chegou! Se você ainda está aproveitando o tempo em família, o que sobrou da ceia de ontem e os presentes que ganhou, é hora de sentar na frente da televisão e procurar um dos clássicos filmes natalinos para ver com a família, como A Felicidade Não Se Compra ou Esqueceram de Mim.

    Mas, caso produções natalinas não sejam sua praia - talvez porque seus amigos tenham feito você assistir Simplesmente Amor vezes demais - vem aí uma dica de uma programação cinematográfica diferente.

    O AdoroCinema selecionou cinco filmes (e mais um bônus) que são ambientados nessa época do ano, mas não se tratam exatamente de filmes natalinos... Eles são muito mais do que isso e, certamente, já se tornaram clássicos. Provavelmente, você nem sabia que eles tinham as festas de fim de ano como pano de fundo, né?

    Confira abaixo e conte para a gente: Qual desses você vai assistir hoje?

    05. Gremlins

    Procurando o presente perfeito para este Natal? Talvez você queira comprar uma criatura fofa chamada Mogwai (e ignore o fato de que esse nome significa "monstro" em cantonês). Só que, cuidado, existem três regras que devem ser seguidas para se cuidar do pet: esses seres se machucam com uma luz forte (principalmente luz solar); eles não podem ser molhados pois se multiplicam, e não devem ser alimentados após a meia-noite, ou se transformam em criaturas endiabradas e inteligentes chamadas Gremlins. Billy (Zach Galligan) ganha um de presente, acaba não seguindo as orientações e têm que enfrentar o pior. Pode não parecer, mas Gremlins é um filme natalino, pelo simples fato de ser ambientado nessa época e de ter dado uma ideia de um presente que todo mundo queria ter em casa - se, é claro, ele não virasse um bicho do mal.

    04. Se Meu Apartamento Falasse

    Eis uma comédia clássica para os adultos, que nunca perde a graça. Ambientado entre o Natal e o Ano Novo, Se Meu Apartamento Falasse conta a história de C.C. Baxter (Jack Lemmon), um homem ambicioso que quer se destacar dos outros funcionários de sua empresa. Almejando uma promoção, ele costuma trabalhar até mais tarde, mas isso é porque não pode ir para casa, afinal ele cede seu apartamento para que os empresários da indústria tenham encontros. Só que as coisas complicam quando ele se apaixona pela amante de um de seus chefes (Shirley MacLaine). Um longa sobre casos extraconjugais, problemas com bebidas, suicídio e uma solidão urbana insuportável, e, ainda assim consegue trazer um espírito natalino diferente (e, talvez, até mais real), através das melhores e mais engraçadas cenas dirigidas por Billy Wilder. Além disso, você não vai querer perder Lemmon e MacLaine antes de se tornaram ícones eternos do cinema, né?

    03. De Olhos Bem Fechados

    Natal não é a primeira coisa que vem à mente quando assiste a De Olhos Bem Fechados, entretando, o último longa de Stanley Kubrick é ambientado nessa época do ano. O filme começa com os personagens de Tom Cruise e Nicole Kidman indo para uma festa natalina, além de ter uma árvore de Natal em praticamente toda cena e de ter, nas aventuras ilícitas do protagonistas, um bizarro aspecto de Ebenezer Scrooge, personagem de Um Conto de Natal, de Charles Dickens. Ainda assim, ele não se enquadra nem um pouco na categoria "filme família". O espírito das festas de fim de ano presente no filme está na estranheza psicológica, que vai desde a orgia mascarada até o convite casual para o adultério. Para quem não lembra, na trama, Bill (Cruise) passa por uma espécie de odisseia sexual quando descobre, no Natal, que sua esposa (Kidman) se sentiu atraída por outro homem e quase decidiu traí-lo.

    02. Edward Mãos de Tesoura

    É bem verdade que a maioria dos filmes de Tim Burton tenham uma pegada mais de Halloween do que de Natal, mas Edward Mãos de Tesoura, pelo contrário, é um filme festivo, de fim de ano, na sua essência. Afinal, toda a narrativa é centrada em uma avó contando a sua neta porque sempre neva no Natal. Inocente e belo, o longa conta a história de Edward (Johnny Depp), um jovem criado por um inventor (Vincent Price) que lhe deu mãos de tesoura, o que o impede de se aproximar dos humanos. Ele é acolhido por Peg (Dianne Wiest) e integra uma nova comunidade, onde se apaixona por Kim (Winona Ryder). Talvez o momento mais natalino do filme seja aquele em que Edward faz uma bela escultura de gelo de sua amada, dando-lhe asas de anjo. Um clássico da sessão da tarde e do dia 25 de dezembro.

    01. Duro de Matar

    "'Venha passar o Natal conosco, John, vai ser divertido!', disse ela." Quem não lembra de John McClane reclamando consigo mesmo sobre o convite de sua esposa? Natal não é Natal se não vermos Bruce Willis se arrastando pela tubulação do prédio, descalço, suado e sujo de sangue (dos outros) para salvar sua esposa (Bonnie Bedelia) e os demais reféns das mãos do terrorista Hans Gruber (Alan Rickman).  Ele só queria ter um Natal em família... mas acabou tendo que passar por tudo isso - nas suas férias. Mesmo com todas as explosões, tiros e tensão, Duro de Matar entra na categoria de filme natalino. Não só por se passar na noite do dia 24 de dezembro, durante uma festa, por conter árvores de Natal por todo lado e músicas natalinas na trilha sonora; mas também por ser um longa sobre redenção, renovação e sobre descobrir que você é uma pessoa melhor do que pensava que era. Vale lembrar que Duro de Matar 2 também se passa durante as festas de fim de ano.

    Bônus: Harry Potter

    A magia do Natal também está presente no mundo bruxo, sabia? Os filmes da saga Harry Potter se passam durante todo o período letivo de Hogwarts e bem sabemos que há apenas uma cena de Natal em cada um dos longas. Ainda assim, há algo deliciosamente encantador em ver crianças celebrarem a data em um castelo. Talvez as cenas natalinas mais memoráveis estejam em Harry Potter e a Pedra Filosofal - esqueça Harry caminhando pelo gramado de Hogwarts repleto de neve, com a coruja Edwiges em seu braço, ou mesmo o Salão Principal todo decorado (e nevando lá dentro). O bruxinho recebe lembranças pela primeira vez em 11 anos! Aliás, ele ganha o melhor presente de Natal de todos: a capa de invisibilidade! Destaque também para a emocionante cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1, quando Harry e Hermione percebem que é véspera de Natal ao visitarem o túmulo dos pais dele, em Godric's Hollow.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top