Minha conta
    Halloween para todos os gostos: Filmes de diferentes gêneros envolvendo o Dia das Bruxas

    Nem só de sustos, doces e travessuras vive a data icônica data comemorativa.

    O Halloween é o maior feriado não-religioso dos Estados Unidos e já foi exportado para todas as partes do mundo. A festa tem raízes no encontro entre as celebrações cristãs na véspera do Dia de Todos os Santos e costumes milenares pagãos das culturas celtas e druidas. Em sua forma moderna, as festividades vem acompanhadas do ato de se fantasiar, de decorar casas e ruas com adereços de temática sombria, fazer lanternas de abóbora e a brincadeira de “doces ou travessuras”.

    Um dos elementos responsáveis por difundir a maneira americana de comemorar a noite do dia 31 de outubro foram as representações da festa por Hollywood. O potencial assustador do feriado foi amplamente explorado por produções de terror. O cinema de horror e o Dia das Bruxas podem ter tudo a ver, mas outros gêneros já usaram a clássica data como tema ou ambientação da trama e nós listamos alguns deles nesta matéria.

    Drama/Thriller psicológico/Sci-fi: Donnie Darko (2001)

    Com uma estrutura narrativa não convencional repleta de loops temporais, Donnie Darko foi recebido de maneira morna quando chegou ao circuito de cinemas nos EUA em outubro de 2001, mas com o passar do tempo ganhou o status de cult. O longa-metragem independente foi dirigido por Richard Kelly e conta com uma performance intensa de um jovem Jake Gyllenhaal no papel principal. A trama versa sobre agruras da angústia adolescente ao trazer um protagonista obcecado pelo fim do mundo que tem visões com uma figura vestida de coelho. A atmosfera onírica e delirante do filme é bem acentuada nas cenas envolvendo as fantasias de Halloween em Donnie Darko, que mistura drama, ficção científica e suspense psicológico.

    Ação/Thriller/Filme de superherói: O Corvo (1994)

    Inspirado na história em quadrinhos The Crow, de James O'Barr, O Corvo costuma ser lembrado pela mórbida história que marca a produção do longa-metragem. Brandon Lee, protagonista, morreu após ser baleado no set por uma arma que deveria estar carregada com balas de festim e não munição real. Na trama, o personagem de Lee é brutalmente assassinado na véspera do Halloween e retorna um ano depois, para se vingar dos algozes que o mataram e estupraram sua namorada. O filme integra o universo do Dia das Bruxas por se situar um dia antes do Halloween, na chamada Noite do Diabo, data que já esteve relacionada a atos de vandalismo e desordem. Com direção de Alex Proyas, o filme é uma das poucas adaptações de HQs para os cinemas proibida para menores e conta com uma inconfundível identidade visual gótica. Chocante, sombrio e cheio de estilo, O Corvo é infinitamente mais do que o lembrete de uma fatalidade.

    Comédia/Infantil/Fantasia: Abracadabra (1993)

    A Disney também soube como explorar o universo do Halloween ao criar uma comédia para a família com toques de terror e fantasia que resgata livremente um dos episódios mais controversos da história dos Estados Unidos. No filme, Bette MidlerKathy NajimySarah Jessica Parker interpretam as três irmãs Sanderson condenadas por feitiçaria nos infames julgamentos das Bruxas de Salém no séc. XVII. Depois de 300 anos, no Halloween de 1993, o trio de bruxas volta à vida após um menino cumprir as condições de um feitiço sem saber. Detonado pela imprensa quando chegou aos cinemas, o filme conquistou fãs ao longo dos anos após ser repetidamente exibido na TV nos anos 1990 e hoje representa uma produção nostálgica para muitos millennials.

    Animação/Fantasia: O Estranho Mundo de Jack (1993)

    Concebida e produzida por Tim Burton, a animação O Estranho Mundo de Jack é um verdadeiro crossover de datas comemorativas. O enredo acompanha Jack Skellington, rei de Halloween Town, uma cidade habitada por monstros de todos os tipos que respira o Dia das Bruxas. Um dia Jack sente um tédio existencial, conhece a Cidade do Natal e se encanta. Disposto a experimentar a magia natalina, Jack sequestra o Papai Noel e tenta importar a festa cristã para a sua cidade natal, o que rende uma série de situações curiosas. Desenvolvido pela Disney, o filme foi lançado nos cinemas pela distribuidora adulta da companhia por “dark demais” para crianças, na avaliação do estúdio. Com um equilíbrio entre o que cenas que fascinam e outras mais sombrias, o filme é marcado pela excelência da técnica de animação em stop-motion e pela originalidade de sua proposta, além da trilha sonora original e canções de Danny Elfman (que também dubla Jack).

    Terror (é claro): Halloween (1978)

    Não dá para falar em Halloween sem falar em Halloween - A Noite do Terror. E não teria como terminar essa lista "para todos os gostos" sem mencionar ao menos um legítimo filme de terror. O clássico horror slasher dirigido por John Carpenter foi um filme revolucionário que inspirou incontáveis sequências, refilmagens e reboots, incluindo um novo filme da lançado em 2018. O psicopata Michael Myers, com sua máscara perturbadora de William Shatner, representa uma epítome de medos na trama ambientada em um Dia das Bruxas sem doces ou travessuras, apenas sangue e mortes. Por mais que dentro da própria franquia haja um filme no qual a data em questão é um elemento ainda mais relevante (Halloween III - A Noite das Bruxas, de 1982), nenhum supera o original.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top