Meu AdoroCinema
  • Meus amigos
  • Meus cinemas
  • Notas Express
  • Minha coleção
  • Minha conta
  • Promoções
  • Desconectar
10 relações marcantes entre pais e filhos no cinema
Por Ygor Palopoli — 24/02/2019 às 08:51
facebook Tweet

Já chorou hoje?

Amazon Studios

Um dos arcos narrativos mais reproduzidos em grandes histórias que exploram o cotidiano familiar é justamente o arquétipo de "pai e filho", que já nos proporcionou diversas obras aclamadas pelo grande público. E mesmo com mais de 120 anos de cinema, é surpreendente o quanto conseguimos nos emocionar cada vez mais com a reinvenção de um mesmo conceito.

Se você é do tipo de pessoa que gosta de estar sempre próxima dos filmes mais emocionantes possíveis, com certeza já derramou algumas lágrimas com obras que retratam as relações entre pais e filhos sob uma perspectiva delicada e intimista. Afinal, se na vida real existem tantas nuances e subjetividades que tornam cada laço paterno único, na arte não poderia ser diferente. 

Aproveitando o lançamento nacional de Querido Menino — filme que estrela Timothée Chalamet como Nic Sheff, um adolescente tentando se reabilitar de um complicado vício em drogas, e Steve Carell como David Sheff, um zeloso pai que se recusa a desistir de seu filho —, a equipe do AdoroCinema preparou uma lista relembrando as 10 relações mais fortes entre pais e filhos do cinema. Vamos conferir?

O Paizão 
Columbia Pictures

Começando com um clássico: O Paizão, um dos primeiros grandes sucessos de Adam Sandler, explora um lado um tanto mais cômico de uma situação, no mínimo, incomum. Tentando provar para sua namorada que pode ser um homem maduro, Sonny (Sandler) decide adotar o pequeno Julian (Cole e Dylan Sprouse), mas logo percebe que ser um pai de verdade envolve muito mais do que apenas diversão. 

À Procura da Felicidade 
Columbia Pictures
À Procura da Felicidade.

Como esquecer o lindo diálogo entre Chris Gardner (Will Smith) e seu filho Christopher (Jaden Smith) sobre nunca desistir dos seus sonhos? Baseado em uma tocante história real de amor e superação, À Procura da Felicidade é um filme obrigatório para aqueles que não poupam lágrimas na hora de assistir a uma história forte e com algumas lições que podem muito bem mudar sua vida. 

A Vida é Bela 
Imagem Filmes
A Vida É Bela.

Arrebatando inesperadamente as premiações de 1999 — voltando para casa com os Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Ator nas mãos —, Roberto Benigni emocionou o mundo inteiro ao interpretar um pai que é preso em um campo de concentração com seu filho e precisa fingir que tudo não passa de uma grande brincadeira. A Vida é Bela é até hoje visto como uma referência de como o amor de um pai por um filho pode ser capaz de superar até o mais difícil dos obstáculos. 

Procurando Nemo
Disney

É tão comum morrer de rir nos filmes da Disney que muitas vezes acabamos nos esquecendo de que há uma lição valiosa a ser aprendida nas entrelinhas. O problema é que, quando nos damos conta, o choro já começou, não é mesmo? É justamente o caso do clássico Procurando Nemo. Quando chegam os momentos emocionantes é que a gente se dá conta de que ali se encontra uma bela história de um pai que faz de tudo para encontrar seu pequeno filho. 

Um Ato de Coragem
Playarte
Um Ato de Coragem.

Até que ponto você iria para salvar a vida de seu filho? Para John Q, personagem de Denzel Washington no filme Um Ato de Coragem, o limite foi sequestrar toda a ala emergencial de um hospital para que seu filho pudesse fazer um transplante de coração o mais rápido possível. Vale a reflexão a respeito do impulso da paternidade, que se manifesta de formas inimagináveis em situações de risco.

Kramer vs Kramer
Kramer vs Kramer.

Quando a mulher de Ted Kramer (Dustin Hoffman) o abandona devido a seu esforço excessivo no trabalho, deixando-o sozinho com seu filho, ele reaprende a viver e redefine suas prioridades na vida. Tudo parece estar tranquilo até que Joanna (Meryl Streep) volta e exige a guarda da criança, levando-o até o tribunal para que possa lutar judicialmente pelo que acredita merecer. Kramer vs Kramer é uma boa dica para mostrar como muitas vezes as crianças acabam sendo foco de um complicado embate.

Os Donos da Rua 

Em uma atuação arrebetadora de Laurence Fishburne como Furious Styles, Os Donos da Rua retrata um pai que ensina ao seu filho coisas que ele jamais poderia aprender na escola. Vivendo em uma região violenta e carente, ele repassa todos os valores éticos e morais que aprendeu durante toda a sua vida, preparando-o para o mundo real. 

Um Herói de Brinquedo
Fox 2000 Pictures

Mais um clássico da Sessão da Tarde! Quando o brucutu Arnold Schwarzenegger encarna um pai preocupado e atencioso em Um Herói de Brinquedo, ele se esforça ao máximo possível para dar ao seu filho o boneco "Turbo Man", seu maior desejo de natal. Mas depois de perceber que os estoques das lojas estão vazios, ele faz o possível e o impossível para cumprir o combinado. Com grandes pitadas de humor, o filme consegue, mesmo assim, pegar de surpresa até os mais durões.

O Rei Leão
Disney

Provavelmente o filme com a maior quantidade de lágrimas por cena. Se não ficou claro, estamos falando de uma certa morte que deixou crianças traumatizadas por décadas. Mas o importante aqui é que Mufasa, pai de Simba, o ensinou valores tão fortes e importantes, que eles permaneceram junto ao personagem até o final do filme e provaram ser o maior ponto da trama. Vale lembrar que Rei Leão ganhará um remake live-action em 2019!

Querido Menino
Querido Menino.

E, finalmente, o estreante da semana. Em Querido Menino, Nic (Chalamet) é um jovem que luta para sair de um vício que o consome cada vez mais rápido. Variando entre a agressividade e a auto-depreciação, ele conta com o amparo do pai, David (Carell), que promete ficar ao seu lado até nos momentos mais terríveis que a dependência química lhe causa.

E você, leitor, qual desses filmes te tocou mais? Conta pra gente!

facebook Tweet
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Rocketman Trailer (2) Legendado
Godzilla II: Rei dos Monstros Trailer (1) Legendado
Ma Trailer (2) Legendado
Anos 90 Trailer (2) Legendado
Dias Vazios Trailer Oficial
Era uma Vez... em Hollywood Trailer (2) Legendado
Todos os últimos trailers
Últimas notícias de cinema
Festival em São Paulo traz um gostinho da cultura britânica para o Brasil
NOTÍCIAS - Lançamentos
sexta-feira, 24 de maio de 2019
Dicas do Dia: Avatar e The Perfection são os destaques de hoje
NOTÍCIAS - Lançamentos
sexta-feira, 24 de maio de 2019
Festival de Cannes 2019: Xavier Dolan recusa título de realizador de “cinema gay”
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
quinta-feira, 23 de maio de 2019
Últimas notícias de cinema
Melhores filmes em cartaz
Vingadores: Ultimato
4,8
Diretor: Joe Russo, Anthony Russo
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo
Trailer
John Wick 3 - Parabellum
4,4
Diretor: Chad Stahelski
Elenco: Keanu Reeves, Halle Berry, Laurence Fishburne
Trailer
Kardec
4,2
Diretor: Wagner de Assis
Elenco: Leonardo Medeiros, Guilherme Piva, Genézio de Barros
Trailer
Aladdin
Aladdin
4,0
Diretor: Guy Ritchie
Elenco: Will Smith, Mena Massoud, Naomi Scott
Trailer
Pokémon: Detetive Pikachu
Pokémon: Detetive Pikachu
4,0
Diretor: Rob Letterman
Elenco: Justice Smith, Kathryn Newton, Bill Nighy
Trailer
UglyDolls
UglyDolls
3,3
Diretor: Kelly Asbury
Trailer
Todos os melhores filmes em cartaz
Back to Top