Minha conta
    O que Vingadores: Ultimato e O Esquadrão Suicida têm em comum?
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    De um lado, Homem de Ferro e Capitão América. Do outro, Arlequina e Sanguinário. Qual é a semelhança entre os filmes da Marvel e da DC?

    O Esquadrão Suicida chegou aos cinemas fazendo bastante burburinho, com uma história que fez sucesso dentre os fãs e os críticos (inclusive aqui no AdoroCinema). O filme dirigido por James Gunn não teve medo de matar seus protagonistas e ainda trouxe novos personagens para o Universo Estendido da DC. Curiosamente, ele compartilha uma semelhança muito inusitada com Vingadores: Ultimato, a grande reunião de heróis do Universo Cinematográfico Marvel. Será que você reparou?

    Vingadores: Ultimato x O Esquadrão Suicida

    Sob a direção dos irmãos Russo, Endgame (no original) acompanha as consequências de Guerra Infinita, quando metade do universo foi apagado pelo estalo do vilão Thanos (Josh Brolin). Porém, com viagens no tempo e o retorno de Homem-Formiga (Paul Rudd), os Vingadores restantes — liderados por Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Capitão América (Chris Evans) — se unem para reunir as Joias do Infinito e trazer todo mundo de volta.

    Quando Vingadores 5 vai ser lançado? Kevin Feige fala do próximo encontro dos heróis na Marvel

    Por sua vez, O Esquadrão Suicida é a continuação do filme de 2016 de David Ayer, apesar de ter uma premissa semelhante: mostra a poderosa Amanda Waller (Viola Davis) reunindo um grupo de vilões para uma missão secreta do governo. Além da cruel agente do governo, o longa traz os retornos de Arlequina (Margot Robbie) e Rick Flag (Joel Kinnaman), além de novatos como Sanguinário (Idris Elba), Pacificador (John Cena), King Shark (Sylvester Stallone), Bolinha (David Dastmalchian) e Caça-Ratos 2 (Daniela Melchior),

    Qual é a semelhança entre Vingadores: Ultimato e O Esquadrão Suicida?

    Na realidade, Vingadores: Ultimato e O Esquadrão Suicida possuem algumas coisas em comum. Ambos são grandes blockbusters que trazem um elenco recheado de estrelas, sem ter um protagonista específico. Porém, aquele que poderia ser considerado como a versão relativa do Endgame na DC seria Liga da Justiça, já que reúne os grandes heróis dessa marca. Possivelmente seria até a versão SnyderCut, cujas quatro horas seriam ideais para comparar com as três horas de duração do filme da Marvel.

    Os Vingadores continuarão juntos após Ultimato? Kevin Feige fala sobre futuro do grupo na Marvel

    Porém, O Esquadrão Suicida e Vingadores ainda trazem gigantescas cenas de batalhas e mortes chocantes. Só que a maior coincidência (e mais inusitada) entre eles é seu amor por animais. No caso, ratos. No filme da DC, Caça-Ratos 2 tem o poder de controlar esses bichinhos que, em grande quantidade, são responsáveis por salvar o dia no terceiro ato do filme. Além disso, possui um "rato protagonista" que é Sebastian, o leal companheiro da personagem.

    Aí, você me pergunta: cadê os ratos em Vingadores: Ultimato? Caso você não lembre, um rato é responsável por trazer Homem-Formiga de volta do mundo quântico, pisando na máquina dentro da van do personagem. Parece uma coisa simples, porém essa plena ação do acaso dá início a uma série de eventos que culminam na derrota de Thanos. E esse pequeno herói nem é nomeado nas telonas, mas tem importância fundamental nessa narrativa. 

    Seria uma forma de mostrar que qualquer um pode se tornar herói, inclusive ratos? Talvez. Mas, de qualquer forma, é engraçado perceber essa coincidência entre os dois filmes. Tanto que algumas pessoas a internet até brincam que foi o próprio Sebastian quem deu uma ajudinha básica lá no Universo Cinematográfico Marvel.

    Vingadores: Ultimato está disponível no Disney+, enquanto O Esquadrão Suicida está em exibição nos cinemas, porem será lançado em breve pela plataforma HBO Max.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top