Minha conta
    Scarlett Johansson desabafa sobre imagem sexualizada da Viúva Negra na Marvel
    Por Katiúscia Vianna — 19 de jun. de 2021 às 18:32

    Natasha Romanoff fez sua estreia em Homem de Ferro 2, onde era tratada "como um pedaço de carne", segundo Scarlett Johansson.

    É impossível negar que existe machismo no universo dos super-heróis; seja pelos uniformes curtos de heroínas até a desvalorização dessas personagens. Inclusive a Marvel, que é adorada por muitos ao redor do mundo, já cometeu erros machistas em seu universo cinematográfico. Bastar ver quanto tempo demorou para Viúva Negra ganhar um filme solo: mais de dez anos! E, durante boa parte desse tempo, sua personagem foi hiper-sexualizada nas telonas. 

    Viúva Negra promete ser acerto em feminismo

    Natasha Romanoff fez sua estreia em Homem de Ferro 2, logo interagindo com Tony Stark (Robert Downey Jr.), que não é a pessoa mais sensível desse mundo. Por vezes, ele chamou a heroína de "bom pedaço de carne" e a tratou como propriedade, até finalmente respeitá-la em filmes seguintes. Em entrevista durante o set de filmagens de seu novo filme, Scarlett Johansson desabafou sobre esses momentos equivocados e agradeceu a evolução da personagem, que se afastou dessa visão de femme fatale para Viúva Negra.

    Viúva Negra: Tudo o que sabemos sobre o filme com Scarlett Johansson na Fase 4 da Marvel

    "Quando você olha para Homem de Ferro 2, por mais que tenha sido bem legal e com momentos ótimos, Natasha é tão sexualizada. Falam como se ela fosse uma posse ou coisa. E, na época, isso soava como um elogio. Demorou um bom tempo para eu realizar o meu valor contra esse tipo de comentário. Está mudando. Agora, jovens garotas recebem uma mensagem bem mais positiva, mas está sendo incrível participar dessa transição e sair do outro lado dessa história, com progresso. Evolução é muito bom", contou ela ao ScreenRant.

    Aparentemente, Viúva Negra vai fugir desse aspecto, deixando de investir em roupas coladas no corpo ou dando interesses amorosos aleatórios para Natasha. Finalmente, a veremos sendo a mulher poderosa que é — além de ser acompanhada por outras personagens femininas interessantes, como Yelena Belova (Florence Pugh, que promete ter destaque na Fase 4 da Marvel) e Melina Vostokoff (Rachel Weisz). Viúva Negra estreia nos cinemas e no Disney+ (com acesso premium) em 9 de julho.

    Presença feminina na Marvel

    Também é importante ressaltar que, aos poucos, a Marvel está dando espaço para mulheres frente e atrás das câmeras. Três filmes importantes do estúdio contam com diretoras: Viúva Negra (Cate Shortland), Eternos (Chloe Zhao)The Marvels (Nia DaCosta). Nas séries de TV, isso também pode ser visto com Jac Schaeffer no comando de WandaVision, além da direção de Kari SkoglandKate Herron em Falcão e o Soldado Invernal e Loki, respectivamente.

    Marvel: Quais são os próximos filmes nas Fases 4 e 5 do Universo Cinematográfico Marvel?

    Após ser criticada por ter cenas "girl power" sem ter investindo antes nas personagens, a Marvel Studios também aposta mais em suas personagens femininas. Além de Viúva Negra; Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) finalmente ganhou sua própria série e terá presença importante em Doutor Estranho 2. Produções televisivas também vão destacar Ms. Marvel (Iman Vellani)Mulher-Hulk (Tatiana Maslany) e Ironheart (Dominique Thorne).

    Teremos Natalie Portman como a versão feminina de Thor; enquanto Vespa (Evangeline Lilly) e Capitã Marvel (Brie Larson) seguem estrelando filmes. Isso sem contar em personagens poderosas dos universos de Guardiões da GaláxiaPantera Negra e Eternos. E nem precisamos mencionar Mulher-Invisível do Quarteto Fantástico e o pessoal dos X-Men... Mulheres poderosas não faltam na Marvel, então está na hora de mostrar nosso poder nas telonas!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • João
      Mas tem que sexualizar mesmo, a personagem foi feita praticamente pra isso.
    Mostrar comentários
    Back to Top