Minha conta
    Matrix 4: Confira todos os easter eggs da trilogia escondidos no novo filme da franquia
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Com Keanu Reeves novamente na pele de Neo, Matrix: Resurrections revive importantes elementos dos outros filmes da franquia.

    Um dos filmes mais aguardados de 2021, finalmente, está ganhando as telas dos cinemas. Nesta quarta-feira (22), Matrix Resurrections traz de volta Neo (Keanu Reeves), Trinity (Carrie-Anne Moss) e outros personagens lendários da franquia, revivendo a complexa mitologia criada pelas irmãs Wachowski — que desta vez, conta apenas com a direção de Lana.

    Matrix: Resurrections
    Matrix: Resurrections
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2021 | 2h 28min
    Criador(es): Lana Wachowski
    Com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II
    Usuários
    2,8
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    Após diversas teorias, algumas entrevistas, materiais divulgados e um site totalmente interativo, o longa vem arrancando elogios da crítica especializada, consagrando mais um capítulo da saga. Com um enredo que retrocede a momentos da trilogia anterior, ao mesmo tempo em que acrescenta novos ingredientes, Resurrections promete agradar desde os fãs mais antigos até os mais novos.

    E pensando nesta estreia, confira abaixo alguns easter eggs de Matrix: Resurrections que podem ter passado despercebidos por alguns espectadores:

    O que o Oráculo faz? Entenda a função desse e outros programas da franquia Matrix

    SMITH E NEO LUTAM DEBAIXO DE ÁGUA

    Neo e Smith lutando, totalmente ensopados, com água caindo, te lembra algo? Pois é, assim como no fim de Matrix Revolutions, onde ambos lutam sob uma forte chuva, em Resurrections, o Escolhido e seu nêmesis voltam digladiar debaixo d'água, só que, desta vez, a molhadeira foi causada por sprinklers, aquele dispositivo para combater incêndio. Um pouquinho dos diversos elementos nostálgicos que o novo capítulo apresenta.

    REFERÊNCIA A CYPHER

    Em determinada cena, enquanto o personagem de Reeves ainda não está totalmente liberto, podemos vê-lo comendo um pedaço de carne. Neste ponto, ele olha para o alimento e o enfia na boca, mastigando vagarosamente. O momento em questão é uma referência ao personagem de Cypher (Joe Pantoliano), no primeiro Matrix. No longa, Cypher faz um movimento parecido com o de Neo enquanto está prestes a comer um pedaço da mesma refeição, discorrendo sobre a ilusão da Matrix e fechando o acordo com Smith para trair Morpheus.

    O GATO PRETO DO ANALISTA SE CHAMA DÉJÀ-VU

    A referência é meio óbvia, mas para quem não se recorda, no primeiro longa da trilogia, uma das primeiras explicações de déjà-vu se dá com Neo vendo o mesmo gato preto cruzar seu caminho por duas vezes seguidas. Em Resurrections, Déjà-Vu também é o nome do gato preto do Analista, o grande antagonista do longa.

    REFERÊNCIAS À ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS CONTINUAM

    Além das tatuagens de coelho branco, uma das músicas da trilha sonora do longa se chama “White Rabbit”, da banda Jefferson Airplane. White rabbit significa “coelho branco”, em inglês, e é um dos principais personagens do livro Alice no País das Maravilhas. Uma interessante curiosidade fica por conta de que um dos membros do Jefferson Airplane era dono de um clube noturno chamado “The Matrix”, em São Francisco, na década de 1960, anos antes do filme sequer pensar em existir. Seria essa uma falha na Matrix?

    Matrix 4: Você sabia que esse e os outros filmes da franquia Matrix possuem ligação com Alice no País das Maravilhas?

    AS MESMAS TOMADAS DE CÂMERA

    Em Resurrections, a cena das cápsulas de bala caindo do helicóptero, filmada por baixo, quando Neo e Trinity estão lutando no topo do prédio, tem a mesma tomada de câmera usada em Matrix (1999), quando Neo atira nos agentes enquanto está em um helicóptero tentando salvar Morpheus. Outra momento que também acabou servindo de referência no novo longa se dá quando Smith aplica uma série de socos velozes em Neo, contra a parede, com a câmera posicionada acima dos dois.

    O que acontece com Neo no final de Matrix Revolutions?
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top