Minha conta
    O que o Oráculo faz? Entenda a função deste e outros programas da franquia Matrix
    29 de nov. de 2021 às 01:00
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Sempre viu Matrix mas tem dificuldade em compreender os filmes? O AdoroCinema irá te explicar o funcionamento dos programas mais importantes da franquia de Keanu Reeves.

    Uma das franquias mais famosas do gênero ficção científicaMatrix está prestes a ganhar mais um capítulo. Com estreia marcada para 22 de dezembroMatrix: Resurrections será o quarto episódio da saga de Neo e, de acordo com a Warner Bros, pode não ser o último, dependendo apenas da vontade da diretora Lana Wachowski.

    Matrix: Resurrections
    Matrix: Resurrections
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2021 | 2h 28min
    Criador(es): Lana Wachowski
    Com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II, Jonathan Groff (II), Jessica Henwick
    Usuários
    3,1
    Adorocinema
    4,0
    Ver sessões

    Desde o lançamento de seu trailer, a imensa legião de fãs da franquia começou a especular algumas teorias a respeito dos longas: Neo e Trinity parecem mais fortes? Como será o novo Morpheus? Há conexão entre Matrix e Alice no País das Maravilhas? Juntando isso às recentes declarações de que o longa quase não ficou pronto, o hype em torno da produção só fez crescer.

    E se a espera está te deixando ansioso, o AdoroCinema retorna com a Retrospectiva Matrix, visando preparar o público para a iminente chegada de Resurrections. Desta vez, iremos abordar qual é a função dos principais programas da franquia — os chamados Programa Antigos — para que você possa compreender, ou relembrar, quais são os objetivos de alguns personagens dos longas. Confira abaixo:

    Matrix: Qual é a ordem para assistir aos filmes, incluindo os curtas?
    QUAL É A FUNÇÃO DO ARQUITETO?

    O Arquiteto é basicamente o responsável pela criação da Matrix. O programa deu forma a todas as versões existentes da simulação, concebendo, também, outros programas para ajudá-lo a suceder na difícil tarefa de manter a Matrix estável, ou seja, aceita pela mente dos humanos conectados pelas máquinas.

    Durante a conversa com Neo em Matrix Reloaded, o Arquiteto confirma que a versão da Matrix em que o personagem de Keanu Reeves se encontra não é a primeira, e que houveram versões falhas anteriormente. O programa chega a mencionar que a primeira variante da simulação era perfeita, sem sofrimento, acabando por ser recusada pela mente dos humanos conectados, que apenas conheciam a realidade não-utópica em que realmente vivemos. O personagem também é conhecido como o Pai da Matrix e responsável por manter o funcionamento da simulação.

    QUAL É A FUNÇÃO DO MEROVÍNGIO?

    O Merovíngio foi o primeiro Programa Antigo criado pelo Arquiteto, e tinha a função de ajudá-lo a estabelecer uma versão da Matrix que seria aceita pelos humanos. Vivido com méritos pelo ator Lambert Wilson, o programa é um dos personagens mais interessantes de toda a franquia.

    Também conhecido como “O Francês”, se a primeira versão da Matrix foi recusada pela mente dos seres vivos por ser muito perfeita, o Arquiteto pensou ter solucionado o problema com a criação do programa Merovíngio, que teria conhecimento da lei básica causa-efeito, em uma tentativa de entender o funcionamento comportamental humano.

    Entretanto, a segunda versão da Matrix também falhou. Apesar do Merovíngio deter o conhecimento de que toda causa tem um efeito na vida dos humanos, ele e o Arquiteto ignoraram o fato de que nós não somos seres binários como as máquinas, ou seja, nossa vida não é ditada apenas por causas que levam a efeitos. Os humanos possuem uma complexidade de emoções que, naquele momento, ainda não teria sido compreendida pelas máquinas, fazendo, mais uma vez, uma nova versão da Matrix falhar, com milhões de humanos morrendo por suas mentes recusarem o sistema.

    Com o fracasso, o Merovíngio acabou se desviando de sua função primária, tornando-se um programa rebelde que começou a atuar como uma espécie de traficante de informações, em busca de aumentar seu poder dentro do sistema. O personagem de Wilson é uma das entidades mais poderosas da Matrix, conseguindo, inclusive, sobrescrever alguns códigos da simulação, alterando, assim, a realidade, como foi feito na cena da torta em sua primeira aparição. O Merovíngio despreza o Oráculo, seu substituto, ao ponto de ajudar aqueles que o destruirem.

    QUAL É A FUNÇÃO DO ORÁCULO?

    Se o Arquiteto é o pai da Matrix, o Oráculo certamente pode ser considerado a mãe. Quando a terceira versão da Matrix foi criada, o Oráculo foi a solução que o Arquiteto encontrou para entender de vez os humanos, evitando, assim, que a simulação fosse recusada por nossas mentes. Diferentemente do Merovíngio, o Oráculo entendeu que a base do comportamento humano é pautado pelas escolhas e não pela binariedade causa-efeito.

    Quando o programa Oráculo ajudou na criação da terceira variante da Matrix, agora compreendido pelas máquinas o poder das escolhas, as mentes humanas ligadas ao sistema passaram a aceitar a simulação como a realidade, sentindo-se habilitadas a tomar decisões que afligem mudanças palpáveis em nossa existência. Vale ressaltar que muitas das decisões tomadas pelos humanos, na Matrix, são manipuladas pelas máquinas através de variáveis que elas passaram a entender sobre nossa espécie. Esse movimento é chamado pelas máquinas de "ilusão da escolha". Em resumo, desde que nossas mentes estivessem achando que estamos tomando decisões por nós mesmos, continuariam a aceitar a simulação.

    Outro ponto importante é que existe a percepção de que o Oráculo é capaz de ver o futuro, mas isso não funciona bem assim. O programa não é capaz de ver o futuro propriamente dito, mas sim, prever o que irá acontecer com base nas escolhas das pessoas conectadas à Matrix. Se o Oráculo entende a natureza das escolhas humanas, ele consegue entender as decisões que cada pessoa irá tomar, prevendo, nesse caso, o que irá acontecer. Entretanto, essa previsão não é 100% certa, visto que nem mesmo um programa de computador é capaz de entender com absoluta certeza todo o espectro do comportamento humano. Esta imprevisibilidade estaria no chamado 1% que as máquinas aceitaram que não conseguiriam controlar — aqueles que mesmo na melhor versão da simulação, continuariam a recusar a Matrix.

    QUAL É A FUNÇÃO DO ESCOLHIDO?

    Finalmente, chegamos a um dos personagens que mais geram dúvidas a quem assiste aos longas da franquia. Mas afinal, o Escolhido é um programa? A resposta é sim e não. O avatar do Escolhido, de fato, é um humano, ou seja, Neo é humano. Contudo, dentro deste avatar tem inserido, pelas máquinas, propositalmente, um código chamado Programa Prime, que acaba sendo a base dos superpoderes de Neo dentro da Matrix.

    A função do Escolhido, basicamente, é carregar um código que contém todos os bugs da Matrix. Em suma, as máquinas concentram todos estes erros dentro do Escolhido e o guiam, através de programas como o Oráculo (sim, o Oráculo não é 100% bonzinho), com o intuito de o Escolhido retornar à Fonte (lembra do local onde Neo conversa com o Arquiteto?), deletando, assim, este código ao reinseri-lo no sistema. Feito isto, a Matrix é reinicializada, evitando uma possível falha na simulação pelo excesso de bugs (exatamente como um programa de computador, você aniquila os bugs para evitar que o programa quebre). Este código é exatamente o que permite ao Escolhido perceber o sistema de maneira diferente dos outros humanos, entendo o funcionamento de todo o software.

    No filme, também é revelado que Neo não é a primeira versão do Escolhido e provavelmente não será a última. Apesar de verdade, Neo acaba sendo diferente por ser a única variante que se recusou a reinserir o código na fonte para que a Matrix fosse reiniciada. Esta escolha do personagem foi tomada pelo medo de perder Trinity. Ou seja, apesar das máquinas preverem que Neo conseguiria chegar à Fonte, elas não contaram com que o amor do Escolhido por sua amada o faria tomar uma decisão egoísta. Durante a conversa com o Arquiteto, Neo recebeu a escolha de inserir o código no sistema para reiniciá-lo, e, assim, as máquinas deixariam Zion viver; ou recusar e ver as sentinelas destruírem Zion. Apaixonado por Trinity, Neo escolheu a segunda opção, literalmente voando em direção à amada para salvá-la da morte. Neste momento, Neo representou aquele 1% que as máquinas não conseguem controlar.

    Matrix e 6 outros filmes com temática cyberpunk que irão explodir sua cabeça
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top