Minha conta
    O que o Oráculo faz? Entenda a função desse e outros programas da franquia Matrix
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Sempre viu Matrix mas tem dificuldade em compreender os filmes? O AdoroCinema irá te explicar o funcionamento dos programas mais importantes da franquia de Keanu Reeves.

    Uma das franquias mais famosas do gênero ficção científicaMatrix está prestes a ganhar mais um capítulo. Com estreia marcada para 22 de dezembroMatrix: Resurrections será o quarto episódio da saga de Neo - e de acordo com a Warner Bros, pode não ser o último.

    Matrix: Resurrections
    Matrix: Resurrections
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2021 | 2h 28min
    Criador(es): Lana Wachowski
    Com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II
    Usuários
    2,8
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    Desde o lançamento de seu trailer, a imensa legião de fãs da franquia começou a especular algumas teorias a respeito dos longas: Neo e Trinity parecem mais fortes? Como será o novo Morpheus? Há conexão entre Matrix e Alice no País das Maravilhas? Juntando isso às recentes declarações de que o longa quase não ficou pronto, o hype em torno da produção só fez crescer.

    E se a espera está te deixando ansioso, o AdoroCinema retorna com a Retrospectiva Matrix, visando preparar o público para a iminente chegada de Resurrections. Desta vez, iremos abordar qual é a função dos principais programas da franquia - os chamados Programa Antigos - para que você possa compreender quais são os objetivos de alguns personagens dos longas. Confira abaixo:

    Matrix: Qual é a ordem para assistir aos filmes, incluindo os curtas?

    QUAL É A FUNÇÃO DO ARQUITETO?

    Warner Bros. Pictures

    O Arquiteto é basicamente o responsável pela criação da Matrix. O programa deu forma a todas as versões existentes da simulação, concebendo, também, outros programas para ajudá-lo a ter sucesso na difícil tarefa de manter a Matrix estável, ou seja, aceita pela mente dos humanos conectados pelas máquinas.

    Durante a conversa com Neo em Matrix Reloaded, o Arquiteto confirma que a versão da Matrix em que o personagem de Keanu Reeves se encontra não é a primeira, e que houve versões falhas anteriormente. O programa chega a mencionar que a primeira variante da simulação era perfeita, sem sofrimento, acabando por ser recusada pela mente dos humanos conectados, que apenas conheciam a realidade não-utópica em que realmente vivemos. O personagem também é conhecido como o Pai da Matrix e responsável por manter o funcionamento da simulação.

    QUAL É A FUNÇÃO DO MEROVÍNGIO?

    Warner Bros. Pictures

    O Merovíngio foi o primeiro Programa Antigo criado pelo Arquiteto, e tinha a função de ajudá-lo a estabelecer uma versão da Matrix que seria aceita pelos humanos. Vivido com méritos pelo ator Lambert Wilson, o figurão é um dos personagens mais interessantes de toda a franquia.

    Também conhecido como “O Francês”, se a primeira versão da Matrix foi recusada pela mente dos seres vivos por ser muito perfeita, o Arquiteto pensou ter solucionado o problema com a criação do programa Merovíngio, que teria conhecimento da dicotomia causa-efeito, em uma tentativa de entender o funcionamento comportamental humano.

    Entretanto, a segunda versão da Matrix também falhou. Apesar de o Merovíngio deter o conhecimento de que toda causa tem um efeito na vida dos humanos, ele e o Arquiteto ignoraram o fato de que nós não somos seres binários como as máquinas; que nossa vida não é ditada apenas por causas que levam a efeitos. Os humanos possuem uma complexidade de emoções que, naquele momento, ainda não tinha sido compreendida pelas máquinas, fazendo, mais uma vez, uma nova versão da Matrix falhar, com milhões de humanos morrendo por suas mentes recusarem o sistema.

    Com o fracasso, o Merovíngio acabou se desviando de sua função primária, tornando-se um programa rebelde que começou a atuar como uma espécie de traficante de informações. O personagem de Wilson é uma das entidades mais poderosas da Matrix, conseguindo, inclusive, sobrescrever alguns códigos da simulação para assim alterar a realidade - como foi feito na cena da torta em sua primeira aparição. O Merovíngio despreza o Oráculo, seu substituto.

    QUAL É A FUNÇÃO DO ORÁCULO?

    Warner Bros. Pictures

    Se o Arquiteto é o pai da Matrix, o Oráculo certamente pode ser considerado a mãe. Quando a terceira versão da Matrix foi criada, o Oráculo foi a solução que o Arquiteto encontrou para entender de vez os humanos, evitando, assim, que a simulação fosse recusada por nossas mentes. Diferentemente do Merovíngio, o Oráculo entendeu que a base do comportamento humano é pautada pelas escolhas e não pela binariedade causa-efeito.

    Quando o programa Oráculo ajudou na criação da terceira variante da Matrix, agora compreendido pelas máquinas o poder das escolhas, as mentes humanas ligadas ao sistema passaram a aceitar a simulação como real. Vale ressaltar que muitas das decisões tomadas pelos humanos na Matrix são manipuladas pelas máquinas através de variáveis que elas passaram a entender sobre nossa espécie, através de um movimento chamado pelos seres artificiais de "ilusão da escolha". Em resumo, desde que nossas mentes achassem que estamos tomando decisões por nós mesmos, continuariam a aceitar a simulação.

    Outro ponto importante é que existe a percepção de que o Oráculo é capaz de ver o futuro, mas isso não funciona bem assim. O programa não é capaz de ver o futuro propriamente dito, mas sim, prever o que irá acontecer com base nas escolhas das pessoas conectadas à Matrix. Se o Oráculo entende a natureza das escolhas humanas, ele consegue entender as decisões que cada pessoa irá tomar, prevendo, nesse caso, o que irá acontecer.

    Vale ressaltar que essa previsão não é 100% certa, visto que nem mesmo um programa de computador é capaz de entender com absoluta certeza todo o espectro do comportamento humano. Essa imprevisibilidade estaria no chamado 1% que as máquinas aceitaram que não conseguiriam controlar - aqueles humanos que mesmo na melhor versão da simulação, continuariam a recusar a Matrix.

    QUAL É A FUNÇÃO DO ESCOLHIDO?

    Warner Bros. Pictures

    Finalmente, chegamos a um dos personagens que mais geram dúvidas a quem assiste aos longas da franquia. Mas afinal, o Escolhido é um programa? A resposta é sim e não. O avatar do Escolhido, de fato, é um humano - Neo é humano. Contudo, dentro desse avatar, tem inserido, pelas máquinas, propositalmente, um código chamado Programa Prime, que acaba sendo a base dos superpoderes de Neo dentro da Matrix.

    A função do Escolhido, basicamente, é carregar um código que contém todos os bugs da Matrix. Em suma, as máquinas concentram todos esses erros dentro do Escolhido e o guiam, através de programas como o Oráculo (sim, o Oráculo não é 100% bonzinho), com o intuito de o Escolhido retornar à Fonte (lembra do local onde Neo conversa com o Arquiteto?), deletando, assim, o código ao reinseri-lo no sistema. Feito isso, a Matrix é reinicializada, evitando uma possível falha na simulação pelo excesso de bugs. Tal código é exatamente o que permite ao Escolhido perceber o sistema de maneira diferente dos outros humanos, entendo o funcionamento de todo o software.

    Durante a franquia, também é revelado que Neo não é a primeira versão do Escolhido e provavelmente não será a última. Neo acaba sendo diferente por ser a única variante que se recusou a reinserir o código na fonte para que a Matrix fosse reiniciada, através de uma decisão tomada pelo medo de perder Trinity. Apesar de as máquinas preverem que Neo conseguiria chegar à Fonte, elas não contaram com que o amor do Escolhido por Trinity o faria tomar uma decisão egoísta.

    Durante a conversa com o Arquiteto, Neo recebeu a opção de inserir o código no sistema para reiniciá-lo, e, assim, as máquinas deixariam Zion viver; ou recusar e ver as sentinelas destruírem a cidade. Apaixonado por Trinity, Neo escolheu a segunda alternativa, voando, literalmente, em seguida, em direção à amada para salvá-la da morte. Nesse momento, Neo representou aquele 1% que as máquinas não conseguem controlar.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top