Minha conta
    Matrix 4: Twitter do filme tira onda com Facebook após mudança na marca da empresa
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Com o anúncio de Meta, novo nome da controladora do Facebook, fruto de um processo de rebranding, choveram piadas nas redes sociais.

    Mark Zuckerberg anunciou ontem, quinta-feira (28), que a controladora do Facebook, WhatsApp e Instagram passará a se chamar Meta, substituindo a antiga Facebook Inc. A mudança é fruto de um processo de rebranding que a empresa vem passando, em meio a algumas acusações de vazamentos de documentos internos que revelaram o uso de algoritmos que facilitavam a propagação de fake news e uma série de negligência com seus usuários.

    Com o anúncio, uma enxurrada de piadas com o novo nome, e também com a natureza da situação, explodiram nas redes sociais, alguns tirando sarro da empresa e outros aproveitando para fazer marketing de seus produtos. E se os usuários foram ao delírio com as zoações, as grandes companhias não poderiam ficar de fora.

    Warner Bros. diz que Matrix 5 só depende da diretora: “Qualquer hora que ela quiser”

    Quem aproveitou para entrar na onda foi o Twitter de Matrix: Resurrections. Com um tweet parodiando seu próprio pôster promocional, a rede social do filme postou uma imagem com as icônicas pílulas vermelhas e azuis dos filmes Matrix, que foram adotadas pelos fãs como um símbolo de escolha pela libertação e anarquia, em face do controle e opressão. Originalmente, o pôster apresentava o slogan do filme “A escolha é sua”, mas a nova versão irônica adiciona “Agora, com base em eventos reais”, junto à hashtag #Meta, em clara referência às notícias recentes do Facebook. Veja a postagem abaixo:

    O timing do post é cirúrgico exatamente pela proximidade do longa junto às últimas escolhas tomadas pela equipe responsável pelo Facebook. A empresa tem enfrentado diversas críticas nos últimos anos, muito por sua relatada falta de segurança online e permissividade com discursos de ódio. Levando em consideração que Resurrections fala sobre as ansiedades do mundo real, da dominação, invasão de privacidade e simulação da realidade, muitos fãs dos filmes de Keanu Reeves se envolveram em teorias e filosofias sobre a possibilidade da vida como a conhecemos ser uma simulação controlada por um programa de computador — e as notícias recentes apenas aumentaram a discussão.

    Trinity é um programa? Teoria com base no trailer de Matrix 4 pode ter dado pista sobre a personagem

    Vale frisar que o envolvimento de Matrix Resurrections com a recente controvérsia não é nenhuma surpresa. Os longas da franquia Matrix são conhecidos exatamente pelas estratégias de marketing inventivas. Assim como este ano foi lançado um site dedicado ao conteúdo de Resurrections, nos primórdios da internet como conhecemos, em 1999, o site "What Is The Matrix?” já divulgava o conteúdo de Matrix, sendo considerado um dos primeiros exemplos de marketing online do gênero.

    Matrix: Resurrections
    Matrix: Resurrections
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2021 | 2h 28min
    Criador(es): Lana Wachowski
    Com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II
    Usuários
    2,8
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top