Minha conta
    Matrix 4: Você sabia que esse e os outros filmes da franquia Matrix possuem ligação com Alice no País das Maravilhas?
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Recém-lançado, o trailer de Matrix Resurrections dá ainda mais pistas de que a saga de Neo continuará apostando nas referências à Alice in Wonderland.

    Desde o lançamento de seu trailer, o hype em torno da franquia Matrix tem se mantido em alta na internet. Teorias mirabolantesespeculações acerca de Neo e Morpheusdiscussões sobre o que esperar e até um site totalmente interativo passaram a fazer parte do cotidiano dos fãs do filme de Keanu Reeves, aumentando a quantidade de suposições a respeito do longa e tornando mais difícil a espera pela chegada da produção aos cinemas.

    Com a data de lançamento ainda distante, Matrix Resurrections tem estreia prevista para 22 de dezembro, no Brasil, e, assim como seus antecessores, possui alguns elementos em comum com Alice no País das Maravilhas, obra do escritor Lewis Carroll. Desde o Coelho Branco, passando por sua toca, alguns espelhos e até trilha sonora, a realidade simulada das máquinas e a realidade fantástica de Alice se misturam, contando uma história parecida, mas de maneiras diferentes.

    Portanto, pegue seu relógio e prepare o seu chá pois, como diz o gato Cheshire: “Eu não sou louco”. O AdoroCinema irá te mostrar como o livro Alice no País das Maravilhas e o filme Matrix estão conectados. Confira abaixo:

    Matrix 4: Conheça todos os atores novatos que se juntam a Keanu Reeves em Ressurections

    O COELHO BRANCO ESTÁ PRESENTE EM MATRIX

    Provavelmente muitos notaram, mas a tatuagem de Trinity (Carrie-Anne Moss) em Matrix é uma clara referência ao Coelho Branco, personagem icônico da mitologia de Carroll. No longa, enquanto Neo ainda trabalhava como hacker, a frase “Follow the white rabbit” (Siga o coelho branco) aparece em seu computador, levando Neo a seguir Trinity e descobrir a Matrix no processo. Tal cena é uma clara referência ao momento em que Alice segue o Coelho Branco até o País das Maravilhas, nos livros.

    Em mais uma alusão à obra, Morpheus (Laurence Fishburne) chega a dizer que a pílula vermelha mostrará a Neo "até onde vai a toca do coelho".

    Além disso, no trailer de Matrix Resurrections, é possível ver que a personagem de Jessica Henwick também possui a tatuagem em questão. Ela ainda coloca: “Se quer a verdade, Neo, você terá que me seguir”.

    O LIVRO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS APARECE NO TRAILER DE MATRIX RESURRECTIONS

    O famoso livro escrito por Lewis Carroll aparece sobre uma mesa, com a atriz Priyanka Chopra Jonas. A personagem parece ser a versão mais velha de Sati, uma jovem que estava em treinamento para se tornar o Oráculo nos filmes anteriores. Ao que tudo indica, mais uma vez, Neo receberá ajuda do programa para tentar entender seu caminho dentro da simulação. Situação um pouco parecida com a de Alice em sua história.

    A MÚSICA DO TRAILER SE CHAMA WHITE RABBIT

    Se tudo isso não bastasse, a música que toca no trailer de Matrix Resurrections se chama “White Rabbit”, da banda Jefferson Airplane. A curiosidade fica por conta de que um dos membros do grupo era dono de um clube noturno chamado “The Matrix”, em São Francisco, na década de 1960, anos antes do filme sequer pensar em existir. Seria esse um glitch na Matrix?

    OS DOIS FILMES POSSUEM TEMÁTICAS PARECIDAS

    As relações entre as duas obras não param por aí; “Eu não sou louco. É só a minha realidade que é diferente da sua” e “Não posso voltar para o ontem porque lá eu era outra pessoa” são só algumas citações de Alice no País das Maravilhas que encaixariam perfeitamente no contexto da franquia Matrix.

    Em ambas as produções, encontramos um protagonista que está perdido em relação a quem realmente é, recebendo ajuda de guias para descobrir seu verdadeiro eu. Parte da questão da autoimagem dos personagens, em Matrix, é trabalhada através de espelhos, que funcionam, também, como portais, na trama. Vale lembrar que a jornada de Alice possui um outro capítulo, chamado Alice Através do Espelho. Nele, a jovem vive novas aventuras em um mundo invertido situado dentro do espelho. Coincidência?

    Lana e Lilly Wachowski, diretoras da franquia Matrix, assumiram-se como mulheres trans em 2010 e 2016, respectivamente. Desde então, diversas discussões sobre Matrix ser um filme que aborda a aceitação de seu verdadeiro eu, surgiram. A teoria foi confirmada por Lilly em uma entrevista à Netflix, em 2020 — “Fico feliz por descobrirem que essa era nossa intenção original”, disse a diretora.

    E se restam dúvidas sobre sua intenção, uma importante referência pode ser vista no trailer de Resurrections, em um momento quando Neo se enxerga de maneira diferente frente a um espelho.

    Matrix 4: Por que diretora da trilogia original não retornou para o filme?
    Matrix: Resurrections
    Matrix: Resurrections
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2021 | 2h 28min
    Criador(es): Lana Wachowski
    Com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II
    Usuários
    2,8
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top