Minha conta
    O que é falha na Matrix? Entenda a famosa expressão derivada da franquia de Keanu Reeves
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Além de fazer parte de uma das franquias mais famosas do gênero ficção científica, Matrix foi responsável por grandes influências na cultura pop.

    Recentemente, foi divulgado o tão esperado trailer final de Matrix: Resurrections. O quarto episódio da saga de Neo fará sua estreia em solo brasileiro no dia 22 de dezembro, com um longa que promete adicionar ainda mais tramas a uma das maiores franquias de ficção científica da história do cinema — e pode não ser o último, a depender somente da vontade da diretora Lana Wachowski.

    Quem conhece a trilogia sabe que as dúvidas envolvendo os filmes são frequentes. Com um enredo repleto de detalhes minuciosos, a mitologia das irmãs Wachowski apresenta um universo complexo, motivando o AdoroCinema a iniciar a Retrospectiva Matrix, que visa sanar as principais dúvidas a respeito dos filmes passados.

    Se em capítulos anteriores abordamos a função dos principais programas da Matrix e o que de fato aconteceu a Neo ao fim de Revolutions, nesse, vamos lhe explicar o que vem a ser a famigerada “falha na Matrix”, que certamente você já ouviu falar. Confira abaixo:

    Matrix 4: Niobe envelhecida? Quanto tempo depois da última trilogia se passa Resurrections?

    O QUE É FALHA NA MATRIX?

    Se você já assistiu à trilogia ou é navegador assíduo da internet, certamente já ouviu a expressão “falha na Matrix”. O termo teve origem em 1999, com o primeiro longa da franquia. No filme, em uma das cenas, Neo tem um déjà-vu, vendo um gato preto passar duas vezes pelo mesmo local. Nesse momento, seus companheiros entram em estado de alerta e o informam que falhas na Matrix são bugs no sistema, normalmente ocorridos quando as máquinas estão mudando a codificação da simulação para atingir algum objetivo. Dito e feito, instantaneamente, todas as saídas do prédio em que estão são fechadas com tijolos, prendendo Neo e os outros no local enquanto os agentes do sistema estão a caminho para capturá-los.

    O longa ainda explica que aparições como anjos, lobisomens, vampiros, alienígenas e outras não passam de falhas na Matrix, ou seja, erros que o sistema acaba gerando enquanto tenta mudar algum elemento em seu código.

    Na animação Animatrix, é possível assistir um curta totalmente voltado para o tema, chamado Beyond. O conto é um dos melhores episódios da antologia e mostra a história de Yoko, uma jovem que acaba descobrindo uma casa abandonada onde as leis da física funcionam de maneira diferente. A edificação é fruto de uma falha na Matrix, acabando por virar uma espécie de playground para algumas pessoas.

    Matrix: Qual é a ordem para assistir aos filmes, incluindo os curtas?

    FALHA NA MATRIX VIROU MEME

    A tremenda popularidade da franquia fez com que o termo em questão se tornasse meme na internet. Não é incomum nos depararmos, nas redes sociais, threads criadas que debatem possíveis falhas na Matrix em nossa realidade, como objetos que deveriam estar no local mas sumiram sem explicação, luzes acesas sem motivo e relatos sobrenaturais.

    Desde seu nascimento, a franquia das irmãs Wachowski vem influenciando uma gama de filmes, jogos, literatura e até o folclore popular. Ficamos na espera, então, que o próximo capítulo da jornada de Neo mantenha o bom trabalho, apresentando novos momentos icônicos para o imaginário dos aficionados por cinema.

    E aí, você já presenciou alguma falha na Matrix?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top