Minha conta
    Matrix 4: Niobe envelhecida? Quanto tempo depois da última trilogia se passa Resurrections?
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Na segunda-feira, o novo trailer de Matrix: Resurrections entregou uma Niobe envelhecida, levando os fãs a especularem quantos anos se passaram desde o último filme.

    Esta semana, finalmente, foi divulgado o tão esperado trailer final de Matrix: Resurrections. O quarto episódio da saga de Neo fará sua estreia em solo brasileiro no dia 22 de dezembro, com um longa que promete adicionar mais tramas a uma das maiores franquias de ficção científica da história do cinema — e pode não ser o último, dependendo apenas da vontade da diretora Lana Wachowski.

    Com o lançamento do trailer, algumas questões ficaram em aberto, sendo motivo de discussões entre os aficionados da franquia. Um dos principais pontos foi o fato da personagem Niobe, vivida por Jada Pinkett Smith, parecer bastante envelhecida se comparada aos filmes anteriores. Juntando isso à fala de Keanu Reevesque revelou durante a CCXP que o seu personagem também não seria mais tão jovem, especulações a respeito do quão grande foi a passagem de tempo desde Matrix Revolutions começaram a surgir.

    Matrix 4: Por que o trailer entregou uma importante reviravolta no novo filme da franquia?

    Uma das principais dúvidas por parte dos espectadores é a questão de que Niobe e Neo, personagens centrais da trama, tinham idades parecidas na época da última guerra, ao fim de Revolutions. Dito isso, acaba não fazendo muito sentido a personagem de Jada ter envelhecido tão mais que o de Reeves, criando uma grande diferença etária entre os dois.

    Tal discrepância nas idades leva-nos a especular que alguns humanos, como Neo e Trinity, por estarem reconectados à Matrix, não sofreram tanto com o efeito do tempo, visto que seus corpos reais estão em pleno descanso, mergulhados em água, dentro daqueles famigerados casulos biomecânicos criados pelas máquinas.

    Outro ponto válido é que, se considerarmos que décadas se passaram desde Revolutions — talvez uns 50 anos — o personagem de Morpheus, que já era mais velho que o de Neo, provavelmente já está morto; ou de causas naturais, ou por consequência de uma nova guerra contra as máquinas. Essa teoria vai de encontro ao que o ator Yahya Abdul-Mateen II disse em uma de suas entrevistas — seu Morpheus não é o mesmo da trilogia passada.

    Além disso, corroborando a teoria está o fato de que, durante o último trailer, em uma cena que mostra Neo conversando com Niobe fora da Matrix, a personagem o informa que a guerra devastou Zion novamente, sugerindo que Morpheus pode ter morrido nas batalhas há algum tempo. Será?

    Essas e outras teorias, provavelmente, só teremos a confirmação ao fim de dezembro, com o lançamento do longa. Próximo ao Natal, podemos considerar a produção um presente da diretora Lana para nós, meros mortais. Até lá, continuaremos apenas a especular.

    Matrix 4: Novo trailer esconde um easter egg que quase ninguém percebeu; confira
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top