Minha conta
    Matrix e 6 outros filmes com temática cyberpunk que irão explodir sua cabeça
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Produções como Matrix, Blade Runner e O Quinto Elemento tiveram grande importância para ajudar a estabelecer o sub gênero cyberpunk nos cinemas.

    Um dos filmes mais esperados de 2021Matrix: Resurrections está próximo de seu lançamento. Com estreia marcada para 22 de dezembro de 2021, a saga de Neo logo ganhará mais um capítulo, dando continuidade à história iniciada em 1999, com o longa Matrix. Produção que marcou época, até hoje, a franquia é responsável por influenciar outros grandes títulos do gênero ficção científica, principalmente, quando falamos sobre o sub gênero cyberpunk.

    Matrix: Resurrections: O que esperar do novo filme da franquia de Keanu Reeves?

    Mas afinal o que é cyberpunk? A temática em questão é um subgênero da ficção científica conhecido pelo foco na mistura de alta tecnologia e baixa qualidade de vida. Normalmente estabelecidas em futuros distópicos, as produções cyberpunks costumam explorar sociedades com estética futurista, apresentando grande quantidade de fios elétricos em suas ambientações, assim como prédios altos, luzes neon, muitas telas e máquinas voadoras. Através da mescla de tecnologia avançada e governos tiranos, tal subgênero, normalmente, apresenta críticas à sociedade de consumo, através de produções no universo dos filmes, séries e livros.

    E para você ficar por dentro, o AdoroCinema preparou uma lista com grandes nomes do cyberpunk nos cinemas. Confira abaixo:

    BLADE RUNNER

    Exemplo perfeito, Blade Runner apresenta todos os elementos que uma boa mídia cyberpunk tem direito. Um dos filmes mais simbólicos de todos os tempos, o longa dirigido pelo gênio da ficção científica, Ridley Scott, ganhou uma continuação — tão boa quanto o primeiro — chamada Blade Runner 2049, e dirigida por Denis Villeneuve.

    Na trama, no início do século XXI, uma grande corporação desenvolve androides que são mais fortes e ágeis que o ser humano, se equiparando em inteligência. Conhecidos como replicantes, essas máquinas são utilizadas como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Quando um grupo de replicantes mais evoluídos provoca um motim em uma colônia fora da Terra, tal incidente faz com que os replicantes sejam considerados ilegais, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar os replicantes foragidos, encontrados em nosso planeta.

    Blade Runner, o Caçador de Andróides
    Blade Runner, o Caçador de Andróides
    Data de lançamento 26 de julho de 1982 | 1h 57min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Max

    GHOST IN THE SHELL

    Animação japonesa aclamada, Ghost in The Shell apresenta enredo onde o mundo se tornou um local altamente informatizado, a ponto dos seres humanos poderem acessar extensas redes de informações com seus cérebros eletrônicos. A agente cibernética Major Motoko é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, combatente do crime. Motoko foi tão modificada que quase todo seu corpo tornou-se robótico. O governo informa ao grupo de que o famoso hacker conhecido como "Mestre das Marionetes", especialista em invadir e controlar o cérebro das pessoas, está no Japão. Agora, Motoko e sua equipe terão que caçar esse criminoso, envolvendo-se em uma rede de conspirações que atinge interesses da alta cúpula política.

    Vale lembrar que, em 2017, a animação ganhou um live-action chamado A Vigilante do Amanhã, protagonizado pela atriz Scarlett Johansson. Além de ser um fracasso perante a crítica especializada, o longa ainda foi criticado por ter chamado Johansson para o papel principal, sendo acusado de whitewashing — termo utilizado quando os estúdios escolhem pessoas brancas para o papel de outras etnias.

    Ghost in the Shell - O Fantasma do Futuro
    Ghost in the Shell - O Fantasma do Futuro
    Data de lançamento 19 de julho de 1996 | 1h 23min
    Criador(es): Mamoru Oshii
    Com Atsuko Tanaka, Akio Ôtsuka, Tamio Ôki
    Usuários
    4,1
    Akira: 30 anos depois, clássico que mudou o status da animação japonesa segue impactante

    MINORITY REPORT - A NOVA LEI

    Estrelado por Tom CruiseMinority Report foi considerado um dos filmes mais inovadores de 2002. Apesar do longa diferir um pouco dos outros no quesito da ambientação cenográfica, o longa apresenta uma interessante crítica à tecnologia, representando um excelente título dentro do universo cyberpunk.

    No filme, não há crimes em Washington D.C. há seis anos, graças à impressionante tecnologia que identifica assassinatos antes que eles possam acontecer. Quando o próprio chefe da divisão Pré-Crime é acusado de um futuro assassinato, ele tem apenas 36 horas para descobrir como isso poderá acontecer, ao mesmo tempo em que precisa fugir da polícia, sendo vítima do sistema perfeito que ele ajudou a estabelecer.

    Minority Report - A Nova Lei
    Minority Report - A Nova Lei
    Data de lançamento 2 de agosto de 2002 | 2h 25min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Tom Cruise, Kathryn Morris, Colin Farrell
    Usuários
    4,3
    Assista agora em MGM

    OS 12 MACACOS

    Os 12 Macacos, definitivamente, é um daqueles filmes feitos para fundir sua cabeça. Com grande elenco, este clássico dos anos 1990 traz às telas nomes como Brad PittBruce WillisMadeleine Stowe e Christopher Plummer, em um dos longas de ficção científica mais icônicos do cinema. Recentemente, o filme foi adaptado para uma série, em produção para o canal SyFy.

    Na trama, no ano de 2035, James Cole aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar um mistério envolvendo um vírus mortal que atacou grande parte da população mundial. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar a sua sanidade para a médica Kathryn Railly, sua única esperança de mudar o futuro e salvar a humanidade.

    Os 12 Macacos
    Os 12 Macacos
    Data de lançamento 22 de março de 1996 | 2h 10min
    Criador(es): Terry Gilliam
    Com Bruce Willis, Madeleine Stowe, Christopher Plummer
    Usuários
    4,0
    Assista agora

    O QUINTO ELEMENTO

    Mais um filme com Bruce Willis, O Quinto Elemento é um clássico que, gostando ou não do gênero, todos precisam ver. No elenco também estão Gary OldmanIan Holm e Milla Jovovich.

    No século XXIII, um motorista de táxi de Nova York se envolve em uma aventura na qual precisa deter um ser demoníaco que percorre a galáxia a cada 5000 anos. Se nada for feito, a Terra será destruída. Tentando evitar o pior, ele precisa encontrar 4 pedras antigas, representando os elementos, e colocá-las em volta de uma bela mulher, que simboliza o quinto elemento.

    O Quinto Elemento
    O Quinto Elemento
    Data de lançamento 23 de maio de 1997 | 2h 06min
    Criador(es): Luc Besson
    Com Bruce Willis, Milla Jovovich, Gary Oldman
    Usuários
    4,3

    O HOMEM DUPLO

    Longa-metragem que pode ser definido como uma animação filmada, por conta do processo de rotoscopia que a produção passou após sua filmagem, O Homem Duplo (A Scanner Darkly, no original) é uma adaptação do livro de mesmo nome do renomado autor Philip K. Dick, um dos mestres da ficção científica. Protagonizado por Keanu ReevesWinona Ryder e Robert Downey Jr., o longa é um dos grandes expoentes do cyberpunk nas grandes telas.

    Em um futuro próximo, a guerra do governo norte-americano contra as drogas se juntou à guerra ao terror. Em uma sociedade cada vez mais policiada, foi desenvolvido um novo sistema de disfarce, sob o qual trabalha o policial Bob Arctor. Enquanto investiga seus amigos mais próximos, ele acaba recebendo ordens para investigar sua própria vida, embarcando em um estranho pesadelo, no qual identidade e lealdade não parecem mais ter um sentido claro.

    O Homem Duplo
    O Homem Duplo
    Data de lançamento 2 de fevereiro de 2007 | 1h 40min
    Criador(es): Richard Linklater
    Com Keanu Reeves, Winona Ryder, Robert Downey Jr.
    Usuários
    3,1
    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top