Minha conta
    Oscar 2021: 7 artistas negros que fizeram história na premiação

    A Academia, que realiza sua próxima cerimônia neste domingo (25/04), demorou anos para indicar e premiar profissionais negros em suas categorias principais.

    Não é novidade nenhuma que o Oscar vem passando por transformações para aumentar a representatividade nas produções indicadas – sobretudo a racial. Afinal, mulheres e homens negros só levaram a estatueta 44 vezes em 92 edições. Essa falta de diversidade nos projetos contemplados pela premiação já foi, inclusive, criticada por astros como Samuel L. Jackson, que, em 1995, concorreu a melhor ator coadjuvante por Pulp Fiction. E o protesto também veio de dentro: em 2016, a então presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, lamentou a ausência de atores não-brancos na disputa, prometendo mudanças.

    O caminho para a inclusão é tão longo quanto polêmico, mas o Oscar parece ter avançado um pouco no combate ao racismo. A cerimônia de 2021, que acontece neste domingo (25/04), conta com uma presença maior de negros entre os concorrentes. Inclusive, o favorito ao prêmio de melhor ator é ninguém menos que Chadwick Boseman. Não à toa, sua performance em A Voz Suprema do Blues fez dele o primeiro homem afro-americano a receber uma indicação póstuma.

    Assim, para celebrar o trabalho e a luta daqueles que se tornaram desbravadores das telonas, o AdoroCinema listou 7 artistas negros que fizeram história na premiação do Oscar.

    Oscar 2021 tem Chadwick Boseman e atores coreanos entre os indicados. Confira a lista completa

    VIOLA DAVIS

    O ano de 2021 trouxe um recorde para Viola Davis: ela virou a atriz negra mais indicada ao Oscar. Ela já concorrera uma vez como protagonista (Histórias Cruzadas, em 2011) e outras duas como coadjuvante (Dúvida, em 2008; e Um Limite entre Nós, em 2016). Viola conquistou o prêmio por este último filme, no qual contracenou com o igualmente oscarizado Denzel Washington. Por sua atuação em A Voz Suprema do Blues, ela agora disputa na categoria de Melhor Atriz e pode, enfim, ganhar seu tão merecido reconhecimento.

    Oscar 2021: O que significa a diversidade de indicados neste ano?

    JORDAN PEELE

    Jordan Peele é outro que desafiou as estatísticas da maior premiação do cinema. Em 2018, ele se consagrou como o primeiro cineasta negro a ganhar o Oscar de Melhor Roteiro Original, além de ter sido indicado a Melhor Diretor e Melhor Filme por Corra! (com Daniel Kaluuya, que agora concorre a ator coadjuvante por Judas e o Messias Negro). No ano seguinte, Peele voltou a aparecer no Oscar como produtor de Infiltrado na Klan, que perdeu na categoria principal para Green Book - O Guia.

    Jordan Peele, diretor de Corra!, tem grande importância no protagonismo negro no cinema

    HATTIE MCDANIEL

    A história de Hattie McDaniel é lembrada até hoje e, inclusive, apareceu em séries como Hollywood na Netflix. Primeira pessoa negra a vencer o Oscar, ela conseguiu desbancar suas concorrentes a Melhor Atriz Coadjuvante em 1940, graças a sua performance no clássico e ao mesmo tempo controverso filme … E o Vento Levou. Mas Hattie acabou barrada do hotel onde acontecia a premiação e teve de ficar em um espaço segregado, longe dos artistas brancos. Mesmo com todo o racismo e ofensa que sofreu, Hattie disse que ganhar o Oscar foi "um dos momentos mais felizes" de sua vida.

    HALLE BERRY

    O Oscar demorou 74 edições para premiar uma mulher negra como Melhor Atriz. Naquele ano de 2002, quem arrebatou a estatueta foi Halle Berry, indicada por A Última Ceia (com Heath Ledger, dono de um Oscar póstumo por Batman - O Cavaleiro das Trevas). Entre suas concorrentes estavam Judi Dench, Nicole Kidman e Renée Zellweger – todas já oscarizadas. Quase 20 anos se passaram, e, desde então, nenhuma artista negra venceu mais na categoria principal.

    Aquecimento Oscar 2021: Confira os discursos mais memoráveis de vencedores da premiação

    DENZEL WASHINGTON

    Ao lado de Viola Davis, Denzel Washington ocupa o posto de ator negro com mais indicações ao Oscar. Foram oito vezes no total: seis como protagonista (com uma vitória por Dia de Treinamento, em 2002) e duas como coadjuvante (com uma vitória por Tempo de Glória, em 1990). Ele se tornou o primeiro e único homem afro-americano a ganhar nas duas categorias, além de bater o recorde ao participar da competição por dois anos seguidos. Tanto em 2017 quanto em 2018, Denzel disputou o troféu de Melhor Ator por seu desempenho em Um Limite entre Nós e Roman J. Israel.

    SIDNEY POITIER

    Hoje aos 94 anos, Sidney Poitier entrou para a história da Academia como o primeiro homem negro a levar o Oscar de Melhor Ator. O status veio em 1964, quando Poitier foi agraciado por sua atuação em Uma Voz nas Sombras. Mas ele já disputara a mesma categoria em 1958, por seu papel em Acorrentados. Em 2002, cerca de 40 anos depois de sua única vitória, Poitier recebeu o Oscar Honorário pelo conjunto da obra. O prêmio foi entregue por ninguém menos que Denzel Washington.

    JOHN SINGLETON

    John Singleton não poderia ficar fora dessa lista. Em 1992, ele se eternizou como o primeiro homem negro (e a pessoa mais jovem) indicado ao Oscar de Melhor Diretor. Por seu filme Os Donos da Rua, Singleton também concorreu a Melhor Roteiro Original. E os êxitos não param por aí: o longa-metragem, que marcou sua estreia na direção, foi responsável por lançar nomes como o de Cuba Gooding Jr. e Regina King – ambos oscarizados por seus papéis coadjuvantes em Jerry Maguire - A Grande Virada e Se a Rua Beale Falasse, respectivamente.

    Morre John Singleton, diretor de Os Donos da Rua e + Velozes + Furiosos

    A transmissão do Oscar vai acontecer no dia 25 de abril, e você pode conferir a cobertura completa do AdoroCinema tanto aqui no site quanto em nossas redes sociais. Vamos ter uma live especial, com nossos repórteres Amanda Brandão, Ygor Palopoli e Kalel Adolfo comentando tudo sobre a premiação ao vivo, a partir das 20h45. Assista pelo Youtube, InstagramFacebook ou Twitter.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top