Argo leva o Oscar de melhor filme! Confira a lista completa dos premiados

De AdoroCinema ▪ segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 - 02h40

Filme dirigido por Ben Affleck leva três estatuetas para casa, enquanto que As Aventuras de Pi surpreende e vence em quatro categorias.

por Francisco Russo


Um Oscar para guardar na memória, com expectativas confirmadas mas também algumas surpresas de cair o queixo. E sem um grande vencedor, daqueles que abocanham a grande maioria das estatuetas douradas, deixando migalhas para os demais concorrentes. Oito dos nove indicados ao Oscar de melhor filme foram premiados, o que demonstra que a cerimônia de 2013 foi bastante diversificada.

Como era esperado, Argo levou o prêmio de melhor filme. Faturou ainda mais duas categorias, roteiro adaptado e montagem. Em número de estatuetas, igualou Os Miseráveis (atriz coadjuvante, cabelo & maquiagem e mixagem de som). Entretanto, em números absolutos, ambos foram derrotados por As Aventuras de Pi, que venceu em quatro categorias (direção, efeitos especiais, fotografia e trilha sonora).

Se algumas categorias eram barbada, como as vitórias de Daniel Day-Lewis (melhor ator por Lincoln) e Anne Hathaway (melhor atriz coadjuvante por Os Miseráveis), o Oscar 2013 surpreendeu ao entregar o prêmio de melhor diretor para Ang Lee, ao invés do cotadíssimo Steven Spielberg. Além disto, pela terceira vez na história da premiação houve um empate (as demais foram em 1932 e 1969). A Hora Mais Escura e 007 - Operação Skyfall dividiram o prêmio de melhor edição de som.

Confira logo abaixo a relação completa dos premiados no Oscar 2013.

Melhor Filme
Argo

Melhor Diretor
Ang Lee (As Aventuras de Pi)

Melhor Ator
Daniel Day-Lewis (Lincoln)

Melhor Atriz
Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)

Melhor Ator Coadjuvante
Christoph Waltz (Django Livre)

Melhor Atriz Coadjuvante
Anne Hathaway (Os Miseráveis)

Melhor Roteiro Original
Quentin Tarantino (Django Livre)

Melhor Roteiro Adaptado
Chris Terrio (Argo)

Melhor Filme de Animação
Valente

Melhor Filme Estrangeiro
Amor

Melhor Documentário
Procurando Sugar Man

Melhor Fotografia
As Aventuras de Pi

Melhor Trilha Sonora
As Aventuras de Pi

Melhor Canção Original
"Skyfall" (007 - Operação Skyfall)

Melhor Figurino
Anna Karenina

Melhor Montagem
Argo

Melhor Cabelo & Maquiagem
Os Miseráveis

Melhor Direção de Arte
Lincoln

Melhor Mixagem de Som
Os Miseráveis

Melhor Edição de Som
A Hora Mais Escura e 007 - Operação Skyfall

Melhores Efeitos Especiais
As Aventuras de Pi

Melhor Curta-metragem
Curfew

Melhor Curta-metragem - Documentário
Inocente

Melhor Curta-metragem - Animação
Paperman


LEIA MAIS:

Matérias especiais
Oscar 2013: Quem você acha que vai levar?
30 momentos inesquecíveis da história do Oscar

Notícias
Oscar: Saiba onde você pode assistir à premiação
Oscar 2013: Saibe quem deve ganhar (e quem deveria) na premiação
Oscar 2013: Vídeo revela os 84 vencedores de melhor filme
Atores e filmes esnobados pelo Oscar 2013 ganham vídeo homenagem
Academia organiza almoço dos indicados ao Oscar 2013. Confira a galeria de fotos!
Oscar 2013: Confira a lista completa de apresentadores
Adele irá cantar tema de 007 - Operação Skyfall na cerimônia do Oscar
Confira o cartaz do Oscar 2013


Notícias com a participação dos leitores nas pesquisas Oscar 2013 no AdoroCinema
Lincoln é a escolha na categoria Melhor Filme
Steven Spielberg já ganhou a estatueta de Melhor Diretor
Jennifer Lawrence "vence" na categoria Melhor Atriz
A estatueta de Melhor Ator é de Daniel Day-Lewis
Leitores "definem" Anne Hathaway como Melhor Atriz Coadjuvante
Tommy Lee Jones e Christoph Waltz são favoritos para Melhor Ator Coadjuvante
Quentin Tarantino é o favorito para levar Melhor Roteiro Original
Melhor Roteiro Adaptado divide leitores entre As Aventuras de Pi e Lincoln
Tem briga boa na categoria Melhor Animação
Melhor Canção Original tem "vencedor" nada secreto
Massacre "dramático" em Melhor Filme Estrangeiro

Ver comentários

Comentários

  • Estevan CM

    O OSCAR novamente deixa de lado super produções. ARGO não é um filme ruim, mas também não é o melhor. Lincoln estava muito a frente. Mas num todo a cerimonia foi boa, com belas apresentações mas o apresentador da noite deixou a desejar, com piadas fracas e muito inconvenientes. Mas foi um dos melhores dos últimos tempos, com muitos filmes bons na disputa e cada categoria com um suspense sobre quem seria o vencedor. Parabéns a Academia por um bela noite de gala!

  • victorsc

    Acho que a premiação desse ano foi uma grande partilha. Cada filme recebeu seu reconhecimento, uns mais do que outros, mas ainda foi o suficiente para não deixar ninguém fora. Eu queria saber se aqueles que desmerecem a estatueta dada a Jennifer Lawrence assistiram o filme. Pode não ter sido a melhor atuação de todos os tempos, mas ela fez por de merecer, caso contrário não teria nem sido indicada. Daniel Day-Lewis, Christopher Waltz e Quentin Tarantino foram os melhores prémios entregues na minha opinião. E queria ter visto Lincoln vencer e mais categorias, principalmente nas de melhor diretor e filme, não invalidando o trabalho do Ang Lee nem o filme Argo, que honraram suas conquistas.

  • Elvira A.

    A premiação, de modo geral, foi justa. Daniel Day-Lewis foi justamente ovacionado. Gostei dos prêmios dados a "As Aventuras de Pi", especialmente para o diretor Ang Lee. O filme é lindo. Lamentei a não-premiação de Emanuelle Riva, por "Amor". E a não inclusão do emocionante "Intocáveis" como melhor filme estrangeiro. Boa homenagem aos 50 anos da série "James Bond" e foi ótimo rever Barbra Streisand.

  • Eduardo Henrique

    A premiação foi justa. Sinceramente eu acho que o Oscar deste ano pecou em premiar As Aventuras de Pi como melhor trilha sonora (Skyfall é tem uma trilha sonora mais trabalhada), Jennifer Lawrence não merecia ser premiada (haviam atrizes que atuaram melhor ali que estavam concorrendo com ela) e, em melhor animação que premiaram Valente (Detona Ralph é bem melhor), estes três prêmios foram injustos. Fora isto os outros premiados mereceram suas devidas estatuetas... A produção de Argo, Ang Lee, Daniel Day-Lewis, Anne Hatawhay, Cristoph Waltz, Tarantino (enfim Tarantino levou o premio que já era para ser dado a muito tempo) e Adele. Então foi uma bela festa do cinema.

  • Paty A.

    Argo levou o de melhor filme!mais que merecido, o filme é uma maravilha.....um dos melhores que já assisti no quesito criatividade e na abordagem historica, que foi fiel ao relato dado pela cia aoperação de resgate dos réfens.Uhuuuuu!!!

  • Anne I.

    indomavel sonhadora nao ganhou nenhum :(

  • Pedro P.

    E o Hobbit? Nenhuma estatueta. Merecia no mínimo três.

  • J?nior S.

    Mas que raiva! Esses nerds até hoje reclamando de O Hobbit não ter ganhado nada! Será que eles não entendem que não é a mesma coisa da época de O Senhor dos Anéis?! O Hobbit é um filme narrativamente problemático e arrastado e não merecia indicações nas categorias principais. Parem de reclama!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Antonio de Paula Rocha Lima

    Pelo visto a Academia não gosta mesmo de Steven Spielberg. Lincoln é bem melhor do que Argo. O filme de Ben Affleck é apenas um filme comum de sequestro igual a tantos que Hollywood tem lançado nos últimos anos. Chamou a atenção pelo fato de narrar um episódio que envolveu os EUA e o regime teocrático instalado no Irã, mas o fato é visto no filme de forma confusa e com pouca imaginação.