Oscar 2013: Saiba quem deve ganhar (e quem deveria) na premiação

De AdoroCinema ▪ sábado, 23 de fevereiro de 2013 - 08h40

A equipe do AdoroCinema dá os seus palpites sobre os possíveis ganhadores do Oscar 2013 e ainda revela para quem está torcendo.

por Francisco Russo

A proximidade do Oscar sempre mexe com o público cinéfilo. Qual é o melhor filme? Quem vai ganhar? Mas merecia mesmo? Por que foi premiado? Estas e outras perguntas sempre rondam a cerimônia de premiação, que, por mais que agrade uns e desagrade outros, continua sendo o maior evento da sétima arte na atualidade.

A equipe do AdoroCinema se reuniu para trazer a você uma análise, baseada nas movimentações do mercado e de outras premiações, sobre quem deve levar para casa a cobiçada estatueta dourada nas principais categorias. De quebra, ainda revelamos o palpite pessoal de cada editor. Confira abaixo, confirme ao longo da cerimônia e divirta-se!


Melhor Filme

Indicados: Amor / Argo / As Aventuras de Pi / Django Livre / A Hora Mais Escura / Indomável Sonhadora / O Lado Bom da Vida / Lincoln / Os Miseráveis

Quem deve ganhar: Argo

O filme dirigido e estrelado por Ben Affleck vem sendo um verdadeiro arrasa-quarteirão: ganhou o Globo de Ouro, o BAFTA e os prêmios dos sindicatos de diretores, produtores e atores. Ou seja, é o grande favorito, apesar da forte campanha nos bastidores feita pela Fox para Lincoln e pelos irmãos Harvey e Bob Weinstein.

Entre os editores do AdoroCinema, os votos ficaram divididos. Francisco Russo apoia a vitória de Argo, enquanto Roberto Cunha considera Indomável Sonhadora o melhor filme. Já Bruno Carmelo torce por Tarantino e seu Django Livre.




Melhor Diretor

Indicados: Ang Lee (As Aventuras de Pi) / Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora) / David O. Russell (O Lado Bom da Vida) / Michael Haneke (Amor) / Steven Spielberg (Lincoln)

Quem deve ganhar: Steven Spielberg

Esta talvez seja a categoria mais indefinida de todas, já que Ben Affleck, diretor de Argo, não foi indicado. Como ele faturou a maioria dos prêmios (entre eles o Globo de Ouro, o BAFTA e o sindicato de diretores), fica difícil apontar quem seria o favorito numa disputa sem sua presença. Entretanto, pela importância para Hollywood e a força de Abraham Lincoln na história americana, a aposta é que Spielberg levará para casa sua terceira estatueta dourada (ele já ganhou por A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan).

Os editores do AdoroCinema concordam num ponto: Spielberg não merece levar o Oscar de melhor direção. Francisco Russo e Bruno Carmelo estão na torcida por Michael Haneke, enquanto Roberto Cunha considera Benh Zeitlin o melhor entre os indicados.




Melhor Ator

Indicados: Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida) / Daniel Day-Lewis (Lincoln) / Denzel Washington (O Voo) / Hugh Jackman (Os Miseráveis) / Joaquin Phoenix (O Mestre)

Quem deve ganhar: Daniel Day-Lewis

A interpretação de Daniel Day-Lewis como Abraham Lincoln é daquelas performances que se tornaram unanimidade no meio das premiações. Afinal de contas, ele levou para casa o Globo de Ouro, o BAFTA e o prêmio do sindicato dos atores - e nenhum de seus oponentes aparenta ter força suficiente para uma surpresa. Caso ganhe, será o terceiro Oscar do ator (ele levou por Meu Pé Esquerdo e Sangue Negro).

Apesar da boa caracterização, a performance de Day-Lewis não conquistou os editores do AdoroCinema. Roberto Cunha torce pela vitória de Denzel Washington, enquanto Bruno Carmelo e Francisco Russo consideram Joaquin Phoenix o melhor candidato.




Melhor Atriz

Indicadas: Emmanuelle Riva (Amor) / Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida) / Jessica Chastain (A Hora Mais Escura) / Naomi Watts (O Impossível) / Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora)

Quem deve ganhar: Jennifer Lawrence

A estrela da série Jogos Vorazes é a nova queridinha de Hollywood. Com os irmãos Weinstein fazendo forte campanha a seu favor, ela já faturou o Globo de Ouro e o prêmio do sindicato dos atores. Quem corre por fora é Jessica Chastain, com menos chances.

Mais uma vez, os editores do AdoroCinema divergiram entre seus favoritos. Bruno Carmelo considera que Naomi Watts teve a melhor atuação, enquanto que Roberto Cunha prefere a pequena Quvenzhané Wallis. Já Francisco Russo acha que a melhor atuação é de Jennifer Lawrence.




Melhor Ator Coadjuvante

Indicados: Alan Arkin (Argo) / Christoph Waltz (Django Livre) / Philip Seymour Hoffman (O Mestre) / Robert De Niro (O Lado Bom da Vida) / Tommy Lee Jones (Lincoln)

Quem deve ganhar: Tommy Lee Jones

Após ganhar o prêmio do sindicato dos atores, Tommy Lee Jones assumiu um ligeiro favoritismo nesta que é uma das categorias mais parelhas deste ano. Vale lembrar que Christoph Waltz ganhou o Globo de Ouro e o BAFTA, ou seja, não pode ser considerado fora do páreo.

Christoph Waltz é o preferido de Bruno Carmelo para levar seu segundo Oscar (ele ganhou por Bastardos Inglórios). Roberto Cunha torce por Alan Arkin, enquanto Francisco Russo prefere a performance de Philip Seymour Hoffman.




Melhor Atriz Coadjuvante

Indicadas: Amy Adams (O Mestre) / Anne Hathaway (Os Miseráveis) / Helen Hunt (As Sessões) / Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida) / Sally Field (Lincoln)

Quem deve ganhar: Anne Hathaway

Após levar o Globo de Ouro, o BAFTA e o prêmio do sindicato de atores, Anna Hathaway é franca favorita para o prêmio.

Roberto Cunha e Francisco Russo assinam embaixo e também consideram que Anne Hathaway seja merecedora de seu primeiro Oscar. Já Bruno Carmelo votaria em Amy Adams.




Melhor Filme de Animação

Indicados: Detona Ralph / Frankenweenie / ParaNorman / Piratas Pirados! / Valente

Quem deve ganhar: Valente

A excelência técnica de Valente e a grife Pixar devem valer ao estúdio mais um Oscar na categoria de melhor filme de animação.

Entre os editores do AdoroCinema, apenas Bruno Carmelo concorda com o prêmio para Valente. Tanto Francisco Russo quanto Roberto Cunha votariam, sem pensar duas vezes, em Detona Ralph.




Melhor Filme Estrangeiro

Indicados: O Amante da Rainha / Amor / Expedição Kon Tiki / A Feiticeira da Guerra / No

Quem deve ganhar: Amor

Michael Haneke foi vítima de uma das maiores zebras dos últimos anos no Oscar, ao ver seu A Fita Branca perder a categoria de melhor filme estrangeiro para O Segredo dos Seus Olhos. Em parte por sentimento de culpa, mas também por Amor ter sido indicado nas categorias de melhor filme e melhor diretor, a aposta é que, desta vez, Haneke leva sua estatueta para casa.

Com dois dos indicados ainda inéditos nos cinemas brasileiros, nenhum dos editores do AdoroCinema pôde assistir todos os candidatos da categoria. Sem considerar Expedição Kon Tiki e A Feiticeira da Guerra, Francisco Russo e Bruno Carmelo votariam em No. Roberto Cunha preferiu não votar nesta categoria.




Melhor Roteiro Original

Indicados: Amor / Django Livre / A Hora Mais Escura / Moonrise Kingdom / O Voo

Quem deve ganhar: Django Livre

Quentin Tarantino pode ganhar seu segundo Oscar nesta categoria, pela qual já venceu por Pulp Fiction. Ele foi premiado tanto no Globo de Ouro quanto no BAFTA, mas sequer foi indicado no prêmio do sindicato dos roteiristas. Tudo porque não é filiado a alguma associação de roteiristas, o que automaticamente o eliminou da disputa. Mark Boal, de A Hora Mais Escura, surge como principal oponente, mas a polêmica em torno das cenas de tortura do filme pode atrapalhar.

Pela primeira vez nesta apuração informal, os editores do AdoroCinema concordaram em um favorito: Quentin Tarantino e seu Django Livre.




Melhor Roteiro Adaptado

Indicados: Argo / As Aventuras de Pi / Indomável Sonhadora / O Lado Bom da Vida / Lincoln

Quem deve ganhar: Argo

Chris Terrio levou o prêmio do sindicato dos roteiristas, que teve praticamente os mesmos indicados (a única diferença foi que As Vantagens de Ser Invisível estava indicado no lugar de Indomável Sonhadora). É o favorito, mas é bom não subestimar a força dos irmãos Weinstein nos bastidores para que David O. Russell (O Lado Bom da Vida) saia vitorioso.

Mais uma vez, unanimidade entre os editores. Roberto Cunha, Francisco Russo e Bruno Carmelo votariam no roteiro de Argo.


LEIA MAIS:
Oscar 2013: Quem você acha que vai levar?
30 momentos inesquecíveis da história do Oscar
Oscar 2013: Saiba onde você pode assistir a premiação
Oscar 2013: Vídeo revela os 84 vencedores de melhor filme
Academia organiza almoço dos indicados ao Oscar 2013. Confira galeria de fotos!
Oscar 2013: Confira a lista completa de indicados

Ver comentários

Comentários

  • DidoM

    Vim dar os meus palpites tbm....concordo com todos que os editores dizem que devem ganhar menos com Ator Coadjuvante pois acredito que fique com Christoph Waltz! 
    Aqueles que eu gostaria que ganhasse são:
    Melhor filme: Argo
    Melhor diretor: Ang Lee
    Ator: Daniel Day-Lewis
    Atriz: Emmanuelle Riva
    Ator Coadjuvante: Christoph Waltz
    Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway
    Animação: não assisti nenhuma
    Estrangeiro: Amor
    Roteiro Original: Django Livre
    Adaptado: Argo

  • J?lio C.

    Concordo com a maioria das opiniões dos editores, mas na categoria de filme estrangeiro gostaria que Amor fosse contemplado.
    Aqui estão os meus favoritos:
    Melhor Filme: Qualquer seja o filme que ganhar ficarei feliz, já que gostei de todos
    Melhor Direção: Steven Spielberg (Lincoln)
    Melhor Ator: Daniel Day- Lewis (Lincoln)
    Melhor Atriz: Emanuelle Riva (Amor) ou Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
    Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz (Django Livre)
    Melhor Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway (Os Miseráveis)
    Melhor Animação: Frankenweenie
    Melhor Estrangeiro: Amor
    Melhor Roteiro Original: Adorei o roteiro de Django Livre e ficarei feliz se ganhar, mas o meu favorito é Moonrise Kingdom (embora esteja enfraquecido nas premiações)
    Melhor Roteiro Adaptado: Lincoln 

  • EquipeAdoroCinema

    Eduardo P. , a Equipe do site fica amarradona de saber que você curtiu bastante "Amor", mas por favor, não pense que a gente não gostou do filme. Apostamos na vitória dele, mas como foi explicado, não foi possível ver todos os filmes e fica difícil dar uma opinião. Foi mais por isso, valeu? Super obrigado por sua participação e que vença o "Amor" e vc possa comemorar! \o/

  • Isabela.

    Valente, sério? '-'