Minha conta
    Matrix 4: Entenda quem é The Analyst, personagem interpretado por Neil Patrick Harris
    23 de dez. de 2021 às 14:00
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Também chamado de O Analista, o personagem de Harris é mais um dos novos rostos de Matrix: Resurrections.

    ATENÇÃO! ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS.

    Um dos blockbusters mais aguardados deste ano, finalmente, fez sua estreia em cinemas de todo o mundo. Ontem (22), Matrix: Resurrections trouxe mais uma vez, às grandes telas, Neo (Keanu Reeves), Trinity (Carrie-Anne Moss) e outros personagens icônicos da franquia, revivendo a complexa mitologia criada pelas irmãs Wachowski — que desta vez, conta apenas com a direção de Lana.

    Matrix: Resurrections
    Matrix: Resurrections
    Data de lançamento 22 de dezembro de 2021 | 2h 28min
    Criador(es): Lana Wachowski
    Com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II
    Usuários
    2,8
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em HBO Max

    Após diversas teorias, algumas entrevistas, materiais divulgados e um site totalmente interativo, o longa vem arrancando elogios da crítica especializada, consagrando mais um capítulo da saga. Apresentando um enredo que retrocede a momentos da trilogia anterior, ao mesmo tempo em que acrescenta novos ingredientes, Resurrections promete agradar desde os fãs mais antigos até os mais novos.

    E falando em novos elementos, o ator Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother) é uma das mais recentes aquisições do grupo. Vivendo o personagem O Analista, a caracterização do astro já ganhou o coração dos espectadores, configurando o novo chefão da Matrix e sarcástico antagonista do longa.

    O que é falha na Matrix? Entenda a famosa expressão derivada da franquia de Keanu Reeves

    QUEM É O ANALISTA (OU THE ANALYST)?

    A princípio, o personagem de Patrick Harris é apenas o terapeuta de Thomas Anderson (Neo). Sem lembrar do passado como Neo, Thomas começou a fazer análise por conta de uma suposta tentativa de suicídio, além das constantes visões, sem contexto, que passa a ter de sua antiga vida como o Escolhido.

    O Analista, desde o primeiro momento em que aparece, tenta fazer com que o Sr. Anderson aceite que as constantes memórias surgidas em sua cabeça não passam de delírios criados por sua mente, em decorrência de alguns problemas em outros âmbitos da vida. Constantemente, o personagem receita as famigeradas pílulas azuis para Neo, disfarçadas como antipsicóticos/antidepressivos.

    A partir da metade do longa, Neo acaba descobrindo a verdadeira natureza de seu terapeuta, que viria a ser o mais novo antagonista da trama. O Analista é um programa criado pelas máquinas para substituir o antigo Arquiteto, o grande responsável pelas versões anteriores da Matrix — confira aqui tudo sobre os principais programas da saga.

    Ao analisar o comportamento de Neo durante sua jornada, O Analista passa a entender a Matrix de forma diferente de seu antecessor, compreendendo que a chave para manter a simulação funcionando de forma otimizada, seria manter as pessoas submersas em seus próprios mundos, o que impediria seus inconscientes de desejar acordar. Tal filosofia se confirma quando Trinity reluta em despertar, no momento em que Neo propõe da mesma abandonar sua vida com um marido, filhos e as motos que tanto ama. Baseado na circunstância de Neo ter ignorado as decisões mais lógicas para salvar Trinity, nos longas passados, O Analista passa a compreender o peso do amor, assimilando um dos elementos mais importantes da natureza humana.

    O longa ainda recorre a algumas analogias para mostrar como estamos tão submersos no sistema, que acabamos não nos damos conta da realidade, como o momento cômico com o Merovíngio criticando a nova versão da Matrix e as diversas pessoas imersas em seus celulares, tablets e computadores durante o longa.

    O que acontece com Neo no final de Matrix Revolutions?
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top