Minha conta
    Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: Conheça 3 heroínas que vão dar show de representatividade na Marvel e na DC
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    Produções como Eternos, Gavião Arqueiro e Titans trazem novas personagens deficientes que estão fazendo história na cultura pop.

    No dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que busca ampliar a voz dessa corajosa comunidade, em busca de visibilidade e igualdade nas condições para viver em sociedade. Algo importante nessa jornada é a representatividade, tanto no cinema, como na TV. E quer coisa mais incrível que ver deficientes físicos como grandes heróis?

    Quebrando preconceitos, personagens como Demolidor (recentemente vivido por Charlie Cox na Netflix) ou Professor Xavier (Patrick Stewart/James McAvoy na saga da Fox) mostram como todos podem ser incríveis heroís. Mas, curiosamente, nos próximos meses, vamos ver novas integrantes se juntando a esse grupo: 3 heroínas deficientes da Marvel e da DC vão invadir as telas. E o mais legal: todas são vividas por atrizes deficientes. Vamos conhecer esse trio maravilhoso?

    Barbara Gordon em Titans

    A terceira temporada de Titans já está em exibição nos Estados Unidos, mas ainda não tem previsão de estreia no Brasil. Porém, quem acompanha as notícias ao redor dessa adorada produção da DC sabe que o elenco conta com uma grande novidade: Barbara Gordon, interpretada por Savannah Welch. Nas HQs, a personagem se tornou algo importante para a comunidade de deficientes, quando passou a usar uma cadeira de rodas, após ser brutalmente atacada pelo Coringa. Antiga Batgirl, ela passa a assumir o posto de Oráculo.

    Batgirl: Quem é Leslie Grace, nova intérprete da heroína na DC?

    Na série Titãs, Barbara seguiu os passos do pai e se tornou Comissária de Gotham, enfrentando diariamente preconceito por ser uma mulher poderosa em cadeira de rodas, mas terá um reencontro importante com Dick/Asa Noturna (Brenton Thwaites). Por outro lado, sa intérprete Savannah Welch teve sua perna amputada após um acidente em 2016. Anteriormente, ela tinha aparecido em filmes como Boyhood e A Árvore da Vida. Para a moça, é uma grande honra viver Barbara Gordon e ficou muito animada de poder fazer diversas cenas de ação no projeto:

    "Muitas pessoas amam essa personagem e ela tem sido um símbolo. Então foi muito importante honrá-la. Mas também tivemos liberdade para preenchê-la com nossas próprias histórias e criar uma pessoa real, com pensamentos e sentimentos e necessidades. [...] Pegamos muitas coisas da minha própria experiência de ter limitações, ter que contar com a ajuda de outras pessoas aqui e ali, mas também ser muito independente e decidir que isso não vai limitar minha capacidade de fazer as coisas que quero fazer na minha vida. Barbara Gordon certamente não deixou que isso a atrapalhasse", conta Welch ao portal WMagazine.

    Makkari em Eternos

    Já em novembro, o público irá conhecer dez novos heróis do Universo Cinematográfico Marvel: os imortais e poderosos Eternos. Para tal projeto, a vencedora do Oscar Chloé Zhao decidiu escalar um elenco bem diversificado - e, dentre eles, surge a primeira heroína surda desse mundo amado de fantasia. Trata-se de Makkari, papel de Lauren Ridloff, a velocista do grupo - que ainda traz nomes como Thena (Angelina Jolie), Icaris (Richard Madden) e Sersi (Gemma Chan). Curiosamente, nas HQs originais, o personagem Makkari não é surdo, trata-se de um homem branco e loiro; mas a Marvel decidiu fazer algo diferente nas telonas. 

    Eternos: Qual é sua conexão com Vingadores: Ultimato? Confira o trailer final do filme da Marvel

    Indicada ao Tony Awards, Lauren Ridloff também apareceu em projetos de sucesso como The Walking Dead e O Som do Silêncio. Inicialmente, ela pensou que estava fazendo testes para Pantera Negra, então está feliz por fazer história no cinema — principalmente para inspirar seus dois filhos, também surdos: "Faz muito sentido ter essa diversidade e representação dentro do MCU porque o que o MCU está oferecendo um caminho para que termos esperança, para sermos capazes de nos levantar e continuar lutando pelo que é importante. Cada vez mais pessoas estão começando a se ver nesse universo, e isso é poderoso"

    Ao mesmo tempo, Ridloff está lutando para que mais pessoas surdas tenham espaço na indústria cinematográfica, na frente e atrás das câmeras: "Hollywood está finalmente descobrindo por que é tão importante ter representação. Precisamos ter escritores surdos e talentos criativos envolvidos no processo de planejamento de projetos de filmes desde o início. Quando você tem especialistas surdos atrás e no palco, da equipe a maquiadores, parece que isso leva naturalmente a uma representação mais autêntica na tela", falou ao The New York Times.

    Echo em Gavião Arqueiro

    Por fim, a Marvel ainda está fazendo mistério sobre a última personagem dessa lista, mas ela promete ser um dos rostos mais importantes para o futuro desse universo. Trata-se de Maya Lopez, que assume o alter ego Echo. A jovem surda e nativo-americana fará sua estreia nas telinhas na série Gavião Arqueiro, estrelada por Jeremy Renner e Hailee Steinfeld. E parece que ela agradou tanto os chefões que vai ganhar seu próprio spin-off, mas tal anuncio não foi feito oficialmente.

    Disney+: Conheça todas as séries da Marvel que serão lançadas no streaming da Disney

    Para quem não conhece as HQs, Maya Lopez tem o poder de replicar os movimentos de qualquer oponente, graças a seus reflexos fotográficos, tornando-a uma lutadora maravilhosa. Originalmente, sua jornada envolve nomes como Rei do Crime e Demolidor - vividos por Vincent D'OnofrioCharlie Cox na série do herói, mas ela também já assumiu o manto de Ronin (o assassino que Clint Barton foi durante os eventos de Vingadores: Ultimato). Para isso, a Marvel escolheu uma atriz novata e surda para o papel: Alaqua Cox, representando as tribos Menominee e Moicano.

    Hawkeye (no original) tem estreia marcada para 24 de novembro, mas já deu pra ver o primeiro (e bem rápido) vislumbre da personagem no trailer oficial.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top