Minha conta
    Godzilla vs Kong: O que é a Terra Oca? Conheça o lar de todos os Titãs do MonsterVerse

    A Terra Oca é um antigo ecossistema subterrâneo e aparece pela primeira vez no MonsterVerse em Godzilla vs Kong.

    Godzilla vs Kong finalmente estreou nos cinemas brasileiros! O filme era um dos mais aguardados pelo público em 2021 e quebrou recordes durante sua estreia internacional, se tornando a maior bilheteria durante a pandemia, principalmente por mostrar o confronto clássico do cinema entre Godzilla e Kong pela primeira vez no MonsterVerse – franquia de monstros da Warner e Legendary.

    Godzilla vs Kong: Quem venceu a batalha do MonsterVerse? Veja como foi o confronto dos monstros

    Durante os três primeiros filmes da franquia – Godzilla (2014), Kong: A Ilha da Caveira (2017) e Godzilla II: Rei dos Monstros (2019) – tivemos a confirmação de que a Terra Oca existe, e Godzilla vs Kong mostrou esse lugar mítico pela primeira vez. Mas o que é a Terra Oca, e o que sua rica história representa no MonsterVerse? O AdoroCinema separou todas as informações sobre o lugar – com muitos spoilers, obviamente.

    O que é a Terra Oca no MonsterVerse?

    A Terra Oca é um antigo ecossistema subterrâneo nas profundezas da Terra, perto do núcleo do planeta. Sua gravidade é única e se inverte na metade do caminho, permitindo que os Titãs andem livremente no chão e em seu teto, sem medo de cair de um para o outro.

    O ecossistema irradia energia radioativa continuamente, permitindo que as criaturas que o habitam evoluam para tamanhos titânicos. Por causa disso, é considerado o habitat natural e o local evolutivo de origem de todos os Titãs. Nos tempos antigos, as espécies de Kong e Godzilla guerreavam entre si pelo domínio da Terra Oca. 

    A teoria da Terra Oca é uma teoria científica que existiu na vida real e surgiu no final do século 17. Ela dizia que o interior de nosso próprio planeta era oco e, potencialmente, o lar secreto de muitas criaturas dos tempos pré-históricos, mas foi refutada no século 18. No MonsterVerse, os últimos filmes, mostraram alguns cientistas levando essa teoria para o mundo dos fatos científicos, comprovando sua existência.

    Godzilla vs Kong: Relembre os acontecimentos nos outros filmes do MonsterVerse

    Kong: A Ilha da Caveira

    A teoria da Terra Oca apareceu pela primeira vez no MonsterVerse em Kong: A Ilha da Caveira. Isso partiu das descobertas do Dr. Houston Brooks (Joe Morton) com o mapeamento bem-sucedido do ecossistema de Kong, que levaram a Monarch a se interessar por essa potencial descoberta.

    Isso também preparou o terreno para a humanidade entender que os monstros gigantes vieram diretamente da Terra Oca e havia um potencial para eles emergirem para lutar na superfície. Apesar disso, mesmo dentro da Monarch, isso ficou como uma teoria marginal.

    Godzilla II: Rei dos Monstros

    Em Godzilla II: Rei dos Monstros, Godzilla quase morre por causa de uma bomba da arma mortal conhecida como Destruidor de Oxigênio. Com isso, ele vai se recuperar em uma ruína subaquática da Terra Oca. A equipe da Monarch estava rastreando ele e finalmente descobre a verdade.

    Assim, a teoria da Terra Oca é, de fato, uma realidade no MonsterVerse e é natural que os humanos queiram ir para o lugar e explorá-la. O final do filme mostra eles se programando para isso.

    Terra Oca aparece pela primeira vez em Godzilla vs Kong

    Em Godzilla vs Kong, que quase teve uma cena excluída de Godzilla II: Rei dos Monstros, uma equipe de expedição da Monarch com a Apex Cybernetics usa três veículos aéreos reforçados para seguir Kong pela Terra Oca e conseguir encontrar alguma uma fonte de energia capaz de dominar o Godzilla, que está descontrolado. Dr. Nathan Lind (Alexander Skarsgård), Dr. Ilene Andrews (Rebecca Hall) e Jia (Kaylee Hottle), que estavam vigiando Kong na Ilha da Caveira, vão na expedição sem saber propósito real por trás disso.

    Para entrar no local eles usam esses veículos antigravitacionais que permitem viajar para perto do núcleo da Terra e através de um túnel antigravitacional subterrâneo. O roteirista Max Borenstein disse ao Collider que o diretor Adam Wingard tinha uma inspiração muito específica para os túneis, que seria a do túnel de luz no final de 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968), um dos melhores filmes espaciais segundo o AdoroCinema. Incrível, não é mesmo?

    Godzilla vs Kong: Por que Godzilla nunca atacou Kong antes no MonsterVerse? Veja a explicação

    Assim, Kong explora a Terra Oca e encontra uma antiga fortaleza construída por seus ancestrais. Ele entra na estrutura e pega um machado antigo. Porém, Maia Simmons (Eiza González) da Apex ordena a extração da energia que sai do solo do lugar, diretamente do núcleo do planeta. Depois de irritar Kong, Simmons e o resto de sua equipe são mortos, mas não antes que a energia seja enviada de volta para a instalação da Apex em Hong Kong e usada para fornecer energia a Mechagodzilla, um robô cibernético que se revela como o verdadeiro vilão de Godzilla vs Kong.

    Godzilla e Kong travam sua segunda batalha no filme em Hong Kong, mas dão uma trégua e se juntam para destruir o Mechagodzilla. Assim, ele resolve sua rivalidade com Godzilla e volta para a Terra Oca, que vira seu novo lar. Com isso, a Terra Oca deve ser explorada ainda mais em uma possível sequência no MonsterVerse, segundo os planos de Adam Wingard.

    Godzilla vs Kong está em exibição nos cinemas do Brasil. Será que o filme vai ganhar continuação? 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top