Minha conta
    Velozes & Furiosos 9: Por que personagem de John Cena nunca apareceu nos filmes da franquia?

    Ator interpreta Jakob Toretto, irmão de Dom (Vin Diesel) e Mia (Jordana Brewster). Descubra as perguntas sem resposta sobre ele!

    Velozes & Furiosos 9 tem a presença do irmão de Dom Toretto (Vin Diesel), Jakob, interpretado por John Cena. Apesar da saga Velozes & Furiosos sempre focar no tema "família", esta é a primeira vez que ouvimos falar no personagem. Por que será? Jakob será realmente parente de Dom? Por que ele está trabalhando ao lado de Cipher (Charlize Theron)? Confira abaixo o que os atores comentaram em entrevista coletiva que contou com a presença do AdoroCinema e a resposta oferecida no filme. Aproveite também para ler a nossa crítica.

    Velozes & Furiosos 9: Tudo o que você precisa saber para assistir ao filme

    Por que o personagem de John Cena nunca foi mencionado antes?

    Universal Pictures

    Embora o retorno de Han seja um dos maiores mistérios do novo filme, a noção de que Dom tem um irmão traz implicações interessantes. Desde o final de Velozes & Furiosos 8, anos se passaram e Dom tem levado uma vida pacata ao lado de Letty (Michelle Rodriguez) e seu filho, Brian, que é interrompida pela ameaça de Jakob. Já faz muito tempo que os irmãos não se vêem, desde um evento trágico que os separou na juventude. Ao invés de um reencontro sincero esperado entre irmãos, há rancor óbvio entre esses dois Torettos.

    Claro que a explicação, em termos de produção cinematográfica, é que a ideia de Dom ter um irmão e eles serem inimigos só surgiu após Velozes & Furiosos 8 e a trilogia que vai chegar ao fim em Velozes 11. Os roteiristas dos filmes anteriores provavelmente nunca tiveram um motivo para insinuar que Dom tivesse outro irmão. Se a saga pode trazer de volta Letty, Han e companhia, e até levar os personagens para o espaço, por que não introduzir um novo personagem e investir nesse mistério?

    Velozes & Furiosos 9 tem cena pós-créditos?

    De acordo com John Cena, vai valer a pena esperar até os cinemas para descobrir as respostas em relação a Dom e Jakob. "Sempre que ouço uma pergunta 'como é que nunca ouvimos falar de Jacob?', ou 'qual é a sua relação com Charlize [Theron]?', isso significa que o coração ainda está batendo, a empolgação ainda está lá e as pessoas ainda estão prontas para voltar ao cinema para ver", disse o ator em entrevista coletiva que contou com a presença do AdoroCinema. "Estamos esperando há tanto tempo, e estamos tão perto, simplesmente para estragar tudo?", ponderou Cena.

    Velozes & Furiosos: The Rock e outros atores da saga que fazem super-heróis em filmes da Marvel, DC e Netflix

    No entanto, se a sua curiosidade é grande e não consegue esperar até chegar aos cinemas, o AdoroCinema lhe faz um favor. Confira, abaixo, as revelações de Velozes & Furiosos 9 sobre Jakob Toretto, irmão de Dom.

    Atenção para spoilers de Velozes & Furiosos 9!

    Não diga que não avisamos.

    Qual é a relação entre personagens de John Cena e Charlize Theron?

    Universal Pictures

    Jakob é o principal antagonista de Velozes & Furiosos 9, mas ele está envolvido com Cipher, a ciberterrorista que foi vilã de Velozes 8. Ao contrário do que havia sido especulado, os dois não estão trabalhando juntos. Apesar de seu desejo mútuo de atingir Dom e sua equipe, o Toretto mais novo "resgata" Cipher da custódia de Sr. Nobody (Kurt Russell) e a coloca em sua própria cela (uma caixa de vidro), para usar as habilidades dela como ciberterrorista, ao invés de incluí-la na operação. Na verdade, ele está trabalhando ao lado de Otto (Thue Ersted Rasmussen), um rico, filho de diplomata, que está financiando sua operação.

    Cipher está claramente ciente de que Jakob é irmão de Dom e usa essa rivalidade entre irmãos para lhe dar a motivação para provocar Jakob. Ela inclusive ironiza que deveria ter chamado o personagem de John Cena para ajudá-la a roubar ogivas nucleares em Velozes 8, ao invés de Dom.

    Vale lembrar que Cipher tinha informações sobre Dom que o próprio personagem de Vin Diesel não tinha, como a existência de seu filho Brian, fruto da relação anterior com Elena Neves (Elsa Pataky).

    Por que Dom e Jakob são inimigos?

    Universal Pictures

    Desde a primeira edição, em 2001, a franquia se esforçou muito para apresentar o tema da família. Mesmo que os aliados mais próximos de Dom não fossem todos membros da família Toretto, ele constantemente tratava sua equipe como se fossem sangue e, segundo Vin Diesel, Han é como um irmão para Dom (mais até do que Brian). Essa importância foi a força motriz da saga, inclusive para vilões que se tornaram heróis, então por que Jakob nunca foi mencionado?

    A questão é: ele falou sobre o irmão, em momentos fora das telas, para Mia (Jordana Brewster) e Letty, e por consequência Brian (Paul Walker) deve saber pois é marido de Mia. Vale lembrar que Dom até confidenciou a Brian sobre seu pai e como o patriarca ajudou Mia na educação dela, como exemplo. Quem não sabe da existência de Jakob é o restante da equipe, e isso inclui Roman (Tyrese Gibson), Tej (Ludacris) e Ramsey (Nathalie Emmanuel).

    Velozes & Furiosos 9: Personagem de Paul Walker voltou, afinal?

    É estranho para alguém que se preocupa tanto com esse relacionamento familiar quanto Dom nunca ter mencionado o nome de Jakob. Também não é típico de Dom não tentar consertar as coisas com um ente querido, apesar dos problemas que podem ter atormentado o passado. Porém, o filme oferece uma explicação aceitável.

    Juventude de Dom e Jakob é mostrada em Velozes & Furiosos 9

    Universal Pictures

    O personagem de Vin Diesel se refere a Jakob como "irmãozinho" no filme. Mas por que eles não se falam e, inclusive, são inimigos? 

    A verdade sobre a linhagem de Toretto finalmente é revelada em Velozes & Furiosos 9, com a infância e juventude de Dom e Jakob mostradas em flashbacks — inclusive o filho de Vin Diesel foi escalado para interpretar Dom Toretto jovem. Uma das cenas é o acidente de carro que matou o patriarca Toretto, que era um piloto profissional de stock car. Durante a última corrida da temporada, outro piloto chamado Kenny Linder tirou o pai de Dom da pista, fazendo com que o veículo batesse na parede a 120 mph. O pai de Dom foi morto instantaneamente, mas o acidente desencadeou uma cadeia de eventos que moldaria o futuro de Dom.

    Pouco depois da morte do pai, Dom discutiu com Kenny e o espancou com uma chave inglesa. O rapaz foi proibido de competir e condenado à prisão por um breve período. Na prisão, descobriu que o acidente foi causado por uma alteração no motor do carro — fato que ele acredita que foi feito por seu irmão, Jakob.

    Quando foi solto, Dom encontrou seu irmão em uma racha, o confrontou e propôs um trato: os dois correriam, se Jakob ganhasse, poderia voltar para casa; se perdesse, dirigiria para longe e nunca mais apareceria na frente de Dom. Apesar disso, Mia afirma que manteve contato com Jakob por um tempo.

    Velozes & Furiosos 9 está em cartaz nos cinemas brasileiros. Confira nossa entrevista exclusiva com o elenco, e onde assistir a todos os filmes da franquia.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top