Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Velozes & Furiosos: 5 vilões da franquia que viraram heróis
    Por Vitória Pratini — 21 de mar. de 2021 às 22:00
    facebook Tweet

    Não só Deckard Shaw (Jason Statham) foi antagonista e passou a ajudar a equipe de Dom Toretto (Vin Diesel) — confira quais são os outros.

    Velozes & Furiosos 9 vai apresentar o irmão de Dom Toretto, Jakob, interpretado por John Cena. O personagem foi mostrado como vilão no empolgante trailer do filme, mas será que ele vai permancer inimigo de Dom até o final da produção? 

    Afinal, Jakob Toretto não seria o primeiro antagonista a se juntar aos mocinhos. Até mesmo Dom (Vin Diesel) e Letty (Michelle Rodriguez) eram os criminosos no primeiro filme, parte de uma quadrilha de sequestro de bandidos que deveria ser desmascarada pelo policial disfarçado Brian O'Conner (Paul Walker). Lembra? 

    Confira abaixo 5 vilões e antagonistas de Velozes & Furiosos que se tornaram heróis da franquia. Será que Jakob Toretto vai ser o próximo a integrar essa lista?

    Deckard Shaw (Jason Statham)
    Universal Pictures

    Vamos começar com o clássico. Deckard Shaw de Jason Statham. Ele começou como inimigo de Dom e sua família, destinado a se vingar das pessoas que machucaram seu irmão, Owen (Luke Evans). Mas logo ele se redimiu. Não importa que ele quase tenha matado Dom e tenha "assassinado" Han (Sung Kang) — que vai voltar no próximo filme e possivelmente vai servir de redenção para Shaw. É fácil esquecer desses fatos quando ele está fazendo um bom trabalho contra um inimigo maior, enquanto tem um bebê (o filho de Dom, Brian) amarrado a sua pessoa, em uma das melhores cenas de Velozes & Furiosos 8, quiçá da franquia. Claro que ele "virou bonzinho" mas não com falta de conflitos com os demais e com sua decisão. O personagem se tornou tão querido que ganhou seu próprio spin-off ao lado de Hobbs (Dwayne Johnson).

    Owen Shaw (Luke Evans)
    Universal Pictures

    Owen Shaw, interpretado por Luke Evans, foi um dos antagonistas mais marcantes da franquia — e que também "forçadamente" virou a casaca. Apresentado em Velozes & Furiosos 6, o mercenário foi o responsável pela tentativa de assassinato que quase matou Letty Ortiz. Mais tarde, ele a recruta para sua equipe de criminosos para criar um dispositivo Nightshade. Seu plano foi frustrado pela equipe de Dom, e ele foi hospitalizado, em coma, o que incitou a vingança de seu irmão, Deckard. Preso, o criminoso foi transferido para um local confidencial, mas convenientemente Dom tinha essa informação. Em Velozes 8, Toretto faz um acordo com a mãe dele, Magdalene Shaw (Helen Mirren), em troca da localização do filho. Assim, ela convoca Deckard e Owen para salvar o filho de Dom, Brian, que tinha sido sequestrado por Cipher (Charlize Theron).

    Velozes & Furiosos 9: Helen Mirren vai dirigir carros no novo filme? (Entrevista Exclusiva)

    Não sabemos o que aconteceu com Owen depois da conclusão do oitavo filme, e ele não apareceu no spin-off de seu irmão Hobbs & Shaw, mas gostaríamos que Luke Evans desse as caras em Velozes & Furiosos 9 para ajudar a "família" de Toretto propriamente desta vez.

    Luke Hobbs (Dwayne Johnson)
    Universal Pictures

    Dwayne Johnson como vilão? Como assim? Luke Hobbs sempre foi um "cara bom" em Velozes & Furiosos. Mas sejamos francos, o personagem começou como um agente do governo que está atrás dos nossos queridos protagonistas — a gangue ainda criminosa, porém heróica liderada por Dom Toretto — e os deixa "fugir" com um aviso de 24 horas. A partir de Velozes 6, Hobbs resolve trabalhar lado a lado com a equipe de Dom: pede ajuda a eles para prender Owen Shaw; depois ajuda a prender Deckard Shaw; então é forçado a trabalhar não só contra Toretto (que se juntara a Cipher) mas com a ajuda de Shaw para evitar uma guerra nuclear. Dois anos depois, tem que cooperar com Deckard mais uma vez no spin-off dos dois, Hobbs & Shaw.

    Velozes e Furiosos 9: Como The Rock vai voltar à franquia depois das brigas com Vin Diesel? (Teoria)

    Monica Fuentes (Eva Mendes)
    Universal Pictures

    O mesmo princípio de Luke Hobbs se aplica para Monica Fuentes (Eva Mendes). A policial foi, talvez, uma agente dupla (ou tripla). Infiltrada com o traficante Carter Verone (Cole Hauser), Monica ajuda Brian e Roman Pearce (Tyrese Gibson) a se inserir no empreendimento criminoso sem que eles soubessem que ela era policial. Após ter sentimentos por O'Conner, a moça estraga seu disfarce para salvá-los.

    A personagem de Eva Mendes foi vista novamente na cena pós-créditos de Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio, se encontrando com Luke Hobbs e revelando que Letty Ortiz estava viva, indicando que eles poderiam trabalhar juntos com a gangue de Toretto. Porém, até agora, Monica não voltou a aparecer.

    Dom Toretto (Vin Diesel)
    Universal Pictures

    Fechando essa lista com chave de ouro, temos que lembrar que — antes de Velozes & Furiosos ter explosões, carros zumbis, ciborgues, personagens voltando da morte e outras sequências inacreditáveis — Dom Toretto (Vin Diesel) era puramente um criminoso (e o "antagonista"), ao lado de Letty (Michelle Rodriguez). Brian O'Conner (Paul Walker), sim, era o "mocinho". Um policial e agente do FBI que trabalha infiltrado para desvendar uma série de sequestros de caminhão e acaba conhecendo Toretto e suas corridas ilegais, além de se apaixonar por Mia (Jordana Brewster). Brian deixa Dom escapar da lei e, posteriormente, faz uma transição completa para a vida criminosa quando abandona o FBI para ajudar Toretto a vingar a "morte" de sua esposa, Letty, e permite que ele escape novamente, desta vez acompanhando-o. 

    Velozes & Furiosos 9: Personagem de Paul Walker pode retornar para a franquia?

    Podemos olhar esse arco de duas formas: Toretto era o "vilão" e virou "herói". Ou O'Conner era o "antagonista" que queria prender Dom, mas acabou virando criminoso para ajudar o amigo e logo se tornou o "protagonista/mocinho" da história, do ponto de vista dos fãs.

    Velozes & Furiosos 9 tem lançamento marcado para o dia 25 de junho nos Estados Unidos. A estreia no Brasil ainda não foi definida.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top