Minha conta
    Velozes & Furiosos 20 Anos: 6 vilões da franquia que viraram heróis

    Não só Deckard Shaw (Jason Statham) foi antagonista e passou a ajudar a equipe de Dom Toretto (Vin Diesel) — confira quais são os outros.

    Velozes & Furiosos 9 apresentou o irmão de Dom, Jakob, interpretado por John Cena. No novo filme de Vin Diesel, que está em cartaz nos cinemas, conhecemos mais um pouco do passado da família Toretto e por que Jakob nunca foi mencionado antes na franquia de ação.

    Velozes & Furiosos
    Velozes & Furiosos
    Data de lançamento 28 de setembro de 2001 | 1h 47min
    Criador(es): Rob Cohen
    Com Paul Walker, Vin Diesel, Michelle Rodriguez
    Usuários
    4,4
    Assista agora

    O personagem de John Cena foi mostrado como vilão: um assassino treinado e um excelente motorista que tem uma rixa com seu irmão, Dom. Mas será que permaneceu inimigo da equipe de Toretto até o final da produção? Quem assistiu, já sabe o final do filme!

    Velozes & Furiosos 9: Você reparou nestas referências aos outros filmes da franquia?

    Jakob Toretto não seria o primeiro antagonista a se juntar aos mocinhos. Até mesmo Dom e Letty (Michelle Rodriguez) eram os criminosos no primeiro filme, parte de uma quadrilha de sequestro de bandidos que deveria ser desmascarada pelo policial disfarçado Brian O'Conner (Paul Walker). Lembra?

    Confira abaixo 6 vilões e antagonistas da saga Velozes & Furiosos que se tornaram heróis da franquia.

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Velozes & Furiosos 9 e do resto da franquia de Dom Toretto.

    Deckard Shaw (Jason Statham)

    Universal Pictures

    Vamos começar a lista com o clássico. Deckard Shaw de Jason Statham. Ele começou como inimigo de Dom e sua família, destinado a se vingar das pessoas que machucaram seu irmão, Owen (Luke Evans). Mas logo ele se redimiu. Não importa que ele quase tenha matado Dom e tenha (tentado) assassinar Han (Sung Kang) — que voltou em Velozes & Furiosos 9 e futuramente pode ter um acerto de contas com Shaw. É fácil esquecer desses fatos quando ele está fazendo um bom trabalho contra um inimigo maior, enquanto tem um bebê (o filho de Dom, Brian) amarrado a sua pessoa, em uma das melhores cenas de Velozes & Furiosos 8, quiçá da franquia. Claro que ele "virou bonzinho" mas não com falta de conflitos com os demais e com sua decisão. O personagem se tornou tão querido que ganhou seu próprio spin-off ao lado de Hobbs (Dwayne Johnson).

    Jakob Toretto (John Cena)

    Universal Pictures

    A mais recente adição desta lista é Jakob Toretto (John Cena), irmão de Dom. O personagem é apresentado em Velozes & Furiosos 9 como o homem que viveu a vida toda à sombra do irmão, foi para o ramo da espionagem e agora busca um dispositivo capaz de acionar todas as armas do mundo. Ao mesmo tempo, descobrimos em cenas de flashback com um elenco mais jovem que a rixa entre os irmãos Toretto vem de um mal entendido. Tirando essa situação do caminho, quando Jakob é ameaçado por seus comparsas e é salvo por Mia (Jordana Brewster), ele resolve ajudar a equipe de Dom a derrotar Otto (Thue Ersted Rasmussen) e Cipher (Charlize Theron). Dom dá a seu irmão mais novo seu icônico Dodge Charger 1968 como "uma segunda chance". Esperamos vê-lo em Velozes & Furiosos 10, ajudando a família Toretto mais uma vez — quem sabe indo até mesmo no tradicional churrascão do final do filme.

    Velozes & Furiosos 9: Todas as participações especiais do filme

    Owen Shaw (Luke Evans)

    Universal Pictures

    Owen Shaw, interpretado por Luke Evans, foi um dos antagonistas mais marcantes da franquia — e que também "forçadamente" virou a casaca. Apresentado em Velozes & Furiosos 6, o mercenário foi o responsável pela tentativa de assassinato que quase matou Letty Ortiz. Mais tarde, ele a recruta para sua equipe de criminosos para criar um dispositivo Nightshade. Seu plano foi frustrado pela equipe de Dom, e ele foi hospitalizado, em coma, o que incitou a vingança de seu irmão, Deckard. Preso, o criminoso foi transferido para um local confidencial, mas convenientemente Dom tinha essa informação. Em Velozes 8, Toretto faz um acordo com a mãe dele, Magdalene Shaw (Helen Mirren), em troca da localização do filho. Assim, ela convoca Deckard e Owen para salvar o filho de Dom, Brian, que tinha sido sequestrado por Cipher (Charlize Theron).

    Velozes & Furiosos 9: Helen Mirren vai dirigir carros no novo filme? (Entrevista Exclusiva)

    Não sabemos o que aconteceu com Owen depois da conclusão do oitavo filme, e ele não apareceu no spin-off de seu irmão Hobbs & Shaw, mas gostaríamos que Luke Evans desse as caras em Velozes & Furiosos 9 para ajudar a "família" de Toretto propriamente desta vez.

    Luke Hobbs (Dwayne Johnson)

    Universal Pictures

    Dwayne Johnson como vilão? Como assim? Luke Hobbs sempre foi um "cara bom" em Velozes & Furiosos. Mas sejamos francos, o personagem começou como um agente do governo que está atrás dos nossos queridos protagonistas — a gangue ainda criminosa, porém heróica liderada por Dom Toretto — e os deixa "fugir" com um aviso de 24 horas. A partir de Velozes 6, Hobbs resolve trabalhar lado a lado com a equipe de Dom: pede ajuda a eles para prender Owen Shaw; depois ajuda a prender Deckard Shaw; então é forçado a trabalhar não só contra Toretto (que se juntara a Cipher) mas com a ajuda de Shaw para evitar uma guerra nuclear. Dois anos depois, tem que cooperar com Deckard mais uma vez no spin-off dos dois, Hobbs & Shaw.

    Velozes e Furiosos 9: Como The Rock vai voltar à franquia depois das brigas com Vin Diesel? (Teoria)

    Monica Fuentes (Eva Mendes)

    Universal Pictures

    O mesmo princípio de Luke Hobbs se aplica para Monica Fuentes (Eva Mendes). A policial foi, talvez, uma agente dupla (ou tripla). Infiltrada com o traficante Carter Verone (Cole Hauser), Monica ajuda Brian e Roman Pearce (Tyrese Gibson) a se inserir no empreendimento criminoso sem que eles soubessem que ela era policial. Após ter sentimentos por O'Conner, a moça estraga seu disfarce para salvá-los.

    A personagem de Eva Mendes foi vista novamente na cena pós-créditos de Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio, se encontrando com Luke Hobbs e revelando que Letty Ortiz estava viva, indicando que eles poderiam trabalhar juntos com a gangue de Toretto. Porém, até agora, Monica não voltou a aparecer.

    Dom Toretto (Vin Diesel)

    Universal Pictures

    Fechando essa lista com chave de ouro, temos que lembrar que — antes de Velozes & Furiosos ter explosões, carros zumbis, ciborgues, personagens voltando da morte e outras sequências inacreditáveis — Dom Toretto era puramente um criminoso (e o "antagonista"), ao lado de Letty. Brian O'Conner, sim, era o "mocinho". Um policial e agente do FBI que trabalha infiltrado para desvendar uma série de sequestros de caminhão e acaba conhecendo Toretto e suas corridas ilegais, além de se apaixonar por Mia (Jordana Brewster). Brian deixa Dom escapar da lei e, posteriormente, faz uma transição completa para a vida criminosa quando abandona o FBI para ajudar Toretto a vingar a "morte" de sua esposa, Letty, e permite que ele escape novamente, desta vez acompanhando-o.

    Velozes & Furiosos 9: Personagem de Paul Walker pode retornar para a franquia?

    Podemos olhar esse arco de duas formas: Toretto era o "vilão" e virou "herói". Ou O'Conner era o "antagonista" que queria prender Dom, mas acabou virando criminoso para ajudar o amigo e logo se tornou o "protagonista/mocinho" da história, do ponto de vista dos fãs.

    Velozes & Furiosos 9 está em cartaz nos cinemas.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top