Minha conta
    Velozes & Furiosos 9: De briga em escalação à cena censurada, confira as principais curiosidades sobre o filme

    Estrelado por Vin Diesel, John Cena e Michelle Rodriguez, o filme da famosa franquia estreou nesta quinta-feira (24).

    Velozes & Furiosos 9 chegou aos cinemas nesta quinta-feira (24) após sofrer alguns contratempos no último ano devido à pandemia de coronavírus — ah, e o AdoroCinema já assistiu e fez crítica, não esqueça de conferir. No enredo do novo filme da famosa franquia, Dom Toretto e Letty vivem uma vida tranquila até serem confrontados pelo passado do protagonista quando Jakob, seu irmão desaparecido, ressurge. O rapaz, que é assassino e tem incríveis habilidades de fuga, se torna uma ameaça quando se une com a bioterrorista Cipher.

    Velozes & Furiosos 9
    Velozes & Furiosos 9
    Data de lançamento 24 de junho de 2021 | 2h 23min
    Criador(es): Justin Lin
    Com Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster
    Imprensa
    3,3
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    3,0
    Assistir em streaming

    Dirigido por Justin Lin, que também comandou as câmeras nos filmes 5 e 6 da franquia, a nona produção do universo cinematográfico tem o elenco formado por Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Nathalie EmmanuelCharlize Theron e John Cena, que está consolidando a carreira no cinema e será o irmão vilanesco de Toretto. Antes de assistir ao aguardado longa-metragem de ação, confira algumas curiosidades sobre os bastidores e o processo de gravação.

    Cena curta foi gravada por meses

    Meses antes do lançamento de Velozes & Furiosos 9, Justin Lin revelou no Twitter que uma cena levou oito meses de preparação para ser gravada. O curioso, no entanto, é que a sequência em questão tem a duração de apenas quatro segundos, tendo rendido o impressionante número de três carros destruídos no processo.

    Tempo recorde de duração

    Com o total de 145 minutos (equivalente a 2 horas e 25 minutos), Velozes e Furiosos 9 é o filme mais longo já lançado pela franquia. Este recorde foi anteriormente detido pelo sétimo longa-metragem, em 2015, e Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw, spin-off que dá início a uma nova linha de produções da franquia. Ambos foram rodados em 137 minutos (2 horas e 17 minutos).

    Filho de Justin Lin teve influência no filme

    Isso mesmo! O filho do diretor, de apenas 12 anos, foi o idealizador da cena do avião magnético. Em determinado momento do filme, Jakob pula de um precipício, sendo resgatado por um avião pilotado por Cipher, através de imãs conectando ambos os veículos. A ideia para essa cena veio de Oqwe, filho de Justin Lin.

    Em entrevista para a revista Empire, o diretor explicou que sempre levava a criança em reuniões da equipe de Velozes & Furiosos 9 e, enquanto brincava de carrinho em meio às conversas de trabalho do pai, o garoto emprestou sua criatividade para a equipe "Nós estávamos falando sobre esse momento e percebendo que Jakob precisava chegar ao outro lado. Então, questionei como ele chegaria lá. De repente, Oqwe nos deu a ideia do avião, descrevendo a cena e tudo. Após centenas de horas em planejamento, acho que ele estava prestando atenção e entendeu os personagens."

    Bênção de Paul Walker para novo personagem

    Em coletiva de imprensa na qual o AdoroCinema esteve presente, Vin Diesel relatou ter tido o sentimento de que Paul Walker enviou John Cena para interpretar o irmão de Dom Toretto. Brian O’Conner, interpretado pelo falecido ator, é como um irmão para o protagonista, e o novo vilão Jakob tem, de fato, ligação sanguínea com o personagem principal. Por isso, o astro de ação acredita que a escalação de John Cena possui teor espiritual.

    Ato inédito em Velozes & Furiosos 9

    Este é o primeiro filme da franquia a ter exatamente o mesmo antagonista de seu antecessor, que no caso é a bioterrorista Cipher, a vilã do último longa-metragem da saga, interpretada por Charlize Theron. Apesar de Jakob ser figura vilanesca de maior destaque na nova trama, Cipher também retorna com tudo para destruir a paz da família de Dom Toretto.

    Briga do elenco nos bastidores

    Em 1 de novembro de 2017, Tyrese Gibson anunciou que não estaria neste filme se Dwayne Johnson estivesse nele. Os dois não se davam bem e, principalmente após a briga entre The Rock e Vin Diesel, Tyrese recusou-se a trabalhar com ele. Quando Johnson anunciou que não gostaria de fazer parte do filme, a participação de Gibson foi novamente assegurada. Tenso hein?!

    Cena censurada pela Universal Pictures

    O diretor Justin Lin disse que vem trabalhando na ideia de um Velozes & Furiosos ambientado no espaço há anos e já tinha pensado em cenas radicais em um outro plano que não fosse o terrestre. No entanto, a Universal Pictures vetou a ideia que teve para o atual filme. Em entrevista ao SlashFilm, o cineasta disse:

    "Eu tive a ideia de mandar um carro Fiero para as últimas camadas da atmosfera, acoplado com um balão meteorológico. Só que dava problemas no orçamento, mas mesmo assim eu lutei por essa cena. Olhando para trás, acredito que eu deveria ter pago essa sequência com meu próprio dinheiro. Sempre comecei com ideias loucas e a gente se virava. Mas até filmes de grande orçamento encontram limites."

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top