Minha conta
    Um Príncipe em Nova York: Você descobriu todas as referências à cultura pop nos dois filmes?

    De Pantera Negra a O Rei Leão, e uma crítica ao McDonald's.

    Um Príncipe em Nova York 2 estreou no catálogo do Amazon Prime Video apostando em muitas referências e easter-eggs tanto em relação ao seu filme de 1988, quanto com à cultura pop em geral. A sequência tardia de Um Príncipe em Nova York trouxe de volta os personagens da produção originalparticipações especiais de celebridades como Morgan Freeman e até teve um crossover com o clássico da comédia Trocando as Bolas. Será que você descobriu todas as referências à cultura pop nos dois filmes? O AdoroCinema fez uma seleção dos principais easter-eggs na franquia de Eddie Murphy. Confira abaixo e aproveite para ler a crítica do AdoroCinema.

    Um Príncipe em Nova York: Os 30 anos de lançamento da comédia com Eddie Murphy que quebrou barreiras

    O que veio primeiro, Mufasa de O Rei Leão ou o Rei de Um Príncipe em Nova York?

    Amazon Prime Video; Disney

    O Rei Leão foi lançado seis anos depois de Um Príncipe em Nova York. No entanto, parece que os filmes se conectam muito bem. Não só James Earl Jones, intérprete do rei Jaffe Joffer, deu voz a Mufasa na animação da Disney, como a falecida Madge Sinclair, que viveu a Rainha Aoleon, dublou a Rainha Sarabi, companheira de Mufasa.

    Earl Jones, é claro, é um dos que retorna ao elenco do novo filme, tendo gravado suas cenas à distância, pois não pode viajar. Um Príncipe em Nova York 2, portanto, usa e abusa das citações a O Rei Leão. Durante a celebração do funeral do Rei Jaffe Joffer, antes de sua morte, há uma participação especial de Morgan Freeman se refere a ele (corretamente!) como "a inspiração para Mufasa". Tal apresentação também inclui a cena de uma criança sendo erguida, tal como na famosa abertura de O Rei Leão e da campanha publicitária da animação.

    Além disso, um dos poucos novos personagens, Baba, o feiticeiro, é muito semelhante a Rafiki de O Rei Leão. Outro momento é quando Akeem entra na barbearia à procura de seu filho e Clarence, o barbeiro (também vivido por Murphy), o cumprimenta alegremente como "Mufasa!".

    James Earl Jones ainda ganha outra homenagem: o canal de notícias Zamunda News Network apresenta Jones entoando, "Este é o ZNN" — assim como ele fez para a CNN por anos.

    Pantera Negra se espelhou em Um Príncipe em Nova York?

    Marvel

    Outro filme que é bastante referenciado em Um Príncipe em Nova York 2 é Pantera Negra, sucesso da Marvel estrelado pelo saudoso Chadwick Boseman. Afinal, Zamunda foi claramente inspirada em Wakanda, a dos quadrinhos de Pantera Negra. 

    Além de uma menção direta ao país de T'Challa, dita por Leslie Jones (Caça-Fantasmas), as franquias têm mais em comum do que achamos.

    Ambas as produções têm um legado a zelar. Segundo comentou Eddie Murphy em entrevista que contou com a presença do AdoroCinema, "O original Um Príncipe em Nova York é o primeiro filme da história do cinema que teve um elenco totalmente negro e fez sucesso em todo o mundo", disse o ator. "Temos imagens incríveis de reis e rainhas todos negros, princesas e todas essas coisas acontecendo. Pantera Negra fez isso. Foi o segundo filme que tinha uma realeza negra", afirmou.

    Pantera NegraUm Príncipe em Nova York 2 também contam com os mesmos membros de equipe de bastidores, como dublês, departamento de arte, de som, de elenco, incluindo a figurinista ganhadora do Oscar, Ruth E. Carter.

    Pantera Negra seguiu os passos de Um Príncipe em Nova York, comenta Eddie Murphy (Entrevista)

    O cinema atual, de Hollywood, também é criticado com humor em Um Príncipe em Nova York 2. Quando Lavelle (Jermaine Fowler) está conhecendo Mirembe (Nomzamo Mbatha), o assunto de obras cinematográficas surge. Ele zomba do amor dela pelo cinema americano, em uma espécie de metalinguagem: "O que temos além m* de super-heróis, remakes e sequências de filmes antigos que ninguém pediu?" E ela concorda com o último ponto: "Isso é verdade sobre as sequências. Se algo é bom, por que estragá-lo?". Não é à toa que Eddie Murphy tinha medo de estragar o filme original com o novo.

    Cenas de Um Príncipe em Nova York 2 relembram o original

    Amazon Prime Video

    O início de Um Príncipe em Nova York 2 é quase uma réplica exata da abertura do original. Novamente, a câmera passa pela icônica montanha da Paramount para revelar a nação africana de Zamunda atrás dela, enquanto ouvimos uma versão de "Mbube", a versão original de "O Leão Dorme esta Noite". Então, três moças espalham pétalas de rosa no chão enquanto um grupo musical acorda a realeza de Zamunda. Quando o rei Akeem (Eddie Murphy) e a rainha Lisa (Shari Headley) acordam, uma de suas filhas deseja a eles um feliz aniversário. É uma configuração perfeita para Murphy replicar uma fala icônica, respondendo: "Sim, é nosso aniversário!".

    Outra cena que é replicada é a de treino de luta, com Akeem lutando com bastão, desta vez com suas filhas ao vez de Semmi (Arsenio Hall).

    No final da luta de bastão, a filha de Akeem, Meeka (KiKi Layne), coloca o General Izzi (Wesley Snipes) nas costas exatamente da mesma forma que seu pai derrubou Semmi. O diretor Craig Brewer até mesmo reproduz o enquadramento original do diretor John Landis para a ação.

    A sequência de abertura não é a única referência clara a Um Príncipe em Nova York. Além da presença do elenco original, o filme do Amazon Prime Video apresenta diversas citações-chave ao primeiro filme, inclusive falas que são idênticas.

    O retorno de Eddie Murphy e Arsenio Hall como os velhos da barbearia

    Amazon Prime Video

    Uma cena que remonta diretamente ao original é a da barbearia My-T-Sharp. Ainda aberta após 30 anos, o local continua sendo o lar do mesmo grupo coeso de velhos que se sentam debatendo boxe e achando graça de tudo. Eles são interpretados por Eddie Murphy, Arsenio Hall e Clint Smith, trabalhados na maquiagem e nas próteses.

    My-T-Sharp é o primeiro lugar onde Akeem Joffer põe os pés quando chega ao Queens em Um Príncipe em Nova York ​​e, da mesma forma, é o primeiro lugar que ele vai quando retorna ao bairro, três décadas depois, para procurar seu perdido filho. Ainda não se sabe se eles são imortais ou simplesmente bem conservados, pois já eram velhos em 1988.

    Eddie Murphy como Saul na reprise da cena pós-créditos

    Amazon Prime Video

    Antes da Marvel popularizar as cenas pós-créditos, Um Príncipe em Nova York já tinha explorado esse recurso. O primeiro filme terminou com uma sequências nos créditos que traz Saul (o idoso judeu da barbearia, interpretado por Murphy) contando sua piada favorita. Já na continuação, temos uma cena pós-créditos com Saul novamente, ao lado do novo personagem vivido por Arsenio Hall: Baba, o feiticeiro.

    Saul então recita a versão "leve" de uma música cantada pelo comediante Rudy Ray Moore, que foi interpretado por Eddie Murphy em Meu Nome é Dolemite — filme biográfico comandado por Craig Brewer, que também dirigiu Um Príncipe em Nova York 2.

    John Legend participa de homenagem ao primeiro filme

    As cenas musicais foram a marca registrada de Um Príncipe em Nova York. Não à toa, sua continuação aposta em canções e danças marcantes, que fazem referência direta ao original.

    Quando Akeem e Semmi decidem viajar para o Queens, ouvimos novamente a música título enquanto eles chegam, performada por John Legend. O astro reaparece na cena pós-crédito de Um Príncipe em Nova York 2 para cantar "She’s Your Queen", originalmente na voz de Oha (Paul Bates).

    Amazon Prime Video

    Já na filmagem dos bastidores vista durante os créditos finais, Jermaine Fowler canta "I got the whiskers, they from a lion", levando Murphy a dizer: "Isso é meu!", já que o intérprete de Lavelle está homenageando a música "We got some ice cream" o especial de televisão de 1983 Eddie Murphy Delirious — atualmente disponível na Netflix.

    Soul Glo, McDowell’s e outras referências

    E não param por aí as referências da franquia Um Príncipe em Nova York. O filme de 1988 foi responsável inclusive por apresentar muitos elementos que se popularizaram na cultura pop. É do caso do comercial Soul Glo, reprisado em videoclipes. Inclusive é possível ver um pôster do produto quando Akeem e Semmi visitam Nova York no segundo filme.

    Quem assistiu ao longa original certamente vai lembrar do McDowell’s. A lanchonete de fast food, na qual Akeem trabalhou quando estava em NY e fingiu ser pobre, era dita completamente diferente do McDonald's, segundo seu proprietário (John Amos). "Eles têm o Big Mac — eu tenho o Big Mick", ele insistia. "Nós dois temos dois hambúrgueres de carne bovina, molho, alface, queijo, picles e cebola. Mas eles usam um pão de semente de gergelim — meus pães não têm sementes." No novo filme, com a abertura de uma franquia de McDowell's em Zamunda, ele tem mais diferenças para explicar. "Eles têm Egg McMuffins, nós temos Egg McStuffins!" ele diz. "O McFlurbly não é nada como o McFlurry! Colocamos as coberturas no fundo!".

    Em uma referência à linha "sem sementes", quando Akeem e Semmi retornam ao Queens, sua limusine estaciona sob um anúncio do McDonald's que diz "Casa do Verdadeiro Big Mac", com uma seta apontando para uma foto do hambúrguer e a legenda, "com sementes".

    Continuação de Trocando as Bolas

    Amazon Prime Video

    Um Príncipe em Nova York 2 não teve um crossover com O Professor Aloprado, mas também serve como continuação de outro filme de comédia de Eddie Murphy: Trocando as Bolas, de 1983.

    Em Um Príncipe em Nova York, Akeem entrega um envelope com dinheiro a dois homens sem-teto que dormem sob a ponte do Brooklyn. Só que estes dois são Randolph (Ralph Bellamy) e Mortimer Duke (Don Ameche), os empresários ricos e racistas deixados na miséria no final do filme anterior de Murphy e John Landis, Trocando as Bolas. Essa doação aparentemente funcionou bem para eles; pois no novo filme, Lavelle se candidata a um emprego na empresa Duke & Duke, sendo entrevistado por Calvin Duke (Colin Jost), neto de Randolph.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top