Minha conta
    O que é o Teste de Bechdel? Saiba quais filmes famosos falham na representatividade feminina
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    Obras como Star Wars e Harry Potter criaram personagens icônicas, mas acabaram sendo reprovadas nesse importante teste.

    Felizmente, o cinema está recheado de personagens femininas poderosas que servem de inspiração para jovens garotas ao redor do mundo. Infelizmente, ainda temos um longo caminho para percorrer na representatividade, na frente e atrás das câmeras. Sem falar que até mesmo mulheres icônicas das telonas ainda ficam presas em um contexto bem machista. Para medir essas questões, a cartunista Alison Bechdel difundiu uma espécie de teste, que ajuda a entender esta disparidade e encontrar produções que trazem um retrato mais justo. 

    O que é o teste de Bechdel?

    Conhecido como “Teste de Bechdel”, este sistema apareceu pela primeira vez na série de histórias em quadrinhos criada por Alison Bechdel e acabou se espalhando pelo restante da cultura pop. Ele parte de três pontos simples. Para passar no teste, a obra (filme, série, HQ, entre outras) precisa ter 1) pelo menos duas mulheres, 2) que conversem uma com a outra, 3) sobre algum assunto que não seja um homem.

    Estes três pontos acabam sendo um mecanismo claro para expor como as personagens femininas são representadas nas obras. Muitas vezes, por exemplo, elas servem apenas como estepe ou interesse amoroso para protagonistas masculinos, sem ter nenhuma história própria e nenhum outro objetivo a não ser adornar a história de um homem.

    Filmes que falham no Teste de Bechdel

    Nós já fizemos uma lista com 10 produções incríveis dirigidas por mulheres que passam lindamente nesse teste. Porém, chegou a hora de encarar a realidade e perceber que alguns filmes bem famosos falham nessa análise. Inclusive, alguns deles tem personagens icônicas femininas, mas não sabem lidar direito com elas. Ou acreditam que apenas uma mulher seria o suficiente para representatividade. Spoiler: não é o suficiente.

    Star Wars: O Império Contra Ataca

    Sim, Star Wars nos deu personagens incríveis como Leia (Carrie Fisher), Rey (Daisy Ridley), Padmé (Natalie Portman) e Jyn (Felicity Jones); mas já reparou como elas não interagem muito com outras mulheres? Veja o exemplo de O Império Contra Ataca - considerado por muitos como o melhor filme da franquia. Nele, Leia só interage com homens como Luke (Mark Hamill) e Han Solo (Harrison Ford). A trilogia original de Guerra nas Estrelas mal tem outras mulheres, além da princesa que viraria general.

    Star Wars: O Império Contra-ataca
    Star Wars: O Império Contra-ataca
    Data de lançamento 21 de julho de 1980 | 2h 04min
    Criador(es): Irvin Kershner
    Com Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Disney +

    Harry Potter

    Ok, não estamos dizendo que todos os oito filmes de Harry Potter falham nesse teste, seria absurdo demais. Porém, existem alguns problemas em certos filmes. Hermione (Emma Watson) não interage com outras mulheres em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Por sua vez, Relíquias da Morte - Parte 2 tem apenas conversas unilaterais envolvendo Minerva McGonagall (Maggie Smith) e Molly Weasley (Julie Walters). É maravilhoso quando a mãe dos ruivos bruxinhos diz "Not My Daughter, You Bitch!" para Bellatrix (Helena Bonham Carter)? Com certeza, mas ainda não é um bate-papo.

    Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
    Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
    Data de lançamento 15 de julho de 2011 | 2h 10min
    Criador(es): David Yates
    Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Max

    Lara Croft: Tomb Raider

    Absurdo mesmo é um filme protagonizado por uma das maiores personagens femininas dos games só ter Angelina Jolie como mulher no elenco principal! É isso que acontece em Lara Croft: Tomb Raider. Ainda é legal ver uma garota habilidosa e corajosa em sua própria aventura? É claro. Mas está na hora de abrir os horizontes e inserir outras mulheres em posição de destaque — seja por irmandade ou até mesmo para apresentar uma vilã!

    Lara Croft: Tomb Raider
    Lara Croft: Tomb Raider
    Data de lançamento 6 de julho de 2001 | 1h 40min
    Criador(es): Simon West
    Com Angelina Jolie, Iain Glen, Daniel Craig
    Usuários
    3,6

    Avatar

    Muita coisa acontece em Avatar. Afinal, são quase três horas de filme. Mas, no meio de tanta tecnologia visionária, não tinha espaço para colocar uma interação decente entre mulheres em sua trama, James Cameron? Muita gente até esquece que Sigourney WeaverMichelle Rodriguez estavam nesse filme, mas elas não conversam diretamente. Por sua vez, Neytiri (Zoe Saldana) até tem uma conversa com sua mãe... mas é sobre o protagonista de Sam Worthington!

    Avatar
    Avatar
    Data de lançamento 18 de dezembro de 2009 | 2h 42min
    Criador(es): James Cameron
    Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Disney +

    A Rede Social

    Um dos melhores filmes dos tempos modernos, isso ninguém duvida. Mas já reparou que, apesar de ter nomes como Rooney Mara, Dakota JohnsonRashida Jones e Brenda Song, nenhuma dessas garotas tem conversas significativas com outras mulheres em A Rede Social? Elas só servem para avançar a história de Mark (Jesse Eisenberg) e companhia... Numa entrevista ao Stephen Colbert, o roteirista Aaron Sorkin descreveu as personagens femininas desse filme como "prêmios". Oi?

    A Rede Social
    A Rede Social
    Data de lançamento 3 de dezembro de 2010 | 2h 00min
    Criador(es): David Fincher
    Com Jesse Eisenberg, Justin Timberlake, Andrew Garfield
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming

    Nasce uma Estrela

    Olha, todo mundo ama "Shallow" e Lady Gaga faz um trabalho incrível na recente versão de Nasce uma Estrela. Mas sua Ally interage apenas com outras mulheres que não tem seus nomes revelados na história. E, mesmo assim, o assunto quase sempre é Jackson (Bradley Cooper). É uma linda história, que acompanha a transformação dessa jovem em uma cantora de verdade, mas acaba falhando feio no Teste de Bechdel. 

    Nasce uma Estrela
    Nasce uma Estrela
    Data de lançamento 11 de outubro de 2018 | 2h 16min
    Criador(es): Bradley Cooper
    Com Lady Gaga, Bradley Cooper, Sam Elliott
    Imprensa
    3,7
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Max

    Casablanca

    Casablanca é sinônimo de filme clássico. Vencedor de 3 Oscars, sua história de amor é atemporal, enquanto "As Time Goes By" se tornou um dos hinos do cinema. Mas, sinceramente, apenas a Ilsa Lund de Ingrid Bergman tem um papel de destaque nesse longa. Por outro lado, o filme é cercado por personagens masculinos — não é a toa que rendeu indicações para Humphrey BogartClaude Rains para o prêmio da Academia. Pelo menos, nós sempre teremos Paris...

    Casablanca
    Casablanca
    Data de lançamento 7 de dezembro de 1942 | 1h 42min
    Criador(es): Michael Curtiz
    Com Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Max

    Quem Quer Ser um Milionário?

    Outro vencedor do Oscar, Quem Quer Ser um Milionário? alavancou as carreiras de Dev Patel e Freida Pinto. Mas tirando sua amada Latika, apenas a mãe de Jamal tem importância nesse longa de Danny Boyle. Mesmo assim, essas duas mulheres não interagem, já que a matriarca morre no início do filme. Ou seja, por mais que tenha diversas qualidades, ainda é apenas a história de um homem. Não quer dizer que nunca devemos ter estudos de personagens masculinos, mas não precisa esquecer das mulheres no processo.

    Quem Quer Ser um Milionário?
    Quem Quer Ser um Milionário?
    Data de lançamento 6 de março de 2009 | 2h 00min
    Criador(es): Danny Boyle
    Com Dev Patel, Freida Pinto, Anil Kapoor
    Usuários
    4,4

    O Senhor dos Anéis

    Antes que os fãs da saga épica de Tolkien tentem me xingar, sabemos muito bem que a trilogia de Peter Jackson tem mulheres maravilhosas: Galadriel (Cate Blanchett), Arwen (Liv Tyler) e Eowyn (Miranda Otto). Tendo dito isso, elas nunca interagem entre si. Por mais que tenha explorado um gigantesco mundo fantástico, O Senhor dos Anéis é muito mais focada em seus personagens masculinos do que femininos. Espero que isso fique mais equilibrado na nova série da Amazon Prime Video que vem aí...

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    Vingadores

    Por falar em Clube do Bolinha, ainda não consigo perdoar que o primeiro Vingadores tinha apenas Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) no grupo principal de heróis. Sabe, tinha todo um mundo dos quadrinhos para inspirar mais heroínas! O longa da Marvel ainda traz Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e Maria Hill (Cobie Smulders), mas elas só interagem com Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Nick Fury (Samuel L. Jackson), basicamente. Felizmente, Kevin Feige percebeu os problemas machistas de sua franquia e vem crescendo sua representatividade feminina.

    Os Vingadores - The Avengers
    Os Vingadores - The Avengers
    Data de lançamento 27 de abril de 2012 | 2h 23min
    Criador(es): Joss Whedon
    Com Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top