Minha conta
    Filmes que passam no teste de Bechdel: 10 ótimas produções dirigidas por mulheres para ver agora
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Teste de Bechdel serve para avaliar a representação feminina em obras artísticas - e nós listamos 10 ótimos filmes que passam na prova e são dirigidos por mulheres.

    A desigualdade de gênero é uma condição presente em diversos meios sociais e a indústria audiovisual não é exceção. As histórias contadas e protagonizadas por mulheres ainda são minoria entre os filmes mais reconhecidos do cinema - mas isto não significa que não existam. Para medir a presença feminina nas produções cinematográficas, a cartunista Alison Bechdel difundiu uma espécie de teste, que ajuda a entender esta disparidade e encontrar produções que trazem uma representação mais justa das mulheres.

    O que é o teste de Bechdel?

    Conhecido como “teste de Bechdel”, este sistema apareceu pela primeira vez na série de histórias em quadrinhos criada por Alison Bechdel e parte de três pontos simples. Para passar no teste, a obra (filme, série, HQ, entre outras) precisa ter 1) pelo menos duas mulheres, 2) que conversem uma com a outra, 3) sobre algum assunto que não seja um homem.

    Estes três pontos acabam sendo um mecanismo claro para expor como as personagens femininas são representadas nas obras. Muitas vezes, por exemplo, elas servem apenas como estepe ou interesse amoroso para protagonistas masculinos, sem que tenham nenhuma história própria e nenhum outro objetivo a não ser adornar a história de um homem. 

    Filmes que passam no teste de Bechdel

    Para ressaltar boas histórias que conseguem superar a superficialidade na representação feminina, listamos 10 ótimos filmes (dos mais diversos gêneros!) que são dirigidos por cineastas mulheres e trazem personagens com boas histórias próprias. Confira a lista!

    Retrato de Uma Jovem em Chamas (Dir. Céline Sciamma)

    Ambientado na França do século 18, o drama acompanha a jovem pintora Marianne (Noémie Merlant), contratada para pintar - secretamente - um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento. Enquanto tenta capturar a essência de sua musa, Marianne se aproxima cada vez mais e as duas desenvolvem uma relação tocante. 

    Retrato de uma Jovem em Chamas
    Retrato de uma Jovem em Chamas
    Data de lançamento 9 de janeiro de 2020 | 2h 02min
    Criador(es): Céline Sciamma
    Com Noémie Merlant, Adèle Haenel, Luàna Bajrami
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora

    Adoráveis Mulheres (Dir. Greta Gerwig)

    Inspirado na obra literária de Louisa May Scott, publicada em 1868, a versão de Adoráveis Mulheres de 2018 traz um elenco de peso liderado por Emma WatsonFlorence Pugh e Saoirse Ronan. Com personalidades completamente diferentes, as irmãs enfrentam os desafios de amadurecer em uma realidade conturbada e, para isso, contam com o amor que sentem umas pelas outras.

    Adoráveis Mulheres
    Adoráveis Mulheres
    Data de lançamento 9 de janeiro de 2020 | 2h 15min
    Criador(es): Greta Gerwig
    Com Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0

    Que Horas Ela Volta? (Dir. Anna Muylaert)

    Um dos filmes brasileiros mais aclamados pelo público e pela crítica, Que Horas Ela Volta? traz Regina Casé no papel de Val, uma empregada que, em busca de melhores condições de vida, precisou deixar a filha em sua cidade-natal. Quando ela cresce e decide prestar vestibular em São Paulo, as duas passam a morar na casa dos chefes de Val, o que escancara ainda mais uma relação de privilégios e preconceitos.

    Que Horas Ela Volta?
    Que Horas Ela Volta?
    Data de lançamento 27 de agosto de 2015 | 1h 52min
    Criador(es): Anna Muylaert
    Com Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assistir em streaming

    Fora de Série (Dir. Olivia Wilde)

    Uma das melhores comédias adolescentes dos últimos tempos, Fora de Série conta a história de duas amigas prestes a terminar o ensino médio e ansiosas para terem experiências memoráveis antes do fim da adolescência. Essa busca por aventura, claro, colocará as duas à prova em situações peculiares.

    Fora de Série
    Fora de Série
    Data de lançamento 13 de junho de 2019 | 1h 42min
    Criador(es): Olivia Wilde
    Com Kaitlyn Dever, Beanie Feldstein, Skyler Gisondo
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    Harriet (Dir. Kasi Lemmons)

    Indicado ao Oscar em 2020, o longa se baseia na história real da ativista Harriet Tubman, que facilitou a fuga de centenas de escravos durante a Guerra Civil nos Estados Unidos. 

    Harriet
    Harriet
    Data de lançamento 22 de setembro de 2020 | 2h 05min
    Criador(es): Kasi Lemmons
    Com Cynthia Erivo, Leslie Odom Jr., Joe Alwyn
    Usuários
    4,2

    O Piano (Dir. Jane Campion)

    Concorrendo ao Oscar novamente por Ataque dos CãesJane Campion dirigiu o aclamado O Piano em 1993. O drama se passa no período de colonização da Nova Zelândia e acompanha uma mulher que decidiu parar de falar aos 6 anos de idade. Ela acaba se apaixonando pelo noivo de sua filha e os dois se aproximam quando a protagonista dá aulas de piano a ele. 

    O Piano
    O Piano
    Data de lançamento 3 de setembro de 1993 | 2h 01min
    Criador(es): Jane Campion
    Com Holly Hunter, Harvey Keitel, Sam Neill
    Usuários
    4,1

    Belle (Dir. Amma Asante)

    Filha de uma mulher escravizada com um capitão britânico, Dido Elizabeth Belle (Gugu Mbatha-Raw) é mandada para morar na Inglaterra com o tio e ser criada como uma dama aristocrática. A mudança brusca em sua realidade em um novo relacionamento fará com que Belle precise enfrentar preconceitos da sociedade inglesa.

    Belle
    Belle
    Criador(es): Amma Asante
    Com Gugu Mbatha-Raw, Tom Wilkinson, Sam Reid

    Lady Bird - A Hora de Voar (Dir. Greta Gerwig)

    História emocionante e peculiar sobre mãe e filha, Lady Bird foi indicado a 5 categorias do Oscar 2018 e acompanha a história de uma adolescente de personalidade forte, em uma batalha para se libertar das amarras de casa. Enquanto isso, a mãe dela resiste à ideia de deixar a filha se mudar da cidade para frequentar a universidade, o que gera diversos desentendimentos entre as duas.

    Lady Bird - A Hora de Voar
    Lady Bird - A Hora de Voar
    Data de lançamento 15 de fevereiro de 2018 | 1h 35min
    Criador(es): Greta Gerwig
    Com Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    A Despedida (Dir. Lulu Wang)

    Com direção da cineasta chinesa Lulu WangA Despedida acompanha a família de uma senhora que está à beira da morte, mas não sabe disso. Sem contar a verdade para ela, os filhos e netos decidem organizar um grande evento para reunir todos. 

    A Despedida
    A Despedida
    Criador(es): Lulu Wang
    Com Shuzhen Zhao, Awkwafina, X Mayo

    Nomadland (Dir. Chloe Zhao)

    Vencedor de 3 Oscar em 2021, Nomadland traz Frances McDormand no papel de uma mulher que vive como nômade na estrada, fora da sociedade convencional. Em sua van, ela carrega todos os poucos pertences enquanto busca trabalho, até chegar em uma comunidade onde conhece outros nômades.

    Nomadland
    Nomadland
    Data de lançamento 15 de abril de 2021 | 1h 48min
    Criador(es): Chloé Zhao
    Com Frances McDormand, David Strathairn, Gay DeForest
    Usuários
    3,9
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Star +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top