Minha conta
    Dia da Mulher Negra: 5 filmes imperdíveis com protagonismo feminino negro para ver no Telecine
    25 de jul. de 2021 às 13:00
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Redatora | crítica
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: Indicamos 5 filmes que celebram histórias de mulheres negras e trazem debates importantes para assistir no Telecine.

    Desde 1992, o dia 25 de julho marca no calendário a celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que nasceu para dar visibilidade à luta contra a opressão de gênero e contra a violência marcada pelo racismo e pela exploração. No Brasil, o evento também se tornou o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à memória de uma das mais importantes líderes quilombolas e um grande símbolo da resistência contra a escravização negra e indígena. 

    O evento surgiu a partir de um encontro de mulheres negras em Santo Domingo, na República Dominicana, como parte do movimento para debater e pressionar a Organização das Nações Unidas (ONU) a se aliar na luta antirracista, que passa também por questões culturais e socioconômicas na América Latina. Além disso, claro, a data também é uma comemoração à resistência e à vida das mulheres negras.

    Dia da Mulher Negra: Dicas de filmes no Telecine

    Para celebrar as histórias que trazem mulheres negras tanto no protagonismo, quanto na liderança atrás das câmeras, o AdoroCinema listou cinco filmes imperdíveis que fazem parte da cinelist Mulheres Pretas, disponível no Telecine. Vale lembrar que o serviço de streaming do Telecine oferece 30 dias grátis para novos assinantes. Confira:

    Antônia

    Lançado em 2006, o filme brasileiro acompanha a história de quatro amigas que moram na região da Brasilândia, bairro na periferia de São Paulo, e estão em busca do sucesso na carreira musical. Enquanto o sonho começa a se tornar realidade, o quarteto formado por Negra Li, Leilah Moreno, Cindy e Quelynah também precisa lidar com uma realidade dura, marcada pela desigualdade social e pelo machismo. 

    Com nomes famosos no elenco, como Sandra de Sá e Thaíde, Antônia, que você pode assistir no Telecine, inspirou também uma série de mesmo nome, que fez sucesso na Globo no início dos anos 2000 e trouxe também uma história de amizade e muita música boa. 

    Antonia
    Antonia
    Data de lançamento 9 de fevereiro de 2007 | 1h 30min
    Criador(es): Tata Amaral
    Com Negra Li, Leilah Moreno, Quelynah, Cindy Mendes
    Usuários
    3,2
    Assista agora
    Praça Paris

    Com a produção dividida entre Brasil, Argentina e Portugal, Praça Paris traz a atriz Grace Passô no papel de Glória, que trabalha como ascensorista no prédio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tentando se entender melhor com a própria história, Glória busca ajuda de uma jovem terapeuta que trabalha por lá e a relação entre as duas expõe um desnível social gigantesco, marcado pelos privilégios de uma em contraste com a vivência da outra. O filme de 2017 está no catálogo do Telecine e conta com Babu SantanaJoana de Verona no elenco.

    Praça Paris
    Praça Paris
    Data de lançamento 26 de abril de 2018 | 1h 52min
    Criador(es): Lucia Murat
    Com Joana de Verona, Grace Passô, Alex Brasil, Babu Santana, Digão Ribeiro
    Imprensa
    3,5
    Usuários
    3,8
    Adorocinema
    3,0

    Rafiki

    O filme da diretora queniana Wanuri Kahiu conta a história de duas jovens meninas que são filhas de famílias rivais na polícia, mas acabam descobrindo uma paixão intensa. Além de lidarem com as emoções dos amadurecimentos, as duas também acabam desafiando as leis e costumes que criminalizam a relação homossexual. Misturando drama e romance, Rafiki estreou em 2018 no Festival de Cannes. Assista Rafiki no Telecine.

    Rafiki
    Rafiki
    Data de lançamento 8 de agosto de 2019 | 1h 22min
    Criador(es): Wanuri Kahiu
    Com Samantha Mugatsia, Sheila Munyiva, Jimmi Gathu, Nini Wacera, Dennis Musyoka
    Imprensa
    3,0
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora
    Para Garotas de Cor

    O elenco do filme independente Para Garotas de Cor, que você pode assistir agora no streaming, é composto por um verdadeiro time de estrelas, que incluem Whoopi Goldberg, Janet JacksonKerry Washington e Tessa Thompson. O grupo protagoniza histórias contadas em poemas adaptados da obra da escritora Ntozake Shange, nome importante do movimento feminista afroamericano nas últimas décadas. As tramas misturam dança, arte e música para colocar no centro as experiências vividas por essas mulheres. 

    Para Garotas De Cor
    Para Garotas De Cor
    Data de lançamento 17 de outubro de 2019 | 2h 13min
    Criador(es): Tyler Perry
    Com Kimberly Elise, Janet Jackson, Loretta Devine, Thandiwe Newton, Anika Noni Rose
    Usuários
    3,2
    O Corpo é Nosso!

    Com Roberta RodriguesRenato Góes nos papéis principais, o filme brasileiro mistura ficção e realidade em um documentário que aborda a relação que a mulher tem com seu próprio corpo, no que diz respeito às manifestações artísticas e à sexualidade. É a partir deste viés que o filme discute a desconstrução da visão masculina, partindo da autorreflexão de um jornalista, que começa a questionar o machismo e o sexismo impregnados nele. Assista ao documentário O Corpo é Nosso! no Telecine.

    O Corpo é Nosso!
    O Corpo é Nosso!
    Data de lançamento 5 de setembro de 2019 | 1h 25min
    Criador(es): Theresa Jessouroun
    Imprensa
    2,1
    Usuários
    2,7
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top