Minha conta
    Oscar 2022: Diretora de Ataque dos Cães, Jane Campion conquista recorde histórico na premiação
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    Será que Jane Campion se juntará a Kathryn Bigelow e Chloé Zhao na lista de mulheres premiadas com o Oscar de direção?

    A Netflix deve estar sorrindo a toa com as indicações do Oscar 2022, uma lista que foi revelada na terça-feira, 8 de fevereiro. Afinal, o longa mais lembrado desse ano foi Ataque dos Cães, que coloca a plataforma como favorita para ganhar o principal prêmio de melhor filme. Porém, essa não é a única expectativa ao redor da produção. Dentre suas 12 indicações, também merece destaque para a presença de Jane Campion na briga de melhor direção, o que rendeu um recorde na história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entenda:

    Jane Campion é indicada ao Oscar de melhor direção

    Responsável por Ataque dos Cães, Jane Campion recebeu indicações ao Oscar 2022: melhor direção, melhor roteiro adaptado e melhor filme (como produtora). Assim, ela se torna a quarta mulher a concorrer nas três categorias num mesmo ano — seguindo os passos de Sofia Coppola (Encontros e Desencontros

    2003), Emerald Fennell (Bela Vingança, 2020) e Chloé Zhao (Nomadland, 2020).

    Ao mesmo tempo, Campion se torna a primeira mulher a receber duas indicações ao prêmio de melhor direção na história do Oscar. Ela concorreu ao prêmio em 1993, por O Piano, se juntando ao grupo de 7 diretoras que receberam nomeações — junto com Lina Wertmüller (Pasqualino Sete Belezas em 1977), Coppola, Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror, 2010), Greta Gerwig (Lady Bird, 2018), Zhao e Fennell. Apenas Bigelow e Zhao já ganharam a estatueta

    Na briga de direção neste ano, Jane Campion concorre contra Kenneth Branagh (Belfast), Ryûsuke Hamaguchi (Drive My Car), Paul Thomas Anderson (Licorice Pizza) e Steven Spielberg (Amor, Sublime Amor). Curiosamente, a moça perdeu para Spielberg no Oscar de 1994, por conta de A Lista de Schindler. Por outro lado, ela venceu o prêmio de melhor roteiro original por O Piano. Se ela levar, pelo menos, a estatueta de roteiro adaptado por Ataque dos Cães, será a primeira mulher a ter vencido nas duas categorias de roteiro na história do Oscar.

    Ataque dos Cães lidera indicações ao Oscar

    No total, Ataque dos Cães recebeu 12 indicações ao Oscar 2022: filme, direção, ator (Benedict Cumberbatch), atriz coadjuvante (Kirsten Dunst), ator coadjuvante (Jesse PlemonsKodi Smit-McPhee), roteiro adaptado, montagem, fotografia, direção de arte, som e trilha sonora. Considerado como o melhor filme de 2021 pelo AdoroCinema, o longa recebeu grandes elogios da crítica e vem chamando atenção por suas particularidades durante as filmagens.

    Premiada no Globo de Ouro, a história inspirada na obra de Thomas Savage acompanha dois irmãos, Phil e George no oeste americano, em 1925. O primeiro é considerado um homem cruel e bruto, enquanto o outro é seu total oposto. Suas vidas mudam quando George decide se casar com uma viúva, Rose — mãe de um jovem, Peter, que é vítima de zombarias pelos vaqueiros locais. Enquanto o protagonista provoca a cunhada com atitudes maléficas, acaba adotando o adolescente sob sua asa. Ao pouco, todos os envolvidos demonstram vulnerabilidade e é uma questão de tempo até tudo explodir.

    Ataque dos Cães já está disponível no catálogo da Netflix. O Oscar 2022 acontecerá no dia 27 de março, então não deixe de conferir a cobertura completa do AdoroCinema, aqui no site e em nossas redes sociais. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top