Minha conta
    Oscar 2021: Chloé Zhao, de Nomadland, é a segunda mulher a vencer o prêmio de Melhor Direção
    Por Bruno Botelho dos Santos — 25 de abr de 2021 às 22:15

    Chloé Zhao é chinesa e se tornou a primeira mulher não-branca a ganhar o prêmio de direção, o que aconteceu no Oscar 2021.

    Chloé Zhao, diretora de Nomadland, fez história no Oscar 2021 ao se tornar a segunda mulher na história a vencer na categoria de Melhor Direção. Em um ano marcado pela diversidade entre seus indicados, Zhao foi era uma das duas mulheres disputando o prêmio de direção ao lado de Emerald Fennell, de Bela Vingança.

    A diretora da China é a primeira mulher não-branca a ganhar o prêmio de direção. Chloé Zhao também faz história ao lado do diretor Lee Isaac Chung, de Minari - Em Busca da Felicidade, sendo a primeira vez na história do oscar que dois cineastas asiáticos apareciam na mesma categoria.

    Chloé Zhao: Conheça a carreira da diretora de Os Eternos da Marvel e Nomadland, que levou o Globo de Ouro 2021

    Quem é Chloé Zhao?

    Zhao nasceu em Pequim, na China, mas aos 14 anos foi para um internato no Reino Unido, onde aprendeu inglês, e acabou terminando o ensino médio em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ela se formou em ciências políticas, mas decidiu estudar cinema na Universidade de Nova Iorque.

    Chloé Zhao sempre teve um fascínio pelo Velho Oeste dos Estados Unidos. Depois de morar no país como adulta, ela queria contar histórias sobre aquela parte. Assim, ela fez o filme Domando o Destino, de 2017, que coloca atores não profissionais interpretando versões de si mesmos – membros de uma família nativa americana que passou por muitas dificuldades.

    Seu maior projeto, Nomadland – que tem histórias incríveis nos bastidores –, é estrelado por Frances McDormand, que interpreta uma mulher chamada Fern que perde tudo e reconstrói sua vida como uma nômade nos Estados Unidos moderno. Baseado no livro homônimo de Jessica Bruder, é um relato abrangente de nômades contemporâneos após a crise de 2008, então Chloé Zhao utilizou seus conhecimentos de ciências políticas para fazer um retrato honesto da situação sociopolítica dos Estados Unidos.

    Se próximo projeto nos cinemas será Os Eternos, filme que vai fazer parte da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, e é uma das quatro produções da Marvel programadas para estrear em 2021

    Nomadland: Conheça o filme favorito a levar o Oscar de Melhor Filme em 2021

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top