Minha conta
    Oscar 2021 faz história com duas mulheres indicadas à Melhor Direção

    Chloé Zhao (Nomadland) e Emerald Fennell (Bela Vingança) quebram recordes nessa edição do prêmio da Academia.

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fez mudanças em seu grupo de votantes, almejando maior representatividade em suas premiações. Aparentemente, parece que tal ideia valeu a pena. Foram divulgados os indicados ao Oscar 2021 e a lista traz alguns recordes de presença feminina. O maior destaque fica pela presença de duas mulheres disputando o prêmio de direção. São elas, Chloé Zhao (Nomadland) e Emerald Fennell (Bela Vingança).

    Elas concorrem contra Lee Isaac Chung (Minari - Em Busca da Felicidade), David Fincher (Mank) e Thomas Vinterberg (Druk - Mais uma Rodada). Nomadland é um dos favoritos aos prêmios principais, com 6 indicações, enquanto Promising Young Woman (no original) foi lembrada cinco vezes. É a primeira vez que duas cineastas concorrem à estatueta de direção no mesmo ano.

    No Dia da Mulher, exaltamos as 6 melhores diretoras da atualidade

    Com Zhao e Fennell, sobe para 7 o número de mulheres indicadas na categoria de direção em todas as 93 edições do Oscar. Elas se juntam a Lina Wertmüller (Pasqualino Sete Belezas em 1977), Jane Campion (O Piano, 1994), Sofia Coppola (Encontros e Desencontros, 2003), Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror, 2010), e Greta Gerwig (Lady Bird, 2018). Apenas Bigelow já ganhou a estatueta. 

    Mas essas não foram as únicas formas que as cineastas fizeram história no Oscar....

    Chloé Zhao

    Com sua indicação pelo filme estrelado por Frances McDormand, Chloé Zhao é a primeira mulher não-branca a concorrer ao prêmio de direção. Inclusive, ela também faz história ao lado de Lee Isaac Chung, de Minari — pois nunca antes, na história do oscar, dois cineastas asiáticos apareciam na mesma categoria. Também é importante ressaltar que Zhao também se torna a mulher com mais indicações ao Oscar no mesmo ano, concorrendo em quatro categorias por Nomadland: melhor filme (produtora), direção, roteiro adaptado e montagem.

    Chloé Zhao: Conheça a carreira da diretora vencedora do Oscar 2021 por Nomadland e de Os Eternos da Marvel

    "Estou tão animada com nossas indicações. Obrigada, Academia. Sou muito grata de ter embarcado nessa jornada com nossa talentosa equipe e ter conhecido tantas pessoas maravilhosas que, de forma generosa, compartilharam suas histórias. Obrigada aos meus colegas da Academia por reconhecerem esse filme que faz parte do meu coração", declarou Zhao — que, em breve, ainda vai comandar um dos próximos lançamentos da Marvel, Os Eternos (com Angelina JolieRichard Madden e grande elenco).

    Emerald Fennell

    A elogiada cineasta de Bela Vingança também fez história. Ela se tornou a primeira mulher a ser indicada na categoria de direção por sua estreia no cargo. Além disso, ela também entra para a lista de mulheres concorrendo em várias categorias num mesmo ano: melhor filme (produtora), roteiro original e direção. Curiosamente, ela ainda é conhecida por seu trabalho como atriz, tendo aparecendo recentemente em The Crown.

    5 atrizes que se arriscaram na direção

    "Tantas mulheres têm feito coisas incríveis por tanto tempo, deixaram as coisas bem mais fáceis pra mim, abrindo o caminho para conseguir financiar o meu filme. Me beneficio de seus anos de trabalho árduo. O que mais sinto é orgulho de cada um que embarcou nesse projeto. Como foram dedicados e brilhantes, pois acreditaram nele. Era um filme de pouco orçamento, com 23 dias de filmagens e uma diretora estreante. Seu trabalho foi recompensado", comemorou Fennell.

    O Oscar 2021 acontece no dia 25 de abril.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top