Minha conta
    Chloé Zhao, James Wan e outros diretores asiáticos influentes no cinema atual

    Conheça os diretores asiáticos que estão revolucionando a indústria do cinema e abocanhando prêmios com produções inovadoras e cheias de críticas sociais.

    O cinema nem sempre é o espaço mais diverso e muitas vezes acaba apagando a participação de minorias raciais tanto na frente quanto atrás das câmeras. Profissionais asiáticos são, particularmente, esquecidos na indústria, tendo pouquíssimo espaço no cinema e nas premiações. Mas existe uma enorme quantidade deles realizando incríveis trabalhos que muitas vezes não recebem o devido reconhecimento. Recentemente, tivemos alguns filmes bem-sucedidos protagonizados e dirigidos por pessoas amarelas como Minari e Parasita, mas mesmo assim a participação deles e de seus descendentes no cinema ainda é minúscula em comparação aos brancos. Por isso, o AdoroCinema montou essa lista com onze incríveis diretores amarelos que todo mundo deveria conhecer.

    JAMES WAN

    James Wan é um diretor australiano de descendência malasiana conhecido pela sua excelente filmografia de terror. Ele dirigiu vários filmes de sucesso do gênero como o primeiro Jogos MortaisSobrenatural 12Invocação do Mal 1 e 2. Além disso, também dirigiu outros sucessos de bilheteria como a adaptação de Aquaman para o cinema com Jason Momoa e a sétima continuação de Velozes e Furiosos.

    James Wan foi responsável pela popularização durante os anos 2000 do subgênero “torture porn”, filmes de terror focados em tortura e agressão corporal. Depois do sucesso absurdo de Jogos Mortais, que rendeu mais de 100 milhões de dólares com um orçamento de um milhão, vários outros filmes seguiram uma fórmula parecida como O AlbergueTuristas e O Colecionador de Corpos. Wan já tem um novo projeto de terror intitulado Malignant previsto para estrear esse ano.

    CHLOE ZHAO

    Chloe Zhao é uma diretora chinesa mais conhecida pelo aclamado drama Nomadland, estrelado pela atriz Frances Mcdormand e favorito ao Oscar 2021, e pelo seu futuro projeto da Marvel, Os Eternos, estrelado por Angelina Jolie e Salma Hayek, e previsto para estrear durante o segundo semestre deste ano. Ela também é conhecida pelo elogiado faroeste Domando o Destino, de 2017, que lhe rendeu várias indicações em premiações do cinema independente, além de entrar em várias listas de melhores do ano como da Rolling Stones e BBC. Por Nomadland, Zhao ganhou o Globo de Ouro de Melhor Direção e está indicada ao Oscar na mesma categoria com grandes chances de levar o prêmio. Ela se tornou a primeira mulher não-branca a conquistar a indicação.

    LEE ISAAC CHUNG

    Lee Isaac Chung conquistou destaque recentemente com o excelente drama Minari - Em Busca da Felicidade, sobre uma família coreana recém-chegada aos EUA durante a década de 1980. Pelo filme, Chung foi indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar de Melhor Direção, se tornando o primeiro americano de descendência coreana indicado na categoria. Minari também rendeu indicações ao ator Steven Yeun, que se tornou o primeiro homem amarelo a ser indicado na categoria de ator principal no Oscar. O primeiro trabalho de Chung no cinema foi o drama Munyurangabo e conquistou vários elogios da crítica e indicações no Festival de Cannes. Ele, recentemente, foi contratado para dirigir a adaptação live-action da popular animação japonesa Your Name.

    BONG JOON-HO

    Bong Joon-Ho ganhou reconhecimento mundial com o enorme sucesso da comédia ácida Parasita, de 2019, que lhe rendeu quatro estatuetas no Oscar do ano passado, entre elas de Melhor Filme e Melhor Diretor. O filme fez história ao se tornar o primeiro filme em língua estrangeira e asiático a ser escolhido como melhor filme na premiação. Além de Parasita, o diretor também é conhecido pela aclamada produção de ficção científica Expresso do Amanhã (adaptada em uma série em 2020) com Chris EvansOctavia Spencer e pela aventura Okja da Netflix com Jake Gyllenhaal e Tilda Swinton. Além dos ótimos thrillers coreanos Mother e Memórias de um Assassino.

    WONG KAR-WAI

    Wong Kar Wai é um diretor chinês conhecido por seus elogiados dramas românticos como Amores Expressos de 1994, Felizes Juntos de 1997 e Amor à Flor da Pele de 2000. Wai é um dos mais proeminentes diretores chineses, especialmente no cinema independente. Ele foi indicado três vezes ao Independent Spirit Awards na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Os filmes de Kar-wai são conhecidos por explorar sentimentos complexos e construir personagens irreverentes e peculiares, além de possuírem um visual estimulante com cores quentes e iluminações fortes.

    HAYAO MIYAZAKI

    Hayao Miyazaki é um dos diretores de animação mais aclamados da indústria do cinema. Ele começou sua carreira no cinema em 1963 e em 1983 co-fundou o Studio Ghibli, uma das maiores e mais populares produtoras de filmes animados do mundo. As animações dirigidas por Miyazaki sempre receberam aclamação da crítica, conquistando inúmeras indicações em grandes premiações como Oscar e Globo de Ouro, além de serem um grande sucesso de público, com uma enorme legião de fãs mundo afora. Entre os seus filmes mais populares estão A Viagem de Chihiro (ganhador do Oscar de Melhor Filme Animado em 2002), Ponyo - Uma Amizade que Veio do MarVidas ao Vento e Princesa Mononoke.

    DESTIN DANIEL CRETTON

    Destin Daniel Cretton se tornou mais conhecido recentemente quando foi escolhido para dirigir um dos mais recentes projetos da Marvel, o filme Shang-Chi e Lenda dos Dez Anéis com Awkwafina e Michelle Yeoh, previsto para estrear em setembro deste ano. O filme é o primeiro do estúdio protagonizado por um herói asiático.

    Cretton iniciou sua carreira em 2002 dirigindo curta-metragens. Em 2012, ele lançou seu primeiro longa I Am Not a Hipster e ganhou ainda mais reconhecimento no ano seguinte com o drama Temporário 12, estrelado pelos atores Brie LarsonRami Malek e LaKeith Stanfield. Ele também dirigiu o filme Luta por Justiça, protagonizado por Jamie Foxx e Michael B Jordan.

    ANG LEE

    Ang Lee é um aclamado diretor taiwanês conhecido por grandes trabalhos como HulkO Segredo de Brokeback Mountain e As Aventuras de Pi. Lee iniciou sua carreira no cinema na década de 1980, mas recebeu destaque quando conquistou sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1993 pelo filme O Banquete de Casamento.

    Ele começou a ganhar espaço em Hollywood depois da segunda indicação pelo filme Comer Beber Viver de 1994 e, no ano seguinte, ele dirigiu o filme Razão e Sensibilidade, protagonizado por Kate Winslet e Emma Thompson. Ang Lee se tornou o primeira pessoa amarela a conquistar a estatueta de Melhor Diretor no Oscar por Brokeback Mountain em 2006 e sete anos depois foi agraciado novamente com o prêmio por As Aventuras de Pi.

    CATHY YAN

    Cathy Yan ganhou destaque na indústria do cinema recentemente depois de dirigir o divertido filme Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa, protagonizado por Margot Robbie, que se tornou uma das produções mais elogiadas do universo compartilhado da DC. Antes, Yan havia dirigido a aclamada comédia-dramática chinesa Dead Pigs de 2018, com a atriz Zazie Beetz, que foi premiada em festivais como Sundance e Palm Springs. Recentemente, ela foi contratada para dirigir a ficção científica The Freshening sobre um futuro distópico onde os conflitos raciais e de gênero chegaram a extremos.

    PARK CHAN-WOOK

    Park Chan-wook é um diretor coreano conhecido por seus excelentes thrillers psicológicos como Oldboy (que ganhou um remake americano em 2013), Sede de Sangue e A Criada. Ele ganhou destaque com o filme Zona de Risco em 2000 que lhe rendeu uma indicação ao Urso de Ouro no Festival de Berlin. Mas foi com Oldboy em 2003 que o diretor conquistou aclamação na indústria cinematográfica recebendo até uma indicação à Palma de Ouro em Cannes. Em 2013, ele dirigiu seu primeiro filme em inglês, o terror psicológico Segredos de Sangue, estrelado por Nicole Kidman. Em 2018, ele dirigiu seu primeiro trabalho na televisão, a minissérie britânica The Little Drummer Girl, adaptado do romance de John Le Carré e estrelado por Florence Pugh e Alexander Skarsgård.

    LULU WANG

    Lulu Wang ganhou proeminência no cinema em 2019 quando dirigiu o celebrado drama A Despedida, estrelado pela rapper Awkwafina, sobre uma jovem americana que viaja para a China para visitar sua avó diagnosticada com câncer. O filme foi um grande sucesso de público e crítica e rendeu várias indicações a prêmios como Globo de Ouro e Critic’s Choice Awards. Seu primeiro trabalho na direção de um longa foi em 2014 com o drama Póstumo, protagonizado por Brit Marling de The OA. Wang, recentemente, foi contratada como roteirista e diretora da próxima série dramática da Amazon, The Expatriates, produzida por Nicole Kidman.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top