Minha conta
    Ataque dos Cães: Entenda a reviravolta sinistra no final do filme da Netflix

    Ataque dos Cães é um dos filmes cotados para o Oscar 2022 e conta com Benedict Cumberbatch e Kirsten Dunst no elenco.

    Ataque dos Cães é um dos filmes mais cotados para o Oscar 2022 e foi lançado recentemente no catálogo da Netflix. Ele marca o retorno da diretora renomada Jane Campion, doze anos depois de seu último filme lançado (Brilho de uma Paixão, de 2009), e desenvolve lentamente seus personagens em uma história de faroeste dramático. Porém, seus quinze minutos finais aceleram as coisas e pegam o público desprevenido com uma reviravolta sombria. O AdoroCinema vai explicar melhor esse final inesperado da produção!

    Ataque dos Cães: Lançamento da Netflix traz ator que fez dois filmes dos X-Men e tem família de artistas famosos

    Baseado no livro “The Power of the Dog”, escrito por Thomas Savage e publicado em 1967, Ataque dos Cães conta a história de Phil (Benedict Cumberbatch) e George (Jesse Plemons), dois irmãos ricos e proprietários da maior fazenda de Montana. Enquanto o primeiro é brilhante, mas cruel, o segundo é a gentileza em pessoa. A relação dos dois vai do céu ao inferno quando George se casa secretamente com a viúva local Rose (Kirsten Dunst). O invejoso Phil fará de tudo para atrapalhá-los.

    O que acontece no final de Ataque dos Cães?

    No começo do filme, George acaba se casando com Rose, uma mulher que Phil trata de forma rude, além de humilhar seu filho Peter Gordon (Kodi Smit-McPhee) com brincadeiras machistas. A mulher se sente ameaçada pela presença de seu cunhado – especialmente quando Phil passa a ter uma boa relação com Peter, ensinando ele a ser vaqueiro. Rose começa a beber escondida, e começa a ficar doente. Um dia, ela está bêbada e acaba trocando todas as peles de vaca de Phil para índios locais, deixando ele furioso pelo fato de não ter mais material suficiente para terminar a corda que estava fazendo para Peter.

    Para remediar isso, o menino oferece couro cru que ele conseguiu sozinho para Phil, que fica feliz com a bondade dele e promete trabalhar a noite toda para terminar a corda. Ele lava o couro cru de Peter com sua ferida aberta do dia que foi caçar um coelho, sem saber que veio de uma vaca doente. Na manhã seguinte, Phil não desce para o café da manhã, ficando em sua cama, suado e febril com o ferimento infectado. George pega o carro para levar Phil ao médico, mas espera Peter para lhe dar a corda. Depois disso, o público tem a revelação surpresa de que o protagonista morreu e George aparece escolhendo seu caixão.

    No funeral, Rose aparece feliz com sua sogra, e George convida seus pais de volta para o Natal – todos parecendo em paz com a partida de Phil. O legista revela que ele morreu de envenenamento por antraz, o que confunde George, pois sabia que seu irmão não lidava com animais doentes. Peter não vai ao funeral e aparece lendo um versículo da Bíblia em casa: "Livra-me da espada, livra a minha vida do poder do cão", enquanto observa da janela sua mãe feliz com seu padrasto, dando um sorriso na cena final do filme.

    Entenda a reviravolta em Ataque dos Cães

    Na cena final, fica claro que Peter é o responsável pela morte de Phil. O que podemos interpretar é que ele viu o quanto sua mãe estava sofrendo e que não iria parar de beber enquanto Phil estivesse por perto, por isso resolveu colocar um ponto final nele – o que parece ter funcionado perfeitamente, com sua mãe e George aparecendo muito mais felizes na cena final.

    No meio do filme, Peter descobre que Phil é gay depois de encontrar um estoque dele com fotos de homens pelados. Usando isso ao seu favor, ele acaba se aproximando dele propositalmente com esse desejo de vingaça. Isso se encaixa nas temáticas que Jane Campion pretente discutir no filme, como a masculinidade tóxica nas relações de poder, além do desejo apresentando um subtexto homoerótico. Aproveite para conferir a crítica completa de Ataque dos Cães aqui no AdoroCinema!

    Quando sua mãe vende todas as peles, ele vê a oportunidade perfeita para atacar e fazer o ferimento aberto de Phil infeccionar. Essa atitude dele fica ainda mais clara com o começo de Ataque dos Cães, que abre justamente com a seguinte narração de Peter: "Quando meu pai faleceu, eu só queria a felicidade da minha mãe. Que tipo de homem eu seria se não ajudasse minha mãe?". Bem sinistro, não é mesmo?

    Ataque dos Cães está disponível no catálogo da Netflix.

    Ataque dos Cães
    Ataque dos Cães
    Data de lançamento 1 de dezembro de 2021 | 2h 08min
    Criador(es): Jane Campion
    Com Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top