Minha conta
    Oscar 2022: Ataque dos Cães é o filme com mais indicações da edição, mas não bate recorde histórico; veja os números

    Dirigido por Jane Campion, o longa-metragem reúne Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst e Jesse Plemons – todos indicados à maior premiação do cinema.

    A lista de indicados ao Oscar acaba de ser divulgada! Como esperado, Ataque dos Cães é o grande destaque da 94ª edição, que está marcada para o dia 27 de março. Ao todo, o faroeste que fez enorme sucesso na Netflix disputa 12 estatuetas. São elas: Melhor Filme, Melhor Direção (Jane Campion), Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Melhor Ator Coadjuvante (Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee), Melhor Atriz Coadjuvante (Kirsten Dunst), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição, Melhor Design de Produção e Melhor Som.

    Logo atrás vem Duna, que concorre em 10 categorias. Além de aparecer na corrida por Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, a ficção científica estrelada por Timothée Chalamet e comandada por Denis Villeneuve despontou em todos os quesitos técnicos – Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora.

    Apesar do inegável favoritismo na maior premiação do cinema, The Power of the Dog (no original) não bateu o recorde histórico de indicações. Até hoje, três longas-metragens seguem na liderança, com 14 indicações cada: Titanic (1997), que obteve 11 vitórias; La La Land (2016), que conquistou seis troféus; e A Malvada (1950), que ganhou igualmente seis honrarias.

    Oscar 2022: Versáteis, 5 atores da Marvel concorrem nas categorias de atuação com filmes fora do MCU

    Quanto ao pódio de maiores vencedores do Oscar, também é dividido por três produções, com 11 prêmios cada: Ben-Hur (1959), TitanicO Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003).

    O QUE ACONTECE EM ATAQUE DOS CÃES?

    Baseado no livro homônimo escrito por Thomas Savage e publicado em 1967, Ataque dos Cães se passa em 1925, tendo como pano de fundo o estado americano de Montana. Phil (Benedict) e George Burbank (Plemons) são dois irmãos fazendeiros que vêm de uma família rica e dividem o trabalho no campo. Mas suas personalidades completamente opostas desencadeiam uma série de conflitos.

    Tudo piora ainda mais quando George se casa secretamente com a melancólica viúva Rose (Dunst) e a leva para morar no rancho da família. Fazendo questão de se manter como o dono do local, Phil é cruel no tratamento com Rose e com seu filho Peter (Smit-McPhee), um jovem fora dos padrões de masculinidade. O vaqueiro só não imaginava que a presença de Peter poderia mexer tanto com ele.

    "Fiquei atordoada", diz diretora de Ataque dos Cães sobre improviso de Benedict Cumberbatch no clímax do filme

    Considerado o melhor filme de 2021 pela redação do AdoroCinema, Ataque dos Cães vem dominando a atual temporada de premiações, com três vitórias no Globo de Ouro, três indicações ao SAG Awards e oito ao BAFTA. O projeto marca a volta de Jane Campion depois de 12 anos longe das telonas. Vale lembrar que seu longa-metragem O Piano (1993) lhe rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Original e uma indicação a Melhor Direção.

    Ataque dos Cães
    Ataque dos Cães
    Data de lançamento 1 de dezembro de 2021 | 2h 08min
    Criador(es): Jane Campion
    Com Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top