Minha conta
    Filmes com o maior número de indicações ao Oscar

    Em 92 anos de premiação, apenas três filmes concorreram à 14 categorias!

    Coringa, dirigido por Todd Phillips, é o filme que recebeu mais indicações ao Oscar 2020. Protagonizado por Joaquin Phoenix, o longa foi considerado pela Academia em onze categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Montagem.

    Como a cerimônia mais famosa do cinema já está dando as caras, decidimos relembrar alguns filmes que receberam inúmeras indicações e, assim, fizeram história no Oscar ao receberem estatuetas em, pelo menos, metades das categorias. Não é para muitos, não! Confira abaixo:

    TITANIC - 14 indicações e 11 prêmios

    O clássico romance entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) recebeu os principais prêmios da noite: Filme, Diretor, Montagem e Fotografia.

    LA LA LAND - 14 indicações e 6 prêmios

    Dirigido por Damien Chazelle, este clássico moderno conquistou o coração de muitos e também a Academia! Chazelle levou a estatueta de Melhor Diretor, Emma Stone a de Melhor Atriz e, é claro, City of Stars a de Melhor Canção Original.

    A MALVADA - 14 indicações e 6 prêmios

    Bette Davis possui muitos papéis marcantes em sua carreira, mas como não lembrar da personagem Margo Channing? No Oscar, infelizmente a atriz não recebeu o prêmio de atuação, mas A Malvada recebeu o reconhecimento em categorias como Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Direção e Figurino.

    ...E O VENTO LEVOU - 13 indicações e 10 prêmios

    "Francamente, querida, eu não dou a mínima." Impossível falar de filmes laureados pelo Oscar e não citar a obra-prima do cinema clássico, que rendeu um Oscar de Melhor Atriz para Vivien Leigh, Atriz Coadjuvante para Hattie McDaniel, Melhor Diretor e, claro, Melhor Filme.

    A UM PASSO DA ETERNIDADE - 13 indicações e 8 prêmios

    Este drama de guerra que envolve Pearl Harbor e várias histórias de vidas deu a chance de Frank Sinatra receber um Oscar de Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante para Donna Reed.

    SHAKESPEARE APAIXONADO - 13 indicações e 7 prêmios

    Esse é um dos mais polêmicos! Além de Gwyneth Paltrow ter superado Fernanda Montenegro (Central do Brasil) na categoria de atuação, o romance recebeu a estatueta dourada de Melhor Filme - mas não de Diretor. O figurino e a direção de arte também foram categorias premiadas pela Academia.

    BEN-HUR - 12 indicações e 11 prêmios

    O épico Ben-Hur é estrelado por Charlton Heston e dirigido por William Wyler. A clássica corrida de bigas possui a duração de nove minutos e é considerada como uma das mais intensas do cinema clássico. O filme ganhou o Oscar nas categorias de Melhor Filme, Direção, Direção de Arte, Efeitos Especiais, Montagem, entre outros.

    SENHOR DOS ANÉIS: O RETORNO DO REI - 11 indicações e 11 prêmios

    Apenas um filme conquistou a proeza de receber o mesmo número de indicações e prêmios - e foi uma história de fantasia baseada em uma das maiores obras da literatura fantástica, de J. R. R. Tolkien. Além de ser uma das maiories bilheterias da história do cinema, Peter Jackson recebeu o prêmio de Direção e o longa foi considerado o Melhor Filme daquele ano.

    AMOR, SUBLIME AMOR - 11 indicações e 10 prêmios

    Adaptado de um famoso musical da Broadway, o filme dirigido por Robert Wise tem Natalie WoodRita MorenoRichard Beymer no elenco e conquistou os principais prêmios, incluindo Melhor Fotografia, Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante para Moreno. Ah, uma refilmagem dirigida por Steven Spielberg será lançada ainda este ano!

    GANDHI - 11 indicações e 8 prêmios

    O filme dirigido por Richard Attenborough narra a história de Mahatma Gandhi, líder do movimento da independência da Índia. Além de ser muito premiado, o longa detém um grande recorde: há uma cena em que podemos ver cerca de 300 mil figurantes, o maior número registrado até então! Ben Kingsley recebeu o Oscar de Melhor Ator pelo papel do protagonista.

    QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO - 10 indicações e 8 prêmios

    Um dos filmes mais conhecidos de Danny Boyle. A história centra-se na aventura de vida de Jamal (Dev Patel), jovem morador de uma favela de Mumbai que vê sua vida mudar ao perceber que tem bastante sorte no jogo (que dá o título do filme). Ele faz tudo para reencontrar o amor de sua vida, mas é perseguido por pessoas que acreditam que ele está roubando o jogo. O filme foi o detentor dos Oscar de Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Fotografia, Montagem, entre outros.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top