Minha conta
    "Fiquei atordoada", diz diretora de Ataque dos Cães sobre improviso de Benedict Cumberbatch no clímax do filme

    Disponível na Netflix, longa-metragem dirigido por Jane Campion é um dos fortes candidatos a varrer o Oscar 2022.

    Considerado o melhor filme de 2021 pela redação do AdoroCinemaAtaque dos Cães vem dominando a temporada de premiações, com três vitórias no Globo de Ouro, três indicações ao SAG Awards e oito ao BAFTA. Dirigido por Jane Campion e estrelado por Benedict Cumberbatch, o longa-metragem foi um dos maiores lançamentos da Netflix no ano passado e promete fazer bonito na 94ª edição do Oscar – cuja lista de indicados sai nesta terça-feira (8).

    Em conversa com a atriz Holly Hunter, publicada pelo site IndieWire, a diretora e também roteirista contou ter ficado atordoada com a performance de Cumberbatch, especialmente quando filmaram o clímax de Ataque dos Cães. Ela disse que o astro de Doutor Estranho a cativou imediatamente, embora um homem inglês não se encaixasse tão bem no papel de Phil Burbank, um fazendeiro americano dos anos 20.

    De Kristen Stewart a Lady Gaga: quem são as apostas para melhor atriz no Oscar 2022?

    “A escolha do elenco é muito estressante porque você realmente faz isso quando menos conhece a história. Benedict não tem qualidades aparentes que funcionem para a história, exceto o fato de ser carismático. Como isso vai funcionar?", detalhou Campion. "Mas eu aposto nos atores, na ambição e na atuação, porque acho que Benedict, em tudo o que fez, foi extraordinário."

    A diretora acredita que Cumberbatch estava esperando por um papel que lhe permitisse ir mais a fundo: "Ele precisava de alguém que sentisse a ambição que esse personagem pode trazer para ele, porque é uma grande jornada."

    Ataque dos Cães: Benedict Cumberbatch sofreu envenenamento e ficou sem banho para o filme da Netflix

    "Por amizade e curiosidade, nós dois realmente seguimos esse caminho, e acho que deixou sua marca em nossas vidas", continuou Campion, mencionando então o livro de Thomas Savage que inspirou o filme. "O romance original [de 1967] nos dá o retrato mais incrível de um homem complexo em uma história de vingança, mas v elevou a fonte material de uma forma verdadeiramente única e diferenciada. Foi um grande exemplo para nós trabalhar com ele."

    Campion ainda revelou que ajudou o indicado ao Oscar por O Jogo da Imitação a desconstruir o "instinto alfa" por trás da personalidade caótica de Phil:

    À medida que a cebola se desfaz, nós realmente vemos esse ser humano frágil que não está vivendo sua vida porque, debaixo de seu disfarce, ele é o oposto de quem finge ser. Ele é um misógino no sentido de que não confia nas mulheres, não confia na mãe. Sua mãe nunca o viu, nunca viu o verdadeiro Phil, o homem que ama os homens. Essa é uma posição muito dolorosa e solitária, e ele tenta isolar e minar todos os outros.

    No ápice dramático de Ataque dos Cães, Phil tem um acesso de raiva quando Rose (Kirsten Dunst), a esposa de seu irmão George (Jesse Plemons), entrega seus couros a indígenas locais que pagam com um par de luvas. Campion admitiu que a sequência foi basicamente improvisada: “Eu não tinha ideia do que Cumberbatch ia fazer. Nos ensaios, nunca chegamos a esse ponto." E acrescentou:

    O que eu costumo fazer é realmente trabalhar com uma presença de 360º desse personagem, então aconteça o que acontecer, se sairmos do roteiro, aonde quer que formos, ele poderia ser Phil. Ele podia improvisar em qualquer situação. Quando o vi pela primeira vez, fiquei absolutamente atordoada, emocionada, porque senti que é disso que precisamos, é disso que o filme precisa, para ver a ameaça de Phil explodir.

    Para Campion, é ótimo ver uma atuação vulnerável em qualquer ator – mais ainda no caso de um homem. "Os segredos que os dois homens guardam na história são muito importantes por conta da incompreensão da sociedade da época, ou da crueldade dela", observou a diretora. "O filme exige que você realmente amplie suas ideias e pense apenas na natureza humana, no que significa ser humano e outras complexidades disso. Acho muito melhor do que julgar cada personagem de uma forma moralmente limitada", concluiu ela.

    Ataque dos Cães
    Ataque dos Cães
    Data de lançamento 1 de dezembro de 2021 | 2h 08min
    Criador(es): Jane Campion
    Com Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top