Minha conta
    Os 10 melhores filmes de 2021 segundo a redação do AdoroCinema
    26 de dez. de 2021 às 14:00
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Redatora | crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    A seleção deste ano reúne títulos variados, desde vencedores do Oscar como Nomadland até blockbusters cheios de adrenalina, como Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Veja a lista completa!

    Dá para acreditar que 2021 está chegando ao fim? Foram meses de vacinação e o aguardado retorno aos cinemas, enquanto serviços de streaming também investem na sétima arte. Logo, como toda boa retrospectiva que se preze, surge o momento de eleger quais foram os melhores filmes deste ano! As opções são variadas: temos as obras intimistas da recente edição do Oscar, os blockbusters que voltaram a invadir os cinemas e os futuros candidatos para a próxima temporada de premiações.

    Para isso, o AdoroCinema se reuniu para decidir quem ficará com essas cobiçadas vagas. Foram muitos debates, defesas de seus preferidos e até contas de matemática para chegar ao resultado. Finalmente, os diferentes gostos dos integrantes da nossa redação acabaram criando uma lista bem curiosa, abrangendo vários estilos e com sugestões para ninguém perder! Então, confira nossa lista abaixo e opine também: qual foi o melhor filme de 2021?

    10º lugar: A Lenda de Candyman

    É preciso explicar uma coisa sobre a redação do AdoroCinema: temos muitos apaixonados por filmes de terror. Logo, não surpreende que a lista comece com esse gênero. Na verdade, a escolha surge para dar o destaque que A Lenda de Candyman merece, já que não causou tanto burburinho nos cinemas. "É uma continuação que explora de forma profunda a questão racial em um terror brutal e incisivo, mostrando como o racismo deixa marcas profundas nos oprimidos. A diretora Nia DaCosta entende a complexidade desses temas e apresenta a figura do Candyman como uma vítima da violência", segundo a crítica.

    A Lenda de Candyman
    A Lenda de Candyman
    Data de lançamento 26 de agosto de 2021 | 1h 31min
    Criador(es): Nia DaCosta
    Com Yahya Abdul-Mateen II, Teyonah Parris, Nathan Stewart-Jarrett, Colman Domingo, Vanessa Williams (II)
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora
    9º lugar: Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

    Sim, nossos corações não resistiram à nostalgia de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. O filme protagonizado por Tom Holland nos conquistou ao fazer homenagens para as duas décadas de Peter Parker nas telonas, além de produzir um filme da Marvel de qualidade. "No Way Home equilibra bem ação e diversão para entregar um fan service de respeito. Pois não adianta só trazer o que fã deseja, precisa fazer de modo que funcione. E o diretor Jon Watts entrega o melhor filme da trilogia, brincando com as emoções do espectador", leia a crítica completa do AdoroCinema.

    Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
    Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
    Data de lançamento 16 de dezembro de 2021 | 2h 28min
    Criador(es): Jon Watts
    Com Tom Holland, Zendaya, Benedict Cumberbatch, Jacob Batalon, Jon Favreau
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,0
    8º lugar: Duna

    E não é que Denis Villeneuve conseguiu de novo? Com um elenco recheado de estrelas e uma história ousada, o primeiro filme da franquia Duna se tornou queridinho de muita gente, enquanto o público já fica ansioso por uma continuação. Como diz a crítica: "Durante 2 horas e 35 minutos somos transportados para uma verdadeira ópera espacial épica e visualmente deslumbrante, com a presença de enormes cenários e locações impressionantes que formam essa identidade visual própria da produção, lembrando outras obras icônicas do cinema como a trilogia O Senhor dos Anéis".

    Duna
    Duna
    Data de lançamento 21 de outubro de 2021 | 2h 36min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Jason Momoa, Stellan Skarsgård
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em HBO Max
    7º lugar: Luca

    Única animação a conquistar um lugar nessa lista, o mais recente filme da Pixar mostra que o estúdio segue em boa forma, com uma história recheada de emoção e alegria. De acordo com nossa crítica, Luca, Alberto e Giulia "expressam o desejo juvenil de liberdade e traçar seu próprio destino sem ficarem presos à barreiras ou velhos preconceitos e crenças que lhes foram apresentados por outras pessoas. O visual da animação é um colírio para os olhos e um dos maiores destaques da produção por causa de sua riqueza de detalhes e paisagens encantadoras que vão fazer qualquer pessoa se apaixonar."

    Luca
    Luca
    Data de lançamento 18 de junho de 2021 | 1h 36min
    Criador(es): Enrico Casarosa
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Disney +
    6º lugar: Minari - Em Busca da Felicidade

    Por falar em filmes que encantaram a redação... Como não amar Vovó Minari, né? Não é a toa que Youn Yuh-Jung levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Mas todo o elenco entrega uma família que marcou a história do cinema. "Quando Minari se encerra, é um sentimento quente que fica com o espectador. É a sensação de família, desde a doçura dos pequenos, até a sabedoria dos mais velhos, tudo misturado numa trama honesta sobre a busca do sonho americano. É o tipo de filme que mostra como arte e memória podem se unir para criar algo muito especial." - leia a crítica.

    Minari - Em Busca da Felicidade
    Minari - Em Busca da Felicidade
    Data de lançamento 22 de abril de 2021 | 1h 56min
    Criador(es): Lee Isaac Chung
    Com Steven Yeun, Ye-Ri Han, Alan S. Kim, Yuh-Jung Youn, Will Patton
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora
    5º lugar: Tick, Tick... Boom!

    This is the life... bo bo, bo bo bo. A redação também tem apaixonados por musicais e ficamos encantados com a estreia de Lin-Manuel Miranda na direção com Tick, Tick... Boom!. A história de Jonathan Larson é contada de maneira poética, com a emocionante performance de Andrew Garfield. "Até quem não é fã de musicais pode se apaixonar por Tick, Tick... Boom!. Afinal, transcende suas canções e até mesmo a história de Jonathan Larson. O filme mergulha em questões de nossa existência e voltamos pensando com mais clareza. Nele, aprendemos que ações são mais poderosas que palavras", diz a crítica.

    Tick, Tick…Boom!
    Tick, Tick…Boom!
    Data de lançamento 19 de novembro de 2021 | 2h 01min
    Criador(es): Lin-Manuel Miranda
    Com Andrew Garfield, Vanessa Hudgens, Bradley Whitford, Alexandra Shipp, Judith Light
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,5
    Assistir em streaming
    4º lugar: Druk - Mais uma Rodada

    Vencedor do Oscar de melhor filme internacional, Druk - Mais uma Rodada se firma como um dos melhores filmes do ano, a partir de uma atuação fenomenal de Mads Mikkeelsen, enquanto a direção percorre de maneira humana e vulnerável. Na critica do AdoroCinema concluímos que "a direção de Thomas Vinterberg é fluida e espontânea, e isso faz com que a jornada de Martin e seus colegas seja mais real ainda. [...] Isso faz com que a narrativa também se torne bem pessoal, uma vez que são expostos problemas internos e profissionais nas mesmas medidas."

    Druk - Mais uma Rodada
    Druk - Mais uma Rodada
    Data de lançamento 25 de março de 2021 | 1h 57min
    Criador(es): Thomas Vinterberg
    Com Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Magnus Millang, Lars Ranthe, Maria Bonnevie
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora
    3º lugar: Nomadland

    Chloe Zhao teve um ano ocupado, lançando Eternos na Marvel, mas fez história no cinema com Nomadland, que levou três Oscars para casa - inclusive melhor filme e direção. A história de uma mulher vivendo numa van tocou as pessoas e ainda nos fez refletir sobre a sociedade. "É um retrato honesto de uma parcela da população norte-americana, que enfrenta, diariamente, perigos, frio e pobreza. Seria muito fácil tratar essa história de forma exagerada, explorando tais dificuldades e problemas. Mas Zhao decide enxergar pelo outro lado, observar como os nômades vivem, se envolvendo entre eles, a fim de contar algo fiel ", fala a crítica do AdoroCinema.

    Nomadland
    Nomadland
    Data de lançamento 15 de abril de 2021 | 1h 48min
    Criador(es): Chloé Zhao
    Com Frances McDormand, David Strathairn, Gay DeForest, Linda May, Charlene Swankie
    Usuários
    3,9
    Adorocinema
    4,5
    2º lugar: Meu Pai

    Anthony Hopkins e Olivia Colman. Dois monstros da atuação se unem para contar uma das histórias mais devastadoras do ano. Tudo isso junto com uma edição incrível e uma direção sagaz, compondo cenários em seus mínimos detalhes. Em nossa crítica, vimos como "Meu Pai fala sobre temas como velhice, paternidade e deveres familiares de uma forma tão sutil quanto firme, pois apresenta os momentos de cumplicidade e 'presença' de Anthony em contraste com as passagens em que o protagonista se sente perdido e muito só. Ao mesclar tão bem estes momentos, o diretor aprofunda a experiência cinematográfica a ponto de poucos diálogos serem necessários. A percepção de que as coisas estão mudando mais rápido do que se parece é real."

    Meu Pai
    Meu Pai
    Data de lançamento 8 de abril de 2021 | 1h 38min
    Criador(es): Florian Zeller
    Com Anthony Hopkins, Olivia Colman, Mark Gatiss, Imogen Poots, Rufus Sewell
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,0
    1º lugar: Ataque dos Cães

    Ainda não sabemos se Ataque dos Cães vai ganhar o Oscar, porém garantiu medalha de ouro no nosso ranking. Seja pela direção de Jane Campion ou pela atuação de Benedict Cumberbatch, essa história impressionou a todos nós. Deixo a crítica resumir pra quem não conferiu ainda (mas deveria): "O retorno de Jane Campion para um longa-metragem não poderia ser mais interessante e poderoso, com Ataque dos Cães se posicionando facilmente como um dos melhores filmes de 2021. Embalado pela atuação inquietante de Benedict Cumberbatch, o filme discute em muitas camadas as relações de poder e a repressão do desejo impulsionada por uma visão de masculinidade problemática enraizada na sociedade."

    Ataque dos Cães
    Ataque dos Cães
    Data de lançamento 1 de dezembro de 2021 | 2h 08min
    Criador(es): Jane Campion
    Com Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons, Kodi Smit-McPhee, Thomasin McKenzie
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top