Minha conta
    Entenda o fenômeno de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, maior evento da cultura pop desde Vingadores: Ultimato
    Por Bruno Botelho dos Santos — 5 de dez. de 2021 às 22:00

    Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é o terceiro filme solo de Tom Holland como o herói da Marvel e estreia em de dezembro nos cinemas.

    O Universo Cinematográfico Marvel se provou como uma das franquias de maior sucesso em todos os tempos na cultura popHomem-Aranha: Sem Volta para Casa é mais uma amostra importante disso, pois se trata de um verdadeiro fenômeno e está quebrando diversos recordes antes mesmo de seu lançamento nos cinemas do mundo todo – marcado para 16 de dezembro no Brasil. Por isso, esse filme é considerado o maior evento da cultura pop desde Vingadores: Ultimato em 2019, que teve a missão de encerrar um ciclo de 11 anos de produções no MCU. Afinal, o que explica esse sucesso do novo Homem-Aranha?

    Homem-Aranha: Qual é a ordem para assistir aos filmes do herói da Marvel?

    Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Peter Parker (Tom Holland) precisará lidar com as consequências da sua identidade como aracnídeo ter sido revelada pela reportagem do Clarim Diário nos eventos de Longe de Casa. Incapaz de separar sua vida normal das aventuras de ser um super-herói, Parker pede ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para que todos esqueçam sua verdeira identidade. Entretanto, o feitiço não sai como planejado e a situação torna-se ainda mais perigosa, forçando-o a descobrir o que realmente significa ser o Homem-Aranha.

    O filme da Marvel mais aguardado desde Vingadores: Ultimato

    Homem-Aranha: Sem Volta para Casa teve dois trailers oficiais divulgados pela Sony, sendo que o primeiro deles bateu recorde e se tornou o mais visto de todos os tempos. Ele acumulou 355,5 milhões de visualizações no mundo todo apenas nas primeiras 24 horas, batendo Vingadores: Ultimato, que alcançou 289 milhões de visualizações no mesmo período de tempo. Mas esse sucesso não para por aí...

    No dia 29 de novembro, começou a pré-venda de ingressos para o filme e ele conseguiu quebrar outro recorde de Ultimato no Brasil. De acordo com a Ingresso.com, o terceiro filme do Homem-Aranha com Tom Holland conquistou o título de maior pré-venda nas primeiras 24 horas, ficando cerca de 5% acima do último filme lançado dos Vingadores. Inclusive, a pré-venda ficou marcada por queda dos sites por causa do número de acessos e até mesmo brigas nas filas do cinema, o que demonstra bem o hype dos fãs.

    Por que Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é um fenômeno da cultura pop?

    Muitos fatores podem explicar o tamanho do sucesso e expectativa para Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Para começar, a trama do filme vai explorar o multiverso dentro do Universo Cinematográfico Marvel e confirmou a aparição de antigos vilões de outros filmes do Homem-Aranha, como é o caso de Doutor Octopus (Alfred Molina) – que foi a maior revelação do primeiro trailer – e Duende Verde (Willem Dafoe), Electro (Jamie Foxx), Homem-Areia (Thomas Haden Church) e Lagarto (Rhys Ifans) – que foram dar as caras apenas no segunda trailer. Ou seja, a Sony soube bem instigar o público nos materiais de divulgação.

    Além disso, um dos maiores motivos para essa ansiedade são os rumores e burburinhos na internet, especialmente nas redes sociais, que fazem o filme ser um dos assuntos de cultura pop mais discutidos há meses. Isso, obviamente, tem a ver com a principal especulação envolvendo a produção: a possibilidade do retorno de Andrew Garfield e Tobey Maguire, atores que interpretaram o Homem-Aranha anteriormente, para aparecer ao lado de Tom Holland. Isso é o sonho de qualquer fã de super-heróis em poder ver três versões do personagem juntas combatendo antagonistas que as pessoas conhecem de outros filmes.

    Outras questões importantes não podem ser desconsideradas. Em termos de escala e importância para a franquia da Marvel, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é o maior acontecimento do MCU desde Vingadores: Ultimato, então era de se esperar essa alta expectativa em torno dele. Mas não é somente isso, os cinemas sofreram com a pandemia e até mesmo fecharam por um período, mas as pessoas começaram a voltar às salas nos últimos meses com o avanço da vacinação. Desta forma, o novo filme do Aranha aparece como o primeiro grande evento de cultura pop no cinema desde o início da pandemia, o que ajuda a explicar bastante desse fenômeno – sem deixar de ser impressionante, ainda mais com o longa batendo números de Ultimato, em uma época que o mundo não vivia essa crise sanitária e humanitária.

    Com tudo isso em consideração, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa está fazendo história na cultura pop e pode fazer ainda mais quando estrear. O filme chega aos cinemas brasileiros em 16 de dezembro.

    Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
    Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
    Criador(es): Jon Watts
    Com Tom Holland, Zendaya, Benedict Cumberbatch, Jacob Batalon, Jon Favreau
    Data de lançamento 16 de dezembro de 2021
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top