Minha conta
    Melhores filmes e séries de 2021: Google divulga lista dos mais buscados e eles têm 4 pontos fortes em comum
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Quais foram os principais filmes e séries de 2021? Google Trends divulgou lista dos títulos mais pesquisados na internet durante o ano.

    Na reta final de 2021, o Google divulgou a lista dos filmes e séries que não saíram da cabeça do público brasileiro durante este ano. Cada uma das seleções conta com os 10 títulos mais pesquisados pelos usuários - não à toa, boa parte deles coincide com as listas de produções mais assistidas nos streamings ou com as principais bilheterias do cinema. E pode até não parecer: mas estas 20 grandes produções contam com características fortes em comum. Veja quais são. 

    Principais filmes lançados em 2021 

    Principais séries lançadas em 2021 

    Filmes de super-heróis ainda são os favoritos

    Já se passaram quase 15 anos desde que a Marvel deu início a seu Universo Cinematográfico, com Homem de Ferro (2008) e foi a principal responsável por tornar o gênero de super-heróis um sucesso insuperável e, aparentemente, inesgotável. Em 2019, Vingadores: Ultimato entrou para a história como uma das maiores bilheterias de todos os tempos - e se enganou quem pensou que o fim do “ciclo” Vingadores seria um impeditivo para futuras produções.

    Metade dos 10 filmes mais pesquisados no Google em 2021 estão no universo em crescimento dos super-heróis, provando que a fórmula ainda parece longe de ser saturada. Em 2020, a pandemia do coronavírus afastou o público do cinema e é bastante simbólico que, no retorno, boa parte das pessoas continue buscando histórias e personagens familiares que já tinham, antes, um espaço em seus corações.

    Universo Marvel maior do que nunca

    E se os filmes que mais despertaram interesse são da Marvel, a chegada do universo do estúdio à televisão só provou que há um público fiel com um universo gigantesco e cheio de produções. Wandavision e Loki foram as principais séries a se somarem ao MCU dos cinemas - uma decisão que gerou dúvidas no sentido de apostar muito no comprometimento do público em acompanhar os heróis no cinema e na televisão. Um acerto que solidifica as bases para o futuro. 

    Vale notar ainda que a lista foi divulgada antes do lançamento de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, longa que aposta no conceito de multiverso introduzido nas séries de TV.

    Séries da Netflix: ninguém consegue derrubar?

    Enquanto a Marvel garantiu a presença do Disney+ no ranking do Google Trends, o poder da Netflix continua grande. Uma constatação que chama atenção, dado que outros streamings têm ganhado cada vez mais relevância. Além da Disney, a chegada do HBO Max trouxe um catálogo de peso, que conta com séries de sucesso como Mare of Easttown, Gossip Girl, além do bem-sucedido reencontro do elenco de Friends

    Mesmo com os concorrentes crescendo, a popularidade da Netflix parece longe de ser superada: em 2021, são mais de 207 milhões de assinantes - número seguido pelo Amazon Prime Video, com 175 milhões, e Disney+, com 100 milhões. Embora os outros streamings principais também contem com séries famosas, o catálogo da Netflix (que não é o mais barato!) ainda é o mais familiar e, certamente, conta com o “boca-a-boca” dos assinantes para tornar séries como Round 6Bridgerton uma verdadeira febre. 

    Falem bem ou falem mal...

    Mas falem dos filmes. Dirigido por Wagner MouraMarighella estreou nos cinemas na reta final do ano e, ainda assim, acabou despertando mais interesse do que grandes produções, como O Esquadrão Suicida e Cruella. Não faltaram polêmicas acerca deste lançamento, que vão das acusações e censura do governo às críticas políticas fortes não só no filme, como nas declarações do elenco. 

    Goste ou não, o fato é que Marighella levantou o debate e fez com que milhares de pessoas quisessem saber mais sobre o filme no Google. Além disso, podemos interpretar que a inspiração no mundo real também gera curiosidade: quem são as pessoas retratadas? Onde elas estão agora? Qual é a verdadeira história?

    Estas são algumas das perguntas que mais aparecem ao pesquisarmos o nome do filme - um resultado, aliás, muito parecido com o de A Menina Que Matou os Pais, longa do Amazon Prime Video que também aparece na lista e fez muita gente se perguntar o que aconteceu com os envolvidos no crime.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top