Minha conta
    5 filmes da Marvel que mudaram o gênero de super-heróis para sempre
    27 de set. de 2021 às 01:00
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Antes e durante o Universo Cinematográfico Marvel, filmes como X-Men foram importantes para o sucesso atual da Marvel.

    Marvel sempre se destacou pelo universo dos heróis nos quadrinhos ao lado de sua concorrente DC, com muitos personagens e grupos que inspiraram muitas pessoas ao longo de décadas. Atualmente, as produções de super-heróis da empresa se estabeleceram como um verdadeiro sucesso de bilheteria nos cinemas, principalmente pelo estabelecimento do Universo Cinematográfico Marvel – que entrou em sua Fase 4 com Viúva Negra e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, além das séries como WandaVisionFalcão e o Soldado Invernal e Loki. Mas como chegamos até esse sucesso no cinema?

    Pensando nisso, o AdoroCinema separou 5 filmes da Marvel que mudaram, positivamente, a história do gênero de super-heróis e tiveram um papel fundamental para o sucesso dessas produções na atualidade.

    Blade, o Caçador de Vampiros (1998)
    Blade, o Caçador de Vampiros
    Blade, o Caçador de Vampiros
    1h 55min
    Criador(es): Stephen Norrington
    Com Wesley Snipes, Stephen Dorff, Kris Kristofferson, Udo Kier, N'Bushe Wright
    Usuários
    4,0

    A DC conseguiu sucesso em suas adaptações ao cinema, especialmente pelos filmes do Superman com Christopher ReeveBatman de Tim Burton. Em 1998, Blade, o Caçador de Vampiros foi quem deu início ao sucesso da Marvel nos cinemas. Considerado sombrio para a época, o filme surpreendeu positivamente nas bilheterias e preparou o terreno para novas adaptações de quadrinhos.

    Na história do filme, após ser contaminado pelo sangue de uma criatura das trevas, Blade (Wesley Snipes) transformou-se num guerreiro imortal, metade-homem, metade-vampiro. Desde então, ele dedica-se a caçar o líder dos mortos-vivos Deacon Frost (Stephen Dorff) e seus asseclas, que estão planejando um grande plano para aumentar sua dominação sobre a raça humana.

    X-Men - O Filme (2000)
    X-Men - O Filme
    X-Men - O Filme
    1h 45min
    Criador(es): Bryan Singer
    Com Patrick Stewart, Ian McKellen, Hugh Jackman, Halle Berry, James Marsden
    Usuários
    4,3

    Depois de Blade, X-Men - O Filme chegou com tudo e revolucionou a história das adaptações de quadrinhos, apresentando no cinema um dos grupos mais populares nas HQs da Marvel e começar uma longa franquia comandada pelos personagens. O filme foi fundamental no ressurgimento de produções de super-heróis no início do século 21, além de inspirar profundamente o gênero a partir dali.

    Em um mundo onde os mutantes que existem são discriminados, pois os humanos em geral não entendem os poderes deles e temem que eles, por serem superiores às pessoas comuns, irão perseguir a raça humana. Dois grupos são formados para um choque inevitável: alguns mutantes, os X-Men, são liderados pelo Professor Xavier (Patrick Stewart), um telepata, e pretendem vencer o preconceito por meios pacíficos, convencendo o público de que humanos e mutantes podem conviver em paz; no entanto, a Irmandade dos Mutantes, comandada pelo temível Magneto (Ian McKellen), que pode alterar e modificar a estrutura dos metais, declarou guerra aos humanos, pois está cansado de tanta perseguição e humilhação.

    Homem-Aranha (2002)
    Homem-Aranha
    Homem-Aranha
    2h 01min
    Criador(es): Sam Raimi
    Com Tobey Maguire, Willem Dafoe, Kirsten Dunst, James Franco, J.K. Simmons
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora

    Em 2002, Homem-Aranha deu início obsessão pelo Homem-Aranha nas telonas. Muito antes do Universo Cinematográfico Marvel estabelecer moldes para os filmes de heróis, Sam Raimi construiu uma produção capaz de conquistar um público gigante e, por isso, ele teve um impacto enorme na história da cultura pop. 

    Peter Parker (Tobey Maguire) é um jovem estudioso que vive com seus tios, Ben (Cliff Robertson) e May (Rosemary Harris), desde que seus pais faleceram. Inteligente e com um grande interesse pela ciência, Peter tem dificuldade em se relacionar com seus colegas, por ser tímido e por eles o considerarem um nerd. Sua vida muda radicalmente quando ele é picado por uma aranha geneticamente modificada e ganha super-poderes. Ele adota a identidade de Homem-Aranha e usa seus poderes para ajudar as pessoas, tendo como seu primeiro grande desafio enfrentar o psicótico Duende Verde (Willem Dafoe).

    Homem de Ferro (2008)
    Homem de Ferro
    Homem de Ferro
    2h 06min
    Criador(es): Jon Favreau
    Com Robert Downey Jr., Terrence Howard, Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges, Shaun Toub
    Usuários
    4,5

    Homem de Ferro foi o filme responsável por dar início ao Universo Cinematográfico Marvel, lá em 2008. Por isso, o seu sucesso elevado pelo talento e carisma de Robert Downey Jr. como Tony Stark pavimentaram o terreno para todas as produções que acompanhamos até os dias de hoje.

    Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.

    Os Vingadores (2012)
    Os Vingadores - The Avengers
    Os Vingadores - The Avengers
    2h 23min
    Criador(es): Joss Whedon
    Com Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5

    Os Vingadores não poderia ficar de fora da lista, pois o filme apresentou o primeiro grande evento do Universo Cinematográfico Marvel e marcou a primeira reunião desses super-heróis nos cinemas. 

    Loki (Tom Hiddleston) retorna à Terra enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo cósmico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire grandes poderes. Loki os usa para controlar o dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgard) e Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), que passam a trabalhar para ele. No intuito de contê-los, Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) e Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson). Só que, apesar do grande perigo que a Terra corre, não é tão simples assim conter o ego e os interesses de cada um deles para que possam agir em grupo.

    Bônus: Vingadores: Ultimato (2019)
    Vingadores: Ultimato
    Vingadores: Ultimato
    3h 01min
    Criador(es): Joe Russo, Anthony Russo
    Com Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,7
    Adorocinema
    4,0

    Para finalizar a lista, colocamos um filme ainda recente mas que é um marco histórico para a Marvel nos cinemas: Vingadores: Ultimato. É a grande conclusão da Saga do Infinito no Universo Cinematográfico Marvel – que começou com Homem de Ferro – e apresenta a batalha final contra Thanos (Josh Brolin).  

    Nos eventos épicos de Ultimato, após Thanos eliminar metade das criaturas vivas em Vingadores: Guerra Infinita, os heróis precisam lidar com a dor da perda de amigos e seus entes queridos. Com Tony Stark (Robert Downey Jr.) vagando perdido no espaço sem água nem comida, o Capitão América/Steve Rogers (Chris Evans) e a Viúva Negra/Natasha Romanov (Scarlett Johansson) precisam liderar a resistência contra o titã louco.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top