Minha conta
    Oscar 2021: Nomadland, de Chloé Zhao, vence a categoria principal de Melhor Filme

    Nomadland ainda levou os prêmios de Melhor Direção, por Chloé Zhao, e Melhor Atriz, por Frances McDormand.

    Nomadland confirmou seu favoritismo no Oscar 2021 e levou o principal prêmio da noite de Melhor Filme, depois de ter "dominado" o BAFTA 2021. Dirigido por Chloé Zhao – que levou o prêmio de Melhor Diretora durante a cerimônia –, a produção concorria com os filmes Meu Pai, Judas e o Messias Negro, Mank, Minari - Em Busca da Felicidade, Bela VingançaO Som do SIlêncio e Os 7 de Chicago.

    Em Nomadland, após o colapso econômico de uma cidade na zona rural de Nevada, nos Estados Unidos, Fern (Frances McDormand), uma mulher de 60 anos, entra em sua van e parte para a estrada, vivendo uma vida fora da sociedade convencional como uma nômade moderna. 

    Nomadland: Conheça histórias dos bastidores do filme favorito ao Oscar 2021

    Como Nomadland, dirigido por Chloé Zhao, foi feito?

    Baseado no livro homônimo de Jessica Bruder, Nomadland é um relato abrangente de nômades contemporâneos do pós-recessão, como a personagem fictícia Fern de protagonista. A narrativa acompanha a personagem enquanto ela conduz a vida na estrada, trabalhando em vários empregos, encontrando e fazendo amizade com outros nômades e se ajustando ao seu "novo normal".

    Para escrever o livro, Jessica passou meses morando em uma van de segunda mão para entender melhor esse estilo de vida. Em entrevista ao Deadline, Chloé Zhao disse que os elementos da vida real ajudaram a moldar o personagem de Fern, vivida por Frances McDormand. “Tudo acontece simultaneamente, porque assim que conhecemos alguém como Swankie, percebemos que ela tem que estar no filme, e isso informa a jornada que Fern vai fazer”, disse a cineasta.

    Chloé Zhao, que será a diretora de Os Eternos na Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, escalou atores não profissionais, nômades da vida real, Linda May, Swankie e Bob Wells para interpretar versões de si mesmos e suas histórias guiaram o roteiro do filme. Vale mencionar que ela também utilizou seus conhecimentos de ciências políticas, que ela é graduada, para fazer um retrato honesto da situação sociopolítica dos Estados Unidos.

    Nomadland: Conheça o filme de Chloé Zhao que ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2021

    Com um elenco e equipe de menos de 30 pessoas, os membros da produção se incorporaram à comunidade e viveram em vans durante os meses de filmagem. Frances McDormand disse ao Deadline que todos trabalharam juntos para aprender sobre o estilo de vida e fazer o filme juntos: “Pudemos nos mover muito rapidamente e improvisando quando necessário e viver na comunidade dos moradores das vans de uma forma que não fosse perturbadora, mas coesa".

    Em entrevista para a Elle, Chloé Zhao disse que, com Nomadland, ela quer deixar claro que as pessoas que vivem em um país tão rico como os Estados Unidos não deveriam ter que ver a vida nômade como sua única opção. “Obviamente, politicamente, acho que [a vida nômade] deveria ser uma escolha para pessoas dessa idade em um dos países mais ricos do mundo”, disse. "Você não deveria ser forçado a essa vida."

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top