Minha conta
    Minari faz história no Oscar 2021 com prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para Yuh-jung Youn

    Atriz é primeira sul-coreana a ser indicada e premiada na categoria.

    Minari - Em Busca da Felicidade fez história no Oscar 2021. Pela primeira vez na história de 93 anos do Academy Awards, uma atriz sul-coreana foi premiada: Yuh-jung Youn levou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante na premiação mais importante do cinema. A intérprete de Soonja, a vovó "desbocada" do longa metragem, também foi a primeira coreana indicada na categoria. Confira a lista completa de premiados.

    Em seu discurso de agradecimento, Yuh-jung Youn brincou sobre ter vencido de Glenn Close, que concorria por Era Uma Vez Um Sonho. Ela também desbancou Maria Bakalova por Borat: Fita de Cinema SeguinteOlivia Colman por Meu Pai e Amanda Seyfried por Mank.

    Oscar 2021: Chloé Zhao, de Nomadland, é a segunda mulher a vencer o prêmio de Melhor Direção

    A atriz bem-humorada ainda comentou sobre seu encontro com Brad Pitt, que apresentava o prêmio da categoria. "Finalmente, sr. Pitt", disse Youn. Certamente, uma alfinetada porque o astro é produtor de Minari, e provavelmente não apareceu no set quando ela estava.

    Pool

    Ela dedicou seu prêmio a seus filhos, que "a fizeram sair de casa e trabalhar", disse a atriz premiada. "Este é o resultado do meu trabalho", afirmou, emocionada.

    Youn havia dito anteriormente que, ser a primeira atriz coreana indicada ao Oscar significava que ela estava representando a Coréia do Sul na premiação: "Não é como se eu estivesse representando o país indo às Olimpíadas, mas sinto que estou competindo pelo meu país. É estressante", disse ela. Youn ganhou as manchetes do BAFTA Awards quando contou uma piada chamando os britânicos de "muito esnobes".

    Quem é Yuh-jung Youn, vencedora do Oscar por Minari?

    O nome de Yuh-jung Youn pode ser novo para alguns, mas é familiar para muitos na Coreia do Sul, onde a carreira da atriz de 73 anos no cinema e na televisão se estende por cinco décadas. Embora Youn tenha ganhado dezenas de elogios em seu país natal, sua atuação em Minari, filme de Lee Isaac Chung, levou a estrela a um novo nível de reconhecimento internacional — que tem sido visivelmente raro para artistas de ascendência asiática. Alguns de seus filmes mais conhecidos são A EmpregadaA Dama de Baco. Ela também participou da série da Netflix, Sense8.

    Minari tem seis indicações ao Oscar 2021

    Depois da conquista arrebatadora de Parasita no Oscar 2020, o longa-metragem de Lee Isaac Chung concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator para Steven Yeun, Melhor Atriz Coadjuvante para Yuh-jung Youn, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha-Sonora.

    Minari não concorreu na categoria de Melhor Filme Internacional porque foi produzido nos Estados Unidos pelas produtoras A24 e Plan B (fundada por Brad Pitt e Jennifer Aniston). O longa possui 50% dos diálogos na língua coreana (o que já a torna elegível em partes), mas não pode ser considerado um filme totalmente estrangeiro. Este é o caso de Parasitagrande vencedor do Oscar 2020, e da produção dinamarquesa Druk - Mais uma Rodada, por exemplo, que foi indicada na mesma categoria tanto no Globo de Ouro quanto no Oscar 2021.

    Qual é a história de Minari?

    No filme semiautobiográfico de Chung, uma família imigrante coreano-americana se muda para Arkansas para perseguir o sonho de seu pai Jacob (Steven Yeun) de começar uma fazenda familiar. Youn interpreta sua sogra Soon-ja, que veio da Coréia para ajudar a cuidar dos netos. Soon-ja é corajosa e agressiva: ela adora assistir a luta livre, jogar cartas e, como seu neto David (Alan Kim) diz muitas vezes, "não é uma avó de verdade" porque ela xinga e usa roupas íntimas masculinas. O desempenho de Youn foi elogiado após a estreia do filme no Festival de Cinema de Sundance de 2020 e subsequente lançamento no início deste ano.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top