Minha conta
    Por que Minari não foi indicado a Melhor Filme Internacional no Oscar 2021?

    O filme protagonizado por Steven Yeun foi indicado ao Globo de Ouro nesta categoria, mas a verdade é que isso não faz muito sentido...

    Minari, filme dirigido por Lee Isaac Chung, conquistou seis indicações ao Oscar 2021: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (Steven Yeun), Melhor Atriz Coadjuvante (Yuh-jung Youn), Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha-Sonora.

    Oscar 2021 tem Chadwick Boseman e atores coreanos entre os indicados. Confira a lista completa

    A obra conta a história de uma família de imigrantes coreanos que partem em busca do famoso "sonho americano", viajando da Califórnia ao Arkansas na década de 80.

    O longa também foi indicado ao Globo de Ouro 2021 e venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro -- o que rendeu muita discussão acerca da elegibilidade da produção em uma categoria que, em teoria, apenas indica produções feitas fora dos Estados Unidos.

    E este não é o caso de Minari...

    Acontece que o filme foi produzido nos Estados Unidos pelas produtoras A24 e Plan B (fundada por Brad Pitt e Jennifer Aniston). Apesar de possuir mais de 50% dos diálogos na língua coreana (o que já a torna elegível em partes), Minari não pode ser considerado um filme totalmente estrangeiro. Este é o caso de Parasita, grande vencedor do Oscar 2020, e da produção dinamarquesa Druk - Mais uma Rodada, por exemplo, que foi indicada na mesma categoria tanto no Globo de Ouro quanto no Oscar 2021.

    Oscar 2021: Zendaya e Regina King estão na lista de esnobados e surpresas dos indicados

    Essa divergência entre o Globo de Ouro e o Oscar apenas reforça o fato de que Minari se encaixa mais como uma produção estadunidense que estrangeira aos olhos dos votantes. Afinal, caso a Academia indicasse o longa na categoria de produções internacionais, a discussão iria se prolongar ainda mais sendo que, na prática, ela nunca fez muito sentido.

    Caso Minari tivesse sido produzido fora dos EUA, o filme se encaixaria completamente na categoria de Melhor Filme Internacional -- mesmo com parte dos diálogos serem realizados em inglês. Mas o fato é que a produção estrelada por Steven Yeun é essencialmente estadunidense (inclusive aos olhos da Academia) e, por isso, ganhou o espaço de 6 indicações ao lado de produções como MankOs Sete de Chicago e Nomadland.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top